fbpx

4 coisas que você precisa fazer antes de abrir um negócio

Empreender pode ser uma grande aventura de sucesso ou um completo desastre. Essas variáveis dependem, especialmente, do seu planejamento antes de abrir um negócio. 

Acompanhe o que separamos para você e já tenha em mente uma estratégia: estude formas de automatizar tudo o que for possível. Você não dará conta de fiscalizar o seu negócio se não tiver ferramentas profissionais para isso. Portanto, saiba como realizar um planejamento que já preveja suprir gargalos futuros e estruture uma empresa madura.

1. Planejamento de negócio: a etapa mais que essencial 

 

Sem a etapa de planejamento, sejamos francos, é praticamente impossível que a sua empresa sobreviva à concorrência e voracidade do mercado.

No Brasil, empreender não é uma tarefa fácil. Todo ano, mais empresas fecham do que abrem no país. Então, se você quer minimizar riscos, crie um plano de negócios detalhado: ponha tudo nesse documento.

 

Estabeleça objetivos, planos de ações e metas claras e metrificáveis. Identifique o segmento no qual pretende atuar e estude sobre ele obsessivamente: quanto mais informações reunir sobre o mercado, a concorrência, os gargalos e as oportunidades, melhor!

 

E mais: você precisa prever quanto irá investir inicialmente no seu negócio e quanto tempo demorará até que ele comece a gerar lucro. Seja realista nessa etapa para que possa lidar com um cenário real nos primeiros meses ou anos de vida do negócio.

 

2. Mapeie detalhadamente o fluxo do seu serviço ou produto 

Em geral, muitos empresários não se preocupam devidamente com esse detalhamento de forma tão antecipada. No entanto, é essa atividade que dará visibilidade quanto às vagas que precisam ser preenchidas, e os possíveis gargalos de fluxo de trabalho a serem prevenidos. 

 

Negociação com fornecedores, controle de estoque, atendimento ao consumidor, devolução de mercadorias, emissão de nota fiscal, dentre tantas possíveis demandas, devem ser mapeadas para a estruturação da empresa de forma viável.

 

3. Construa uma equipe e saiba como gerenciá-la

Concentre-se naquilo que você é bom, delegue todo o resto”, foi uma das falas de Steve Jobs e é uma premissa muito importante para a sustentabilidade de um negócio.

 

Depois de mapear todos os fluxos de trabalho disponíveis, defina as competências e perfis profissionais necessários para agregar ao projeto.

 

E, sim, já estruture o fluxo de gerenciamento para as equipes. É completamente inviável que você, enquanto empreendedor, dedique-se ao microgerenciamento de tudo. Seu papel deve ser estratégico. Dessa forma, quem suprirá a demanda da gestão de equipes e do gerenciamento de trabalhos pontuais do dia a dia?

 

4. Automatize todos os processos possíveis

 

Você precisa se preocupar com a automatização de processos antes mesmo de abrir o seu negócio? Sim! Este posicionamento é o que te colocará à frente do mercado, com previsibilidade e controle de gestão aprimorado.

 

Como já pontuamos, você não conseguirá fiscalizar tudo sozinho. Com um sistema de gestão empresarial, no entanto, você terá acesso, a qualquer momento, a todos os dados atualizados da empresa.

 

Como acompanhar a performance do time? Por meio de um sistema de automação gerencial. Como checar se as notas fiscais estão sendo lançadas corretamente? Por meio de um sistema de automação gerencial. Como monitorar o seu estoque e contornar desperdícios? Por meio de um sistema de automação gerencial. 

 

São investimentos básicos, como esse, que garantem a sustentabilidade do seu negócio a longo prazo.

 

O sistema mais conhecido no mercado atual é o ERP (Enterprise Resource Planning ou Sistema de Gestão Integrado), cujo objetivo é automatizar as rotinas administrativas de empresas. 

 

Portanto, independentemente do seu segmento de mercado, um software para auxiliar no gerenciamento de atividades, de equipes e no controle financeiro da sua empresa será peça-chave para o sucesso do empreendimento.

 

Caso queira conhecer soluções específicas que se encaixam para o seu perfil de negócio, conte conosco. Clique abaixo para nos apresentar seu plano de negócio e obtenha uma demonstração que atenda às suas principais necessidades.

 

Solicite uma demonstração!

 

Leia também:

Como o software de gestão empresarial gera crescimento para o seu negócio?

CRM: tire suas dúvidas sobre Gestão de Relacionamento com o Cliente

Fique por dentro das últimas novidades sobre gestão empresarial! 

Assine a newsletter do blog Adaptive e receba conteúdos novos toda semana diretamente no seu e-mail!

Leia Também

Temos soluções para diferentes necessidades.

Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!