fbpx

Trabalhar à distância: como manter uma boa comunicação com sua equipe em home office?

Trabalhar à distância: como manter a comunicação com a equipe em Home Office

Um dos maiores desafios do home office é a comunicação. Trabalhar à distância é uma realidade para os próximos meses, quem sabe, pelos próximos anos. Quantas vezes você já marcou uma reunião por videoconferência com a equipe e aconteceram imprevistos? Seja com a internet, ou o microfone que não funciona, a tela que não abre, o aplicativo que não colabora e outros. 

Esse tipo de acontecimento é muito comum nas reuniões home office com a equipe. Recentemente, nos Estados Unidos, a reunião de videoconferência feita por uma equipe empresarial ficou marcada por conta de um episódio inusitado: 

Lizet, líder na empresa, havia salvo alguns filtros engraçados para o happy hour que havia acontecido no dia anterior à videoconferência. Entretanto, ela esqueceu de retirar o filtro e iniciou a reunião como uma cabeça de batata. 

A líder não conseguiu retirar o filtro e prosseguiu a reunião aparecendo como uma batata falante para os seus funcionários. Uma das participantes da videoconferência printou a imagem da tela e compartilhou em uma rede social, a imagem viralizou e foi transformada em diversos “memes”. 

De fato, são acontecimentos inusitados e que nenhuma empresa pode se tornar imune à eles, assim como nas reuniões presenciais. Mas, embora não seja possível prever algo do tipo, podemos sempre tentar evitá-los, não é verdade? 

Pensando nessas dificuldades, separamos as cinco melhores ferramentas para trabalhar à distância e melhorar a sua comunicação com a equipe.  

5 Ferramentas para trabalhar à distância mantendo a comunicação com a sua equipe

1. Whatsapp

O whatsapp, permite que você possa formar um grupo com toda a equipe para conversas, ou apenas ter um grupo de avisos, desativando a possibilidade de bate-papo dentro do grupo. Nele, dependendo do número de pessoas no grupo, você pode até mesmo realizar as videoconferências da sua empresa, com alguns recursos mais limitados.

2. Hangouts

Hangouts é um aplicativo de conversação do Google. A qualidade da imagem é um diferencial, além da praticidade de gerenciar a videoconferência com até vinte e cinco participantes. O aplicativo já vem instalado nos celulares de sistema Android, o que facilita para quem não tem facilidade com tecnologia. Pois todos os convidados precisam aceitar a solicitação para participarem da videoconferência.  

3. Skype

Possivelmente você já ouviu falar do Skype, e sabe que ele funciona muito bem para videoconferências e bate-papo. O mais complexo está em adicionar os seus contatos para realizar a chamada, pois é necessário adicioná-los ou exportá-los. Ele não sincroniza sozinho.

Assim como no Hangouts, o convite é enviado aos participantes para que eles possam entrar na videoconferência, todos os participantes podem adicionar pessoas à chamada. 

4. Zoom Video 

O Zoom é um software muito utilizado em vários países para videoconferências, e aumentou consideravelmente o seu número de usuários durante a pandemia do Covid-19. Além de ser utilizado para videoconferência entre amigos, o Zoom está sendo muito usado no meio corporativo para trabalhar à distância. 

Nele é possível reunir gratuitamente até 100 pessoas na mesma tela de transmissão de vídeo. Nas fique atento ao tempo das videoconferências, pois ficam em torno de 40 minutos no plano gratuito. O site ainda oferece planos pagos, no qual as reuniões podem durar até 24 horas, podem ser gravadas em nuvem e reunir até 1000 participantes!

5. WebEx

No WebEX, você pode compartilhar mídias e documentos dentro da videoconferência para os participantes.  Além disso, existe a possibilidade de gravar o vídeo da reunião para ocasiões futuras. A Cisco é a responsável por garantir a segurança dos arquivos e dados passados na reunião, o que facilita o envio de dados empresariais. 

O WebEx possibilita o agendamento da reunião, e está disponível para sistemas Android e iPhone. 

Manter a agenda de reuniões atualizada facilita a comunicação da equipe e torna o trabalho à distância mais leve. Teste os aplicativos na sua empresa e utilize o que mais se encaixaria no seu perfil de videoconferência. Só não pode virar uma batata falante! =)

Se você quer melhorar os processos de sua empresa nesta época de coronavírus e quarentena, veja a oferta especial que preparamos para novos clientes!

Fique por dentro das últimas novidades sobre gestão empresarial! 

Assine a newsletter do blog Adaptive e receba conteúdos novos toda semana diretamente no seu e-mail!

Leia Também

Temos soluções para diferentes necessidades.

Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!