3 dicas para aumentar a produtividade e fazer mais em menos tempo

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3 dicas para aumentar a produtividade e fazer mais em menos tempo

Quem já não desejou que o dia tivesse mais de 24h para dar conta de toda a sua rotina? Ou ainda…que pudesse deitar a cabeça no travesseiro sem se preocupar com as tarefas do dia seguinte? Aumentar a produtividade parece ser o desafio dos homens e mulheres de negócio deste século já que temos tanto a fazer com pouco tempo disponível.

Parece impossível que nos dias de hoje consigamos dar conta de questões de trabalho, faculdade, casa, filhos e tantas outras sem perder os cabelos (e a saúde). No entanto, atitudes simples para organizar-se durante o dia-a-dia podem fazer a diferença na produtividade e na qualidade de seu trabalho.

Todo guru dos negócios afirma que é preciso estar de cabeça fria para tomar grandes (e boas) decisões. Mas como manter-se assim em mundo cada vez mais veloz?

Buscando respostas para estas questões, David Allen criou o método GTD (Getting Things Done) ou, traduzida para o português, “Fazendo Acontencer”. A ideia é manter um sistema de organização e gerenciamento do tempo para que você esvazie sua mente para focar-se em apenas uma ação de cada vez. De acordo com o método, “bastam 10 minutos de ‘exteriorização de pensamentos’ para ajudar a nos sentirmos menos estressados com a carga de trabalho. Vamos às dicas para colocar algumas ideias deste método em prática?

 

Anote tudo!

Nosso cérebro funciona de forma curiosa: quando queremos algo ou nos lembramos de algum compromisso, ele faz questão de sinalizar o tempo todo que temos algo pendente a ser resolvido. Agora pense em todas as tarefas que você tem para hoje ou, pior, para a semana inteira?

Não podemos sobrecarregar nosso cérebro dessa maneira. Assim, o melhor a fazer é anotar todas as pendências em um bloquinho ou no próprio celular. Dessa forma, nossa cabeça entende que temos um lugar seguro para guardar estas informações e não fica emitindo o sinal de alerta enquanto estamos realizando outra tarefa. Você terá mais tranquilidade para tomar decisões e executar trabalhos que necessitem de maior concentração!

Reserve um tempo para uma revisão semanal

Outra ideia do método GTD é separar um tempo para revisar todas as suas tarefas, projetos, ideias e referências. Uma vez por semana você deve analisar todas as tarefas que concluiu, o que ficou pendente, que projeto gostaria de iniciar e que ideias ou referências você irá manter para o futuro. Os usuários do GTD aconselham a fazer a revisão semanal durante a sexta-feira ou no sábado de manhã. Assim, você se sente bem com tudo o que alcançou, planeja os próximos dias e esvazia sua mente para um bom fim de semana de descanso.

Use a regra dos 2 minutos

Não se preocupe em controlar pequenas tarefas. Se puder concluí-las em dois minutos (você pode estender para o tempo que achar necessário), não as anote. O tempo que você gastaria para colocar todas elas no papel pode ser melhor utilizado para sua execução.

 

Para entender mais sobre o método GTD, recomendamos a leitura deste texto.

E você? Tem alguma dica de organização que tem lhe ajudado nas suas rotinas para aumentar a produtividade?

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