Onipresente em nossas vidas, a tecnologia tornou-se o principal elo entre as pessoas e as empresas. Diante de uma sociedade altamente conectada, o mercado brasileiro de software está em franca evolução. Empresas do ramo estão entre os negócios com maior destaque no cenário econômico nacional.
Investir no mercado de software, hoje em dia, gera a expectativa de um negócio com alto potencial lucrativo.
De acordo com estudo da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), o Brasil figura na 10ª posição do ranking global das nações que mais investem em Tecnologia da Informação.
Apenas em 2021, o Brasil investiu mais de 45 bilhões de dólares no segmento, sendo líder disparado do segmento na América Latina.
Mesmo em um cenário de crise econômica, o setor de tecnologia oferece múltiplas oportunidades para os empreendedores.
Entre as alternativas mais rentáveis, uma em especial chama atenção: a Revenda de Software. Com a pandemia, este nicho do mercado tem crescido exponencialmente nos últimos anos. São várias as opções de atuação: distribuição de software para empresas, lojas comerciais e indústrias.
Ao se tornar parceiro de uma empresa já estabelecida no mercado, o revendedor tem um leque de oportunidades para evoluir no negócio.
Neste artigo iremos explicar como está o cenário das empresas de software no Brasil, os principais segmentos e como a modalidade distribuição ou revenda de software é uma ótima pedida para quem quer dar um up na sua carreira.
Empresas de software no Brasil: cenário atual e tendências
Apesar das consequências trágicas da pandemia, uma situação em específico trouxe benefícios ao mercado de software: a necessidade por serviços online e a transição de muitas empresas do físico para o virtual. Os dados demonstram que o segmento está em ótimo momento e é um dos mais promissores para se investir.
Mas é preciso preparo: o segmento está altamente competitivo. No mercado brasileiro de software, por exemplo, é perceptível um aumento na procura por sistema de gestão online. Os famosos ERPs estão a todo vapor, já que otimizam toda a cadeia de trabalho de empresas dos mais diferentes segmentos.
O horizonte de investimentos é amplo. Há uma série de segmentos de empresas que necessitam de um software de gestão eficiente para potencializar seus resultados.
Para melhor compreender o cenário nacional, é importante levar em consideração quais são as tendências para o mercado. A pesquisa da ABES levantou as principais previsões para o ano de 2022 no mercado brasileiro de software. Entre as tendências em destaque estão:
Ambiente Híbrido
Com as mudanças nos modos de trabalho, os ambientes híbridos estarão presentes em mais de 70% das empresas de médio e grande porte. Gastos com infraestrutura como serviço (IaaS) na nuvem pública alcançarão US$ 1,9 bilhão em 2022, com crescimento acima de 36%.
Uso de Dados
Segundo o estudo da ABES, o uso de dados para impulsionar negócios colocará Analytics, AI/ML e Data Management na pauta prioritária de 47% das empresas. Edge e 5G contribuem para este movimento.
Cibersegurança
Em 2022, os serviços de segurança totalizarão quase US$ 1 bilhão no Brasil, o que representa crescimento médio de quase 10% YoY desde a pandemia. As soluções de segurança irão superar os US$ 860 milhões neste ano.
Network as a Service (NaaS)
Denomina-se Network as a Service o modelo de negócio para a entrega da rede de serviços virtualmente através da internet em um uso pay-per-base, ou assinatura mensal. A previsão para 2022 é que a capacidade de personalizar soluções, gerenciar aplicações e prestar atendimento proativo serão práticas primordiais para a maior parte das empresas.
Implantação do 5G
Estima-se que o 5G movimentará, no Brasil, cerca de US$ 25,5 bilhões até o ano de 2025, na impulsão de tecnologias como AI, Big Data & Analytics, Cloud, Segurança, AR/VR, Robotics e IoT.
Neste ambiente de empresas que buscam automação de serviços, a função do Revendedor de Software ganha destaque. Mas o que de fato este profissional faz? Quais as vantagens em se tornar um distribuidor de software? É sobre isso que falaremos a seguir.
Revenda de software: um jeito promissor de empreender
De forma simples, a Revenda de Software funciona nos mesmos moldes de outros produtos. Um revendedor nada mais é que um profissional ou empresa representante da empresa desenvolvedora da solução. Muitas destas empresas de tecnologia têm programas de parcerias de revenda de software.
É importante que a empresa à qual o revendedor firmar parceria ofereça treinamentos específicos sobre os produtos.
Como começar a revender software?
É relativamente fácil participar do mercado brasileiro de software. Antes de qualquer coisa, escolha o método de revenda mais adequado para você e a empresa que você vai firmar uma parceria. Depois, defina que tipo de software você pretende comercializar. Algumas questões que você deve observar antes de fechar negócio:
O software é de qualidade? Você não vai querer atrelar seu nome e o do seu negócio a um produto de baixa qualidade. Mesmo se você for um vendedor experiente, se o software não for bom, isso irá trazer muita dor de cabeça. Tenha a garantia de que irá trabalhar com uma solução eficaz.
Escolha a parceria ideal. Torne-se parceiro de uma empresa que possibilite treinamentos para que você seja capaz de superar grandes desafios. Procure uma empresa desenvolvedora que tenha soluções seguras e que proporcione liberdade de negociação com os clientes.
Analise o mercado da sua região. É fundamental compreender se o software que você pretende revender tem aderência na sua região de atuação. Estudos de mercado e relacionamento com clientes são muito importantes na hora de firmar uma parceria.
Seja uma Revenda de Software Adaptive
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A Adaptive tem um dos melhores programas de parcerias, em que é possível alcançar altos rendimentos e a tão sonhada independência financeira, dentre muitas outras vantagens, como:
1. Treinamentos sobre ERPs na Universidade Adaptive e apoio do nosso suporte técnico.
2. ERP preparado para atender empresas de todos os portes.
3. Soluções focadas no aumento da rentabilidade e lucratividade.
4. Oportunidade para melhorar o posicionamento de mercado na região.
5. Acompanhamento nas primeiras negociações com o cliente.
6. Total liberdade de negociação com o cliente final.
7. Possibilidade de atuar em mais de 10 segmentos e aumentar ticket médio.
8. Programa de incentivo ao aumento de vendas.
9. Soluções escaláveis, que acompanham o crescimento do negócio.
10. Acompanhamento para a conquista de novas vendas.