As empresas atualmente estão cada vez mais preocupadas em saber como suas atividades impactam o meio ambiente. Muitas têm procurado investir em práticas ecologicamente corretas em seu processo produtivo a fim de se tornarem mais competitivas e reconhecidas pelo mercado. Desenvolver práticas sustentáveis em sua gestão é importante para garantir o futuro do planeta e as próximas gerações.
Foi nesse contexto que a norma ABNT ISO 14001 foi criada. Ela tem o objetivo de especificar quais são os requisitos que as corporações – independentemente do seu porte – precisam seguir para se tornarem ecologicamente sustentáveis, seja uma empresa de produtos ou de serviços.
Vamos explicar melhor como funciona a certificação ISO 14001, lembrando que ela atende indústrias de todos os segmentos e portes.
Como surgiu a ISO 14001?
International Organization for Standardization (ISO) significa Organização Internacional de Normalização. A ISO é composta por vários países e reúne especialistas que desenvolvem padrões internacionais baseados no consenso dos seus membros, padrões esses que irão desenvolver soluções globais para o meio ambiente.
Com sede em Genebra, na Suíça a organização tem cerca de 161 países. O Brasil é representado nela pela ABNT “Associação Brasileira de Normas Técnicas”.
São várias as normas da ISO, e uma delas é a série 14000 que trata do Sistema de Gestão Ambiental. Ela objetiva reduzir os danos causados ao meio ambiente e é fundamentada nos seguintes critérios:
- Planejamento ambiental: sobre os aspectos ambientais da área, metas, objetivos, leis e programas ambientais.
- Realização e manutenção: colocar o sistema em prática e funcionando.
- Documentação e arquivamento: documentar todos os processos relacionados à gestão ambiental, implantá-los e arquivá-los.
- Revisão e inspeção: monitorar e verificar todos os processos da área ambiental, fazer ações corretivas e documentá-las.
O Comitê Técnico 207 (ISO/TC207) é responsável pela série ISO 14000. Na ABNT seu correspondente é o CB-38, Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental.
Quais são os objetivos da ISO 14001?
A ISO 14001 ajuda as empresas a proteger o meio ambiente e ainda atender as necessidades econômicas e sociais da corporação. Seus principais requisitos são:
- Proteger o meio ambiente.
- Preservação ambiental.
- Mitigar os impactos no meio ambiente.
- Amenizar danos ambientais gerados pela empresa.
- Ajudar a empresa a atender os requisitos legais.
- Aumentar o desempenho ambiental.
- Controlar e influenciar como são projetados, fabricados, distribuídos, descartados e consumidos os serviços e produtos da corporação levando em conta seu ciclo de vida e os impactos ambientais envolvidos.
- Melhorar o posicionamento da empresa no mercado, de forma a alcançar benefícios financeiros com a implantação de políticas ambientais.
- Comunicar as informações ambientais para a sociedade.
Quais são os benefícios da ISO 14001?
A empresa que é certificada pelo Sistema de Gestão Ambiental tem reconhecimento internacional e adquire muitas vantagens e benefícios, principalmente relacionados a um crescimento sustentável:
- Identificação dos impactos ambientais.
- Controle do impacto ambiental.
- Maior eficiência ao utilizar matérias naturais na produção.
- Menor custo operacional: reduz o desperdício e aumenta a eficiência.
- Melhor resultado financeiro e aumento da confiança dos acionistas.
Mas há também alguns desafios:
- Manter a empresa atualizada acerca das leis ambientais.
- Atender os requerimentos legais.
- Reduzir as chances de processos e multas.
- Projetar a imagem da empresa perante a comunidade.
- Mostrar que os impactos ambientais são prioridade.
- Garantir que a empresa tenha as melhores práticas.
- Melhorar a reputação.
- Conquistar novos clientes e parceiros.
- Aumentar a vantagem competitiva.
- Ter reconhecimento internacional.
- Demonstrar ética.
- Aumenta a credibilidade.
- Garantir os requerimentos legais.
Como implementar a ISO 14001?
O primeiro passo para conseguir o certificado ISO 14001 é atender os vários requisitos da norma internacional.
Para isso é preciso entender a legislação do Direito Ambiental no Brasil, que é bastante complexa, para isso é preciso fazer um levantamento de como está a situação atual da empresa.
O tempo de implantação de um projeto de ISO 14001 é de 10 a 18 meses em média, segundo as consultorias especializadas, mas esse tempo pode variar bastante, pois depende do tamanho da empresa, os recursos humanos envolvidos e a relevância que o projeto tem para a gestão da empresa solicitante.
Para se iniciar o processo é preciso contratar uma consultoria externa que irá fazer uma auditoria para adaptar a empresa nos processos exigidos pela ISO. Para dar entrada no certificado é necessário entrar em contato com organizações como o Bureau Veritas Quality International e a SGS.
Dicas para implementar a ISO 14001 em sua empresa
- Estudar sobre ISO 14001.
- Entender os impactos que a empresa causa ao meio ambiente.
- Fazer as adaptações de forma a não impactar na rentabilidade da empresa.
- Envolver os funcionários e acionistas.
- Treinar e incentivar os colaboradores.
- Divulgar a certificação para melhorar a imagem da empresa.
- Aproveitar a credibilidade adquirida com o ISO para conquistar novos clientes e parceiros.
- Escalar uma equipe que fique focada na implantação.
- Procurar uma empresa especializada em ISO 14001 para ajudar na implantação.
Ao implementar a ISO 14001 você demonstra que a sua indústria tem mentalidade sustentável, isso engloba analisar riscos e oportunidades. É preciso analisar quais são os riscos ambientais que estão envolvidos no serviço ou produto ofertado, desde sua matéria-prima que deve ser sustentável, até o descarte final feito pelo consumidor. Se o descarte pode ser feito de forma segura para que não agrida o meio ambiente, por exemplo.
Também é analisado o ciclo de vida do produto e se é preciso fazer a sua logística reversa, além de se verificar a destinação correta dos resíduos gerados durante o processo produtivo, e se é possível retornar esses resíduos como matéria-prima segura para novos produtos.
Por meio da certificação ISO 14001 as empresas ganham destaque pela implantação de políticas ambientais e podem melhorar seu desempenho seguindo as normas estabelecidas, assim evitam multas pelos órgãos fiscalizadores ambientais, ganham credibilidade do mercado e dos consumidores. Dessa forma, é possível conciliar a produtividade e a preservação do meio ambiente.
Os benefícios em possuir a ISO 14001 fazem com que a empresa ganhe vários benefícios como: aumento da competitividade, qualidade dos produtos produzidos, imagem positiva, reconhecimento nacional e internacional.
Leia também: Sustentabilidade no Varejo: Por que acompanhar esta tendência?