4 dicas para vender mais no seu posto em horários de baixo movimento

Publicado em:

Confira 4 dicas para vender mais no seu posto em horários de baixo movimento

O seu posto de combustíveis tem horários de baixo movimento? Seus colaboradores ficam ociosos durante esse período e você não sabe o que fazer para vender mais?

É natural que isso aconteça, por diversos motivos. Por exemplo, a localização do seu posto, os hábitos dos seus clientes, os horários praticados por estabelecimentos comerciais próximos etc.

Mas é claro que você não precisa apenas aceitar e se conformar com isso. Com planejamento e alguns ajustes, é possível fazer seu posto vender mais nesses horários de baixo movimento. 

Por isso, reunimos as principais formas de acabar com o tempo ocioso do seu posto focando em ações práticas.

Com as nossas dicas, você poderá não apenas vender mais em horários de baixo movimento, mas também aproveitar para se organizar e dar mais atenção ao seu negócio. Afinal, na hora de ajudar o seu posto a crescer, a criatividade deve entrar em ação.

Então, vamos para as 4 dicas para vender mais no seu posto em horários de baixo movimento? Confira.

 

1. Descubra os horários de baixo movimento no seu posto

Antes de implantar qualquer ação para vender mais, analise quais são os horários de pico e os horários de baixo movimento no seu posto.

Para descobrir isso, observe qual é o horário em que costumam surgir filas para o atendimento, por exemplo. Quanto tempo, em média, os clientes ficam esperando para abastecer? E para pagar?

Agora, qual é o horário em que o movimento cai? Durante quanto tempo, em média, os seus colaboradores ficam ociosos?

Esse padrão acontece durante todos os dias ou apenas em determinada época do mês? Se o seu posto tem loja de conveniência, também existe esse padrão de horários de baixo movimento ou é diferente do movimento do posto?

Sendo assim, considere todos esses fatores para você entender com clareza quais realmente são os horários de baixo movimento no seu posto.

 

2. Ofereça vantagens para abastecer nos horários de baixo movimento

Depois de uma análise criteriosa para identificar quais são os horários de baixo movimento no seu posto, é hora de planejar o que você pode oferecer para vender mais.

Então, comece a pensar fora da caixa e busque definir alternativas dentro do seu mix de produtos e serviços, de acordo com os períodos definidos por você como os horários de pico e os horários de baixo movimento.

Por exemplo, pode ser que os horários de pico no seu posto sejam:

  • entre 7h e 8h, antes dos clientes começarem a jornada de trabalho
  • entre 12h e 14h, em que os clientes saem para o almoço
  • entre 18h e 19h, em que os clientes voltam para casa após o trabalho

Dessa forma, nos intervalos entre esses horários, o número de clientes visitando seu posto é bem menor.

Uma saída pode ser criar promoções e descontos para abastecimentos entre 9h e 10h e entre 15h e 16h, por exemplo.

Outra opção seria oferecer uma ducha grátis nesses horários de baixo movimento.

Pense também em opções que vão além das tradicionais para atender o público. Em sua loja de conveniência, você pode oferecer lanches feitos na hora, por exemplo. E, agregados a esse espaço, é possível oferecer até mesmo outros serviços, como cabeleireiro, lavanderia, entre outros.

 

3. Explore sua criatividade para vender mais

Na hora de pensar em soluções para vender mais em horários de baixo movimento no seu posto, lembre-se da criatividade para nortear todas as suas ações.

Pense: o que você pode fazer para destacar seu posto dos demais? Seja com promoções, descontos, brindes ou novos serviços, o importante é enxergar seus desafios como novas oportunidades de descobrir novos nichos, produtos e clientes.

Por exemplo, para aproveitar esses horários de baixo movimento, você já pensou em oferecer o serviço de buscar o carro do cliente no trabalho dele para abastecê-lo e depois levá-lo de volta? Será que oferecer essa comodidade ao seu cliente não seria um diferencial para alavancar suas vendas?

Observe seu posto, conheça seu público e procure entender o comportamento dele antes de decidir o que fazer com o tempo ocioso do seu negócio. Pense de forma inovadora e, com certeza, surgirão ideias para trazer mais movimento para o seu posto e fazer você vender mais.

 

4. Use as ferramentas certas para potencializar as vendas

Um ponto fundamental para vender mais em horários de baixo movimento é entender de maneira ampla a situação do seu posto.

Não adianta! Se você não tiver uma boa gestão do seu negócio, você não saberá tomar as decisões certas. Por exemplo, qual brinde ou qual percentual de desconto é possível oferecer, sem ter risco de prejuízo.

Dessa forma, uma ferramenta que pode te ajudar muito nessa análise é um sistema de gestão, de preferência que seja específico para o negócio de postos de combustíveis.

Com um sistema de gestão, é possível ter clareza dos dados do seu posto, a partir de informações precisas sobre suas vendas, sobre o lucro que o seu negócio tem em cada um dos produtos e serviços, sobre quais margens podem ser alteradas com segurança, entre outras diversas análises gerenciais para você tomar decisões inteligentes.

Quer conhecer mais sobre os benefícios de um sistema de gestão para posto de combustíveis? Leia este conteúdo que preparamos para você.

GOSTOU? Deixe seu e-mail e receba conteúdos como este!

O que achou? Deixe um comentário