Uma loja de conveniência é um dos pontos vitais para atrair mais clientes ao seu posto de combustíveis. E, por isso, é necessário prestar atenção a esse segmento de sua empresa. Assim, quanto melhor você conhecer o perfil do cliente da loja de conveniência, mais sucesso terá seu negócio.
Isso acontece porque o cliente de sua loja de conveniência nem sempre é o cliente que abastece o carro em seu posto, sendo que os dois segmentos chegam a ser independentes um do outro.
Se você não focar seus esforços em aprimorar as estratégias de gestão para o público com eficácia, sua loja pode ser esquecida e se tornar irrelevante.
No post de hoje, vamos te mostrar a importância de conhecer o perfil do cliente da loja de conveniência e como determinar quem é ele.
Por que conhecer o perfil do cliente da loja de conveniência?
O principal motivo para conhecer o perfil do cliente da loja de conveniência é adequar produtos, marketing, promoções e a gestão da loja às preferências desse cliente. E isso deve ser feito para maximizar o potencial de venda que esse segmento de sua empresa possui.
De fato, a loja de conveniência é capaz de gerar alto faturamento e uma lucratividade ainda maior do que outras operações em seu posto de combustíveis. Embora o faturamento principal do posto seja nas bombas de combustíveis, a loja de conveniência é um importante complemento.
Com uma loja de conveniência que agrada o perfil do seu cliente, você consegue aproveitar a venda casada com o combustível, mas também explorar os clientes que não abastecem. Muitos clientes vão a lojas de conveniência por falta de uma opção mais próxima. O gestor que souber aproveitar essa oportunidade, ganhará a fidelidade deste cliente.
Como descobrir o perfil do cliente da loja de conveniência?
Descobrir o perfil do seu cliente e montar uma persona é uma tarefa que deve ser feita ao longo do tempo. A persona é a representação por escrito do seu cliente ideal, ou seja, aquele que mais compra na sua loja.
Vamos explicar os pontos mais importantes que devem ser levados em consideração para descobrir o perfil do cliente da loja de conveniência.
1 – Faixa etária
A faixa etária do seu cliente é importante para que você entenda quais os tipos de produtos que devem ser mais disponibilizados, além de como proceder com o atendimento. Pessoas jovens gostam de um atendimento, enquanto pessoas de mais idade gostam de outro tipo de abordagem.
Quando você acertar a faixa etária de seu cliente, poderá adequar o atendimento e a oferta de produtos de acordo com o que ele mais consome, ou que tem tendência a consumir.
2 – Perfil de bebidas
É fundamental entender se o seu cliente bebe bebidas alcoólicas ou não. Dependendo a incidência de procura por este tipo de bebida, você conseguirá ofertar produtos mais condizentes com as necessidades de seu cliente.
Em algumas regiões, a bebida alcoólica tem alta procura, enquanto que em outras, como bairros residenciais, há muita procura por bebidas não alcoólicas. Para conhecer o perfil do cliente da sua loja de conveniência, esse dado não pode faltar.
3 – Poder aquisitivo
Outro fator importante para a confecção da persona é o poder aquisitivo. Você precisa entender se o seu cliente pode pagar pelos produtos que você disponibiliza, se os preços estão bons, se estão altos ou se estão baixos.
Assim, é possível adequar a oferta e os preços para melhor se encaixar no que o seu cliente espera encontrar. Enquanto bairros de padrão mais elevado permitem preços maiores e uma oferta de produtos premium, bairros mais simples ou medianos pedem, muitas vezes, produtos mais simples para preços mais competitivos.
4 – Hábitos
Quando você está tentando conhecer o perfil do cliente da sua loja de conveniência, tudo se torna mais fácil uma vez que você descobre seus hábitos. Ele costuma comprar o que e quando? Compra todos os dias? Passa muitos dias sem comprar? Compra muito ou pouco?
Além disso, entender o que o cliente faz em sua vida fora da loja também ajuda a estabelecer planos de marketing, promoções, divulgações eficazes e a manter o cliente engajado com sua loja.
Entre os hábitos que você deve tentar descobrir, estão:
- O que ele gosta de fazer no tempo livre?
- O que ele mais gosta de consumir que você pode vender em sua loja?
- Ele costuma receber visitas em casa?
- Ele vai à loja sozinho ou acompanhado?
- Quais os horários de maior atividade desse cliente?
Para descobrir esses pontos, a melhor estratégia é utilizar pesquisas de satisfação, além de observar o comportamento dos clientes ao longo dos meses.
5 – Objetivos e desejos
Outro fator importante para conhecer o perfil do cliente da sua loja de conveniência é saber quais são seus objetivos e desejos, tanto dentro quanto fora de sua loja. Um cliente que tem objetivos e desejos voltados à diversão e entretenimento tem necessidades diferentes do cliente que deseja tranquilidade e descanso, por exemplo.
Você não pode usar uma estratégia de marketing para jovens solteiros e esperar que ela tenha efeito em pais e mães entre 30 e 40 anos. Da mesma forma, promoções feitas com produtos que seu cliente não gosta têm pouco ou quase nenhum efeito.
Concluindo
Reúna a maior quantidade de informações que puder sobre seu cliente. Faça isso com vários clientes, ao longo de pelo menos 3 meses, e você verá as coincidências entre os perfis de cada um.
Depois, basta juntar as que mais aparecem e definir o perfil do cliente da sua loja de conveniência. A partir daí, você conseguirá direcionar todo o funcionamento da sua loja de conveniência para o público correto.
Isso te permitirá vender mais e melhor, obter maior satisfação dos clientes e aumentar a lucratividade, o reconhecimento e a boa imagem de sua empresa.