Em um mercado cada vez mais exigente e competitivo, fidelizar o cliente é um grande desafio para a gestão de postos de gasolina. Para ter destaque é necessário oferecer serviços que superem as expectativas e com isso ganhar a confiança do público.
Neste post, apresentaremos dicas de como fidelizar os clientes e ter sucesso no seu posto de gasolina. Vamos lá!
Mantenha a organização do posto de gasolina
Primeiramente, antes de iniciar a estratégia de fidelização de clientes, você precisará atraí-los. Para isso, mantenha sempre um ambiente bem organizado, limpo, com bombas bem sinalizadas, de uma forma que o movimento de veículos esteja coerente e fluido.
Deixe os espaços de estacionamento bem sinalizados e reserve um local para os clientes VIP e preferenciais.
Disponibilize serviços diferenciados para o motorista
Limpeza de para-brisa e checagem de óleo já são serviços basicamente obrigatórios em postos de combustível, portanto, você deve sair do comum e oferecer opções mais completas e interessantes ao seu cliente.
Algumas excelentes opções de serviços diferenciados são a calibragem de pneus e o lava-rápido, que podem ser complementados com um serviço de valet para dar liberdade ao motorista visitar a sua loja de conveniência, utilizar caixas eletrônicos ou simplesmente descansar enquanto sua equipe toma conta de tudo.
Entendendo o perfil do seu cliente, você pode ir além e oferecer serviços ainda mais personalizados. Manter uma bomba de ar para bolas de futebol, ou para pneus de bicicletas pode ser um atrativo se o seu posto está localizado próximo a centros de esportes, por exemplo.
Se dedique ao atendimento personalizado
Diversos serviços como os de postos de gasolina ainda dependem bastante da confiança entre cliente e estabelecimento comercial. Pensando nisso, é necessário que sua equipe crie vínculos com clientes frequentes, o que pode ser feito de várias maneiras.
Ter o controle de cadastro de clientes contribui para mapear os gostos e necessidades de cada tipo de cliente, e assim permite que sua equipe disponibilize serviços de acordo com cada perfil.
Para começar com esta estratégia, é legal que você mantenha em seu quadro de funcionários, profissionais que entendam não somente de como consertar uma falha mecânica nos veículos, mas também entendam dos modelos de carros e suas particularidades. Dessa forma, você aproxima o seu cliente e oferece soluções para atendê-lo da melhor forma possível.
Disponibilize formas de pagamento flexíveis
Apesar de ser sinônimo de dor de cabeça, o pagamento com cheque não precisa ser descartado de seu estabelecimento. Muitos clientes ainda trabalham com essa forma de pagamento e não há problema algum em aceitá-la se você mantiver seu banco de cadastros atualizado. Ofereça essa opção de pagamento para clientes VIP, por exemplo.
Aceitar pagamento com cartões de débito e crédito, sem cobrar taxas adicionais por essa conveniência, também é um excelente atrativo, assim como programas de relacionamento que bonificam clientes regulares e famílias de clientes com brindes e descontos. Você pode distribuir mais pontos para pagamentos à vista em dinheiro, se esse for o foco do seu negócio.
Opte em ter máquinas de cartão com a tecnologia TEF integradas com o sistema do posto, para que os pagamentos possam ser realizados sem o motorista precisar descer do carro, gerando conforto e comodidade. Imagine um dia que o cliente estiver cansado e com pressa? Isso será um grande benefício para o posto e contribui com a fidelidade, além disso o TEF traz diversos benefícios.
Somando essa questão aos serviços diferenciados, oferecer a opção de pagamento com ticket de alimentação em sua loja de conveniência também é uma excelente forma de atrair e manter clientes.
Como em todo negócio, fidelizar os clientes é uma tarefa que precisa ser constante. Pensando nisso, você precisa pensar em estratégias diferentes para o seu posto de gasolina! Assine nossa newsletter que vamos te enviar mais dicas como esta em seu e-mail.
Fonte: MinasPetro.com.br