Monitoramento inteligente de tanques de combustíveis – O que é e como funciona?

Publicado em:

Monitoramento inteligente de tanques de combustíveis – O que é e como funciona?

Gerenciar a operação de tanques de combustíveis é uma tarefa importante, que requer meios tecnológicos avançados e precisos. Esse gerenciamento serve para manter o controle sobre o estoque de combustíveis, além de evitar vazamentos e outros possíveis problemas.

Na eventualidade de um vazamento, além de haver um risco para a segurança das pessoas e do local, há ainda a contaminação do solo e a perda de combustível, o que gera prejuízo para a empresa.

Como se não bastasse, a legislação ambiental ainda prevê altas multas e longos processos para descontaminação do solo caso ocorra um vazamento. A melhor forma de evitar isso é com o monitoramento inteligente de tanques de combustíveis. Hoje, vamos falar sobre como funciona esse sistema e quais suas vantagens.

 

O monitoramento de tanques de combustíveis

Os tanques de combustíveis sempre passaram por monitoramento e medições. Porém, no passado, essa medição era feita de forma manual, com uma régua específica para medição de combustíveis.

Acontece que os combustíveis sofrem alteração de volume de acordo com a temperatura, o que pode aumentar ou diminuir o resultado final da medição. Para acompanhar, são necessários cálculos extremamente precisos e, por isso, havia muita margem para erros e equívocos.

Devido ao alto potencial de falhas, esse sistema de medição se tornou obsoleto e deu lugar a novos meios de monitoramento, como os sensores pneumáticos. Em 2000 foi estabelecido por uma resolução do Conama, Conselho Nacional de Meio Ambiente, que todos os tanques de combustíveis em revendedores precisam ter, obrigatoriamente, um sistema de detecção de vazamentos.

Desde então, as tecnologias evoluíram, e hoje não são mais utilizados os sensores pneumáticos, mas sim o monitoramento automático de tanques de combustíveis, por meio de sondas magnetoestritivas.

 

Monitoramento inteligente de tanques de combustíveis

O monitoramento inteligente de tanques de combustíveis acontece de duas formas. Primeiramente, os tanques de combustíveis atualmente possuem parede dupla, e entre essas paredes existe um espaço.

Isso evita que possíveis vazamentos atinjam o solo, perdendo o controle. Neste espaço entre as paredes do tanque há um sensor capaz de detectar vazamentos e também a presença de água.

Adicionado a isso, há a sonda magnetoestritiva, uma ferramenta capaz de monitorar em tempo real e continuamente o volume de combustível dentro do tanque, além de medir sua temperatura.

Dessa forma, é possível saber exatamente quanto espaço ainda há no tanque de combustível e qual a variação média desse espaço ao longo de determinado período. Como resultado, a gestão do estoque de combustíveis se torna muito mais precisa e assertiva, evitando erros e imprevistos.

 

Quais as vantagens do monitoramento inteligente de tanques de combustíveis?

Engana-se quem pensa que monitorar tanques de combustíveis por meio dos métodos automáticos só serve para evitar vazamentos e se adequar às normas da legislação ambiental. Na verdade, essa forma de monitoramento traz diversas vantagens, incluindo algumas vantagens competitivas, como veremos a seguir.

 

1 – Auto calibragem

A auto calibragem é uma função que faz a compensação das variações de inclinação dos tanques de combustíveis. Eventualmente, pode ocorrer uma variação de inclinação na instalação do tanque, modificando sua capacidade original. O que a auto calibragem faz é identificar essa diferença e manter o controle já considerando essa variação.

 

2 – Gestão de estoque

O monitoramento inteligente de tanques de combustíveis permite ao gestor, saber exatamente qual o volume de combustível ele tem e quanto espaço ainda está sobrando em seus tanques. Dessa forma, administrar o estoque fica mais fácil.

É possível acompanhar o estoque em tempo real, já que a medição é feita de forma contínua. Isso aumenta a assertividade em compras e evita problemas como a compra de  combustível em excesso, mais do que os tanques podem armazenar.

 

3 – Prevenção a fraudes

Identificar fraudes com facilidade é outra vantagem do monitoramento inteligente de tanques de combustíveis. No momento da entrega do combustível, é possível saber se a quantia entregue corresponde exatamente ao que foi adquirido conforme a nota fiscal.

Todos os colaboradores do posto devem verificar a medição em tempo real e acompanhar se o abastecimento foi efetuado corretamente. Dessa forma, a empresa consegue identificar possíveis fraudes e tentativas de furto de combustível.

 

4 – Conectividade

O monitoramento inteligente de tanques de combustíveis ainda pode ser integrado a outros sistemas de informações (há também os sistemas que já possuem todas as funções integradas), para que o gestor possa controlar os estoques de toda uma rede de postos de combustíveis remotamente.

Todos os tanques são monitorados ao mesmo tempo, possibilitando saber o que está acontecendo em outro lugar sem que o gestor precise estar presente lá.

 

5 – Acompanhamento operacional

Além do abastecimento, o monitoramento inteligente de tanques de combustíveis também permite acompanhar com maior precisão a saída do produto. Isso significa maior eficiência em gestão de compras e vendas, estoque e até mesmo operacional.

Como resultado, você sabe exatamente qual o combustível que mais vende em determinados momentos do dia ou períodos maiores, podendo aproveitar essa informação de maneira estratégica para competir com a concorrência.

 

6 – Identificar vazamentos com rapidez

Se acontecer um vazamento, por menor que seja, você será prontamente avisado pelo monitoramento inteligente de tanques de combustíveis. Assim, pode tomar as providências necessárias mais rapidamente e evitar maiores problemas.

A contaminação do solo pode ser um problema enorme, gerando multa e processo para a empresa. A melhor forma de evitar isso é com o monitoramento inteligente.

 

Petros – O sistema ideal para todas as ocasiões

O Petros é um software completo para postos que já conta com a integração de equipamentos medidores de tanques, monitorando combustíveis de forma inteligente. Além dessa função, ele ainda permite o controle de custos, a conciliação automática de cartões, a adequação com as obrigações fiscais, o acompanhamento de vendas, entre outras tarefas.

Saiba mais sobre o Petros e como ele pode ajudar sua empresa e peça sua demonstração gratuita agora mesmo.

GOSTOU? Deixe seu e-mail e receba conteúdos como este!

O que achou? Deixe um comentário