Aproveite as férias para fazer promoções atrativas em seu posto

Publicado em:

O período de férias é sempre um bom momento para o comércio de forma geral, tanto de produtos quanto serviços. Para postos de combustíveis, não é diferente. Se os gestores souberem aproveitar o movimento para atrair clientes, é possível aumentar o faturamento rapidamente.

Isso é feito através de promoções e ações de marketing que visam a divulgação dos benefícios do seu posto. E existe uma forma certa de fazer estas promoções.

No post de hoje, você verá como aproveitar as férias para fazer promoções atrativas em seu posto.

O que eu posso aproveitar?

Durante este período do ano, você pode aproveitar alguns fatores e comportamentos da população em geral, como veremos a seguir.

Viagens

O mais óbvio de todos os fatores é aproveitar os clientes que estão viajando. Viagens são muito comuns entre Dezembro e Fevereiro, e algumas pessoas acabam, inclusive, estendendo esse período um pouco mais.

Aproveite os clientes que estão viajando com promoções que os interessem. Depois de conhecer seu posto, eles certamente voltarão em outros momentos.

Circulação

Apesar de não ter que levar os filhos para a escola, há ainda uma grande circulação de carros, sobretudo aos fins de semana, quando os pais podem passear mais. Durante a semana isso também acontece e, se você souber aproveitar isso, pode atrair mais clientes para seu posto.

Pontos estratégicos

Se o seu posto está localizado em um ponto estratégico da cidade, como próximo a uma rodovia de acesso, ou no centro da cidade, ou ainda na própria rodovia, você tem uma certa vantagem nesse período.

Muitos motoristas acabam se afastando de seus bairros sem abastecer, e entram na estrada com o tanque pela metade ou mais vazio do que isso. É uma oportunidade para você atrair os clientes que mais precisam da sua ajuda nesse momento.

O que fazer em termos de promoções?

Você precisa aproveitar as férias para fazer promoções atrativas em seu posto. Isso quer dizer oferecer o que os clientes realmente precisam ou buscam. Não adianta criar promoções de algo que não tem procura.

Veja alguns exemplos de boas promoções que você pode fazer durante as férias em seu posto.

Compre e ganhe

Uma das formas de aproveitar as férias para fazer promoções atrativas em seu posto é com o sistema de recompensa por compra. Estabeleça uma condição e um prêmio para todos os clientes que cumprirem essa condição.

Pode ser, por exemplo, um abastecimento total do tanque com o brinde de uma troca de óleo, ou uma revisão. O importante é oferecer um benefício real, que faça a diferença para o cliente que está de férias com a família.

Descontos atrativos

Você pode estabelecer uma faixa de descontos a partir de determinada galonagem abastecida, ou oferecer descontos em serviços agregados para todos os clientes que abastecem, por menor que seja o abastecimento.

Programa de fidelidade

Outra alternativa é oferecer os benefícios do seu programa de fidelidade aos novos clientes. Isso faz com que eles retornem, dando preferência pelo abastecimento em seu posto em relação aos concorrentes.

Como fazer promoções atrativas para meu posto?

1 – Defina um objetivo

Toda promoção é baseada em um objetivo ou meta. Neste caso, estamos falando em aproveitar as férias para fazer promoções atrativas em seu posto. Por isso, já sabemos que o objetivo é atrair mais clientes.

Com isso em mente, fica mais fácil direcionar as ações e o planejamento da promoção. Você também deve estabelecer níveis de metas e prazos para cumprí-los. Por exemplo: até o dia 20 de Janeiro, devemos ter vendido X, e até o dia 10 de Fevereiro, mais Y.

2 – Faça promoções simples e claras

Esse não é um bom momento para complicar suas promoções. O melhor a fazer é criar promoções simples, objetivas e muito claras para o cliente. Evite promoções com condições muito complexas e subjetivas.

Tente aproveitar as férias para fazer promoções atrativas em seu posto que falem por si só qual a condição e qual o prêmio. Um bom exemplo seria: “Promoção Férias Tranquilas: Abasteça 20 litros ou mais e ganhe uma revisão para ficar tranquilo durante as férias”.

3 – Ofereça benefícios reais

Se você quer aproveitar as férias para fazer promoções atrativas em seu posto, deve oferecer benefícios válidos para os clientes, ou eles não prestarão atenção em suas promoções.

Isso quer dizer que você precisa investir em promoções para conseguir o retorno esperado. Novamente, não adianta oferecer algo que ninguém quer. Ofereça descontos, serviços, brindes atrativos, vantagens, entre outras coisas que sejam relevantes de verdade.

4 – Divulgue suas promoções o máximo possível

Você não estará aproveitando as férias para fazer promoções atrativas em seu posto se ninguém souber que você tem promoções. A divulgação é uma das etapas mais importantes disso.

Divulgue tanto quanto possível suas promoções e ações. Inclua diversos meios de comunicação para divulgação. Os clientes que acessam uma mídia nem sempre acessam outras, e assim você cobre maior território na divulgação.

Você pode divulgar suas ações no próprio posto, com banners e comunicação visual informativa. Também há a possibilidade de divulgação local, nos canais de mídia mais utilizados, como rádio e TV.

Outro meio de divulgar sua promoção de férias é com flyers, distribuídos e deixados em estabelecimentos parceiros.

Mas, talvez, a melhor forma de divulgação seja pela internet. As mídias sociais possuem um poder subestimado de divulgação, capaz de levar os clientes ao seu posto em poucos minutos.

Além disso, invista em um blog, através do qual é possível realizar ações de marketing digital com melhores estratégias. Também é essencial prestar atenção aos e-mail marketing e aos anúncios pagos (links patrocinados) para aumentar ainda mais sua visibilidade. Por fim, seu posto deve estar presente nos mapas digitais, como Google Maps, que é uma forma de atrair quem estiver procurando por um posto em sua região.

Com estas dicas, você consegue aproveitar as férias para fazer promoções atrativas em seu posto de combustíveis e aumentar sua base de clientes.

Se você procura um guia mais detalhado, focado em diferenciar o seu posto dos concorrentes e oferecer o melhor ao seu cliente, baixe o nosso e-book gratuito sobre o assunto e torne-se uma verdadeira referência!

GOSTOU? Deixe seu e-mail e receba conteúdos como este!

O que achou? Deixe um comentário

Saiba quais foram nossas medidas e ações para proteger e garantir o bem-estar de nossos colaboradores e parceiros durante a pandemia. Leia as atualizações mais recentes.