fbpx

Softwares de gestão auxiliam as empresas de materiais de construção

SOFTWARES DE GESTÃO AUXILIAM AS EMPRESAS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Os ERPs, também chamados de softwares de gestão empresarial, representam as soluções tecnológicas que auxiliam os gestores e também colaboradores nas tarefas do dia a dia. Esses programas permitem que as empresas, inclusive as de materiais de construção, consigam um crescimento acelerado, pois eles aumentam consideravelmente a produtividade e auxiliam na tomada de decisão.

Através de um sistema de ERP para empresas de materiais de construção é possível potencializar as vendas, a entrega dos produtos em menor tempo e o desempenho dos funcionários.

 

Mas como esses softwares de gestão podem ajudar empresas de materiais de construção?

Os sistemas ERP possuem alta capacidade de processamento de informações, apresentando tudo o que você precisa saber para gerir sua empresa da melhor forma possível. Vamos mostrar a seguir alguns pontos onde um software de gestão pode auxiliar sua casa de materiais de construção.

 

Controle financeiro 

Através de modernas ferramentas no sistema, o controle financeiro da sua casa de materiais de construção será imediatamente beneficiado. O software controla simultaneamente todas as operações financeiras.

Isso agiliza a rotina financeira e evita problemas, dores de cabeça ou imprevistos. É possível acessar relatórios com informações que vão auxiliar a analisar a saúde financeira da empresa, ajudando os gestores na tomada de decisões.

 

Controle de estoque 

No estoque, o software de gestão pode auxiliar sua casa de materiais de construção a organizar melhor as mercadorias, sua entrada, saída e contagem. O procedimento de balanço fica muito mais fácil e rápido com o auxílio de um ERP, aumentando a produtividade e diminuindo possíveis custos com hora extra de funcionários.

Além disso, a expedição e o recebimento de mercadorias também torna-se mais organizado, evitando perdas ou equívocos nos pedidos dos clientes.

 

Frente de caixa 

No momento em que o cliente vai efetuar o pagamento de uma compra, junto ao caixa, ele não gosta de aguardar longas filas para efetuar o pagamento, nem procedimentos muito longos e burocráticos. 

Com um software de gestão, é possível realizar a venda de maneira integrada e online. Assim, quando o cliente levanta da mesa do vendedor para efetuar o pagamento, a venda já estará o aguardando com todas as informações prontas na frente de caixa, no PDV.

Isso agiliza o processo e libera logo o caixa para o próximo cliente, além de garantir que a operação será realizada corretamente, sem erros ou divergência de valores.

 

Vendas e orçamentos

O setor de vendas, por sua vez, deve contar com a informação em tempo real sobre a disponibilidade em estoque dos produtos. Assim, fica muito mais fácil e rápido fazer orçamentos para o cliente. Com o apoio de um sistema ERP, o vendedor consegue finalizar a operação mais rapidamente, além de ter mais poder de argumentação para agregar valor à venda.

As funcionalidades são muitas e, certamente, o profissional se sentirá apoiado por um software capaz de apresentar informações precisas e atualizadas, sem a insegurança de ter que consultar para outros funcionários sobre algum produto ou material disponível.

 

Emissão de notas e boletos

É muito mais fácil emitir notas e boletos quando as informações são preenchidas automaticamente, fundamentadas em cadastros de clientes, funcionários e materiais. O software de gestão auxilia na correta confecção da nota fiscal, além de garantir que não haverá nenhuma divergência entre o que consta na nota e o que será entregue.

 

Controle de compras 

O setor de compras também verá os benefícios dessa implementação. Um software de gestão pode auxiliar empresas de materiais de construção a comprar somente o necessário, sem desperdícios e sem abarrotar o estoque.

Além disso, é mais simples saber qual a verba disponível para cada operação de compra. Assim, você não corre o risco de fazer um pedido maior do que poderia. Também é possível emitir diversos relatórios e acompanhar mês a mês as operações de compra.

 

Perfis de acesso 

Cada um dos seus funcionários terá o próprio login e senha para acessar o sistema de gestão. Dessa forma, toda e qualquer operação que eles fizerem dentro do software ficará indicada com o nome de quem a fez.

Isso torna mais fácil o rastreamento de informações imputadas no sistema, além de inibir erros e, em casos mais graves, fraudes por parte dos colaboradores. Tudo fica extremamente organizado, de forma que cada um terá o seu acesso ao software.

Os gestores podem gerenciar os logins, concedendo ou restringindo o acesso a determinadas funcionalidades do software.

 

Privacidade

A confidencialidade das informações deve ser garantida pela Política de Privacidade e pelos protocolos de criptografia, além da proteção por senha. Todas as ações que você executar utilizando o seu login e senha, não será revelado a nenhum outro perfil.

Isso ajuda o gestor a planejar melhor suas decisões sem interferências externas, e sem comprometer a produtividade dos colaboradores. Além, é claro, de garantir o direito à privacidade de cada um.

As informações dos funcionários, porém, podem ser ou não de caráter confidencial, dando permissão ao gestor para sua visualização e, inclusive, alteração.

 

Segurança 

Como mencionado acima, as informações que circulam pelo sistema ficam seguras e protegidas por senhas pessoais e protocolos de segurança. Mas é bem mais do que isso. Os softwares de gestão podem ajudar empresas de materiais de construção de muitas formas, evitando vazamento de dados.

Esses sistemas são blindados contra ataques, o que os torna 100% seguros e confiáveis. Os protocolos de segurança utilizados são atualizados constantemente com as novas tecnologias, tudo para garantir a integridade e segurança das suas informações.

 

Backup 

E para garantir que você não perderá dados em nenhum momento, o sistema ERP ainda conta com uma ferramenta de backup, que faz uma cópia segura das suas informações. Assim, em casos de falhas nos computadores, o sistema pode ser facilmente restaurado em outras máquinas.

 

Essas são algumas das formas que um software de gestão pode auxiliar sua casa de materiais de construção a evoluir. Ao longo do uso, você descobrirá suas infinitas funcionalidades e verá sua empresa crescer de forma organizada, eficiente e lucrativa.

Otimize processos e evolua a gestão da sua loja de materiais de construção com nossa solução, adequando às suas necessidades nas operações diárias do seu negócio, de forma rápida, simples e segura.

Fique por dentro das últimas novidades sobre gestão empresarial! 

Assine a newsletter do blog Adaptive e receba conteúdos novos toda semana diretamente no seu e-mail!

Temos soluções para diferentes necessidades.

Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!