Reter clientes ou captar novos: em qual ação investir?

Reter clientes ou captar novos

 Você já se perguntou por que gastamos tanto dinheiro em marketing de aquisição de clientes, enquanto as técnicas de retenção  funcionam melhor? Pois é! Essa é dúvida de muito empresários: reter clientes ou captar novos? Em qual ação investir? 

Nós concordamos que os clientes são a parte mais importante de qualquer empresa, né? Afinal, sem clientes, não haveria empresa!

Mas o que seria mais valioso e menos dispendioso?

Você concorda que um cliente de longo prazo é mais valioso do que um cliente que entra em seu estabelecimento uma única vez? E é bem menos dispendioso reter clientes atuais do que adquirir novos? 

Isso não quer dizer que não devemos sair à busca e conseguir novos clientes, mas o ideal é poder manter uma porcentagem maior dos clientes atuais em um ciclo de vida mais longo. Isso resulta em uma receita mais lucrativa e previsível.

Mas você percebe que acabamos gastando a maior parte de nossos investimentos em marketing para encontrar novos clientes, em vez de nutrir os que já temos?

É claro que a sua empresa precisa de novos clientes, mas não às custas dos que você já tem. É uma luta contínua quando você pensa em seus objetivos de negócios e como alcançá-los.

Dessa forma, em um mercado cada vez mais exigente e competitivo, fidelizar o cliente é um grande desafio para a gestão. Para ter destaque no mercado, é necessário oferecer serviços que superem as expectativas e, com isso, ganhar a confiança do público.

A era da experiência do consumidor

Além do desafio natural de fidelizar o cliente, podemos dizer que, em relação à forma de consumo, estamos na era da experiência do consumidor. Chegamos a um momento no qual oferecer qualidade ou preços baixos não é mais o grande diferencial para quem quer ter vantagem competitiva.

Sendo assim, a qualidade é essencial, pois todos já procuram proporcioná-la: quem não consegue, não sobrevive muito tempo. Mas não é necessariamente o que vai destacar o serviço. E o preço baixo, na maioria das vezes, não é sustentável a longo prazo.

Por outro lado, a experiência que o cliente tem com a empresa é o que gera grande poder de conquistar. Você proporciona sensações (de bem-estar, bom atendimento, de sentir-se especial etc.), constrói laços, cria fãs fiéis. E uma das táticas de conseguir estabelecer isso é por meio de um programa de fidelidade.

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