Tomada de decisão: 5 segredos para você acertar

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Tomada de decisão: 5 segredos para você acertar

Muitas vezes em nossa vida tomamos decisões no modo automático. No entanto, ao gerir um negócio, o processo de tomada de decisão pode significar o sucesso ou fracasso de um empreendimento.

É como dizem … cada escolha que fazemos é uma renúncia. Por isso, a tomada de decisão deve ser algo consciente, embasado nos seus valores e nos de sua organização.

O que fazer para que esse processo seja mais ágil e certeiro?

Continue lendo esse artigo para aprender como realizar uma tomada de decisão embasada em dados e informações relevantes para o sucesso do seu negócio.

 

Busque sempre conhecimento

Um processo decisório eficaz deve ser composto da combinação de dados e competências. Um gestor experiente deve utilizar a maior quantidade de informações disponíveis para a tomada de decisão.

Você precisa estar ciente de como seu negócio está indo, onde você imagina que ele deve chegar e o que você está fazendo no presente para alcançar esse patamar.

Para ter essas informações em mãos, você deve utilizar KPIs (Key Performance Indicators) ou Indicadores de Desempenho, em português. Com esses números, é possível prever tendências e ajustar as ações da sua empresa para seguir o projeto que você desenhou para o negócio.

 

Saiba quem é o responsável pela tomada de decisão

Não importa se sua empresa é pequena, média ou grande. Você não é o único que deve tomar decisões. Afinal, você pode não ter a expertise necessária para tomar uma decisão no nível operacional, por exemplo.

Por isso, aprenda a delegar. Identificar os reais responsáveis por cada nível de tomada de decisão (estratégico, tático e operacional) é vital para que funções sejam respeitadas e para garantir que as escolhas serão feitas pela melhor pessoa no momento, com conhecimento acerca do problema e da situação em que está inserido.

 

Decisão individual x Decisão em Grupo: como escolher?

Você deve compreender que as decisões no ambiente empresarial podem ser tomadas por uma única pessoa ou coletivamente. Mas, afinal, quais são as vantagens e desvantagens de trabalhar com as duas opções?

Ao realizar uma tomada de decisão individual, você tem mais velocidade e liberdade para tomar decisões impopulares. No entanto, se o “tomador” da decisão for indeciso ou não estiver bem embasado em suas informações, ele pode paralisar ou até mesmo prejudicar o andamento dos negócios da organização.

Ao decidir em grupo, você toma decisões mais elaboradas com base nos dados trazidos por diversos segmentos da empresa. Além disso, seus colaboradores sentem-se reconhecidos por contribuir para a evolução do negócio e ficam mais motivados para continuar a perseguir soluções inovadoras. No entanto, o processo pode ser mais lento e burocrático já que convergir personalidades e egos diferentes para um mesmo ponto é algo bem desafiador.

 

Faça uma análise SWOT

A análise SWOT é um conceito bem conhecido pelos profissionais de marketing. Ela avalia as forças e fraquezas (características do ambiente interno) de uma empresa, assim como suas oportunidades e ameaças (elementos externos ao negócio).

Uma de suas forças pode ser, por exemplo, algum diferencial do seu produto. No entanto, a falta de organização interna da sua empresa pode prejudicar o processo de venda e entrega do produto ao cliente.

Já uma oportunidade pode ser o aumento da demanda pelo seu produto ou serviço. Uma ameaça pode se referir a decisões políticas ou judiciais que impactem seu ramo.

Como já explicamos em tópico anterior, é essencial que um gestor esteja bem informado tanto sobre o seu negócio quanto sobre os fatores externos que o influenciam. Com esses dados, é possível prever os próximos passos da empresa e tomar decisões mais acertadas.

 

Tenha o respaldo da tecnologia

Independentemente do tamanho da sua empresa, você precisa organizar dados e informações de maneira precisa para apoiar sua tomada de decisão.

Para ter a resposta certa, é preciso primeiro fazer a pergunta correta. O que e por que você quer medir alguma coisa no seu negócio? Como esse dado vai te ajudar a fazer escolhas? Esse quesito é algo fácil de ser mensurado e confiável para apoiar uma tomada de decisão?

Você deve levar em conta todas essas questões no momento de analisar informações. Por essa razão, vale a pena investir em uma solução de tecnologia que ofereça dados precisos sobre a situação da sua empresa. Um software de gestão pode automatizar a reunião desses dados e fornecer gráficos e relatórios de fácil compreensão para apoiar a tomada de decisão.

No fim, observar relatórios de desempenho, conversar com a equipe e traçar possibilidades se torna natural. Afinal, ninguém conhece melhor o seu negócio do que você e seus colaboradores.

Pronto para realizar a próxima tomada de decisão em seu negócio?

 

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