Ficar atualizado e acompanhar as tendências em postos, principalmente as tecnologias inovadoras da Adaptive e de outros segmentos é um diferencial dos gestores que buscam aumentar a lucratividade do negócio. Com o avanço da tecnologia, estar atento às atualizações do mercado é essencial para a sobrevivência e lucratividade de qualquer empresa, incluindo os postos de combustíveis.
Isso porque o segmento de combustíveis está sujeito a mudanças no mercado, regulamentações e concorrência, e a adoção de tecnologias modernas é uma forma de manter-se competitivo e atender às expectativas dos clientes.
Assim, você vai saber, neste artigo, como a transformação digital está impactando postos de combustível, com resultados diretos na lucratividade, e conhecer seis tendências para você ficar de olho e implementar em seu negócio.
Tendências em Postos: Tecnologias inovadoras estão acelerando negócios
Por meio da transformação digital, os negócios adotam tecnologias digitais para melhorar a eficiência operacional. Também, tais tendências são utilizadas a fim de criar novos modelos de negócios e atender às necessidades dos clientes.
Dessa forma, em pesquisa realizada pela Edelman, 98% das micro, pequenas e médias empresas que estão passando por transformação digital, reconhecem o impacto positivo desta mudança. A pesquisa foi realizada com líderes de 312 negócios de diferentes segmentos, dos quais 92% afirmaram estar em processo de transformação digital. Mapeou-se que as mudanças podem acontecer no uso de dados para inteligência de negócios, aquisição de novas tecnologias e no recrutamento de talentos em tecnologia.
Como a transformação digital impacta postos de combustível
Os postos de combustíveis podem se beneficiar muito com a transformação digital. Isso, desde a automação de processos até a implementação de tecnologias inovadoras.
Dessa maneira, um exemplo de como a tecnologia pode impactar a lucratividade dos postos de combustíveis é a adoção de sistemas de monitoramento remoto. A partir disso, os gestores e donos de postos de combustíveis podem obter informações em tempo real sobre o estoque de combustível, os níveis de tanque, as vendas e outras informações importantes.
Isso permite que a empresa tome decisões mais informadas. Também, contribui para a redução de desperdício de combustível, o que pode aumentar a lucratividade.
Além disso, outra tendência tecnológica que pode impactar positivamente a lucratividade dos postos de combustíveis é a adoção de sistemas de pagamento móvel. Com o aumento do uso de smartphones, muitos clientes preferem pagar pelo combustível usando seus dispositivos móveis.
Portanto, ao oferecer essa opção de pagamento, os postos de combustíveis podem reduzir o tempo de espera dos clientes e melhorar a experiência do cliente, o que pode aumentar a fidelidade do cliente e, consequentemente, a lucratividade.
5 tendências em postos de tecnologias inovadoras
Felizmente, os postos de combustíveis estão se adaptando rapidamente às mudanças tecnológicas para melhorar a eficiência operacional, atender às necessidades dos clientes e aumentar a lucratividade. Confira abaixo seis tendências de tecnologia para postos de combustíveis que estão ganhando destaque no mercado.
A gestão a distância é uma das tendências em postos
A gestão remota permite que o gestor faça o controle de vendas via smartphone, acompanhando os indicadores de vendas em tempo real. Isso proporciona maior controle sobre as operações do posto, melhorando a tomada de decisão e otimizando processos.
Desse modo, com o Adaptive Business você pode acompanhar toda a gestão do posto de onde quer que você esteja, na palma da sua mão. Ao utilizar o Adaptive Everywhere você vai além e tem acesso a um painel de controle personalizado. A funcionalidade disponibiliza as métricas e indicadores que mais importam para a inteligência de negócios do posto de combustível.
PDV Móvel com TEF sem fio
A adoção de PDV móvel com TEF sem fio permite que os funcionários possam realizar vendas de forma mais ágil e eficiente. Dispensa-se, dessa maneira, a sem a necessidade de usar um caixa fixo.
Além disso, essa tecnologia ajuda a reduzir as filas, melhorando a experiência do cliente. Inclusive, o Adaptive Business foi o primeiro ERP para postos de combustível a disponibilizar essa função, facilitando o fluxo de vendas diretamente na pista.
App de cashback próprio: uma das tendências em postos
Oferecer um aplicativo de cashback próprio é uma forma de fidelizar os clientes e aumentar as vendas. Com esse recurso, os clientes acumulam créditos para usar em compras futuras, incentivando a compra recorrente no posto.
Portanto, com o CIBUS, o seu posto de combustível pode criar promoções personalizadas, acompanhar dados do cliente e incentivar compras progressivas.
Portal do cliente: surpreenda clientes frotistas com tecnologia inovadora
A criação de um portal do cliente para frotista é uma forma de fornecer aos clientes corporativos uma plataforma de gestão para acompanhar o consumo e despesas com combustível da frota de veículos. Isso ajuda a fidelizar os clientes corporativos e simplifica o processo de gestão de frota.
Assim, o Portal do Cliente do Adaptive Business oferece dashboards, para o consumo de cada veículo, evitando fraudes e abastecimentos não autorizados. Também, é uma plataforma para comunicação para pagamento, trocando a geração de requerimentos de abastecimento e oferecendo processos automatizados
Pagamento com PIX: tecnologia inovadora da Adaptive
O PIX é um sistema de pagamento instantâneo que vem ganhando destaque no mercado. A adoção desse sistema de pagamento pelos postos de combustíveis é uma forma de proporcionar aos clientes uma forma rápida e segura de pagar pelo combustível, sem precisar utilizar dinheiro ou cartões de crédito.
Dessa maneira, com o PIX Adaptive, você fornece uma opção de pagamento prática para o cliente e recebe o valor na hora, na conta do seu banco.
Aplique as tendências em postos e tecnologias inovadoras em seu negócio
Quais das tendências você já aplicou em seu posto de combustível? É normal que algumas tecnologias sejam implantadas antes de outras e não há nenhum problema. Afinal, são tantos avanços que pode ser complexo acompanhar cada atualização.
À vista disso, o que importa na hora de aplicar as tendências ao seu negócio é priorizar processos e objetivos de negócio. Para isso ser feito de uma maneira otimizada, conte com o apoio de especialistas em implementação tecnológica, são esses profissionais que vão analisar como as tendências existentes no mercado podem ser colocadas em prática no seu negócio.
Assim é possível criar as configurações, automações e integrações que transformará uma tendência em realidade para o posto de combustível. Para saber qual tecnologia implementar em seu posto, basta conversar conosco via WhatsApp e um consultor de negócios te ajudará.