Vendas em baixa? É hora de revitalizar o posto de combustível!

Sabia que uma parcela considerável das vendas perdidas em todo estabelecimento comercial se deve à aparência do local? Se suas vendas estão abaixo do esperado, talvez esteja na hora de revitalizar seu posto de combustível e mudar de vez a sua história. 

E nem sempre o posto precisa estar velho ou desgastado para que isso ocorra. Muitos postos simplesmente passam despercebidos ou não atraem clientes por não mostrarem nada de diferente.

No post de hoje, você vai ver como revitalizar seu posto de combustível com as melhores dicas.

O que é a revitalização de um posto de combustível?

Revitalizar significa dar vida nova. Você pode observar que, ao longo da última década, diversas empresas passaram por modernizações e revitalizações, mostrando ao público que mudaram e estão de cara nova.

Como resultado, estas empresas atraem mais clientes, vendem mais e obtêm maior sucesso. As campanhas de marketing já informam que a marca mudou, se renovou e está modernizada.

O mesmo deve acontecer com seu posto de combustível para melhorar as vendas e a imagem da sua empresa no mercado.

O que mudar para revitalizar meu posto de combustível?

1 – Reparos e consertos

Antes mesmo de começar a revitalização, você precisa garantir que as estruturas do seu posto estão intactas e em excelentes condições. A revitalização em si só pode começar depois disso.

Verifique o encanamento, as paredes (em busca de rachaduras), as colunas (pilastras), a pista, os equipamentos de abastecimento, os equipamentos eletrônicos, o telhado, entre outros fatores.

Faça todos os reparos que tiverem que ser realizados antes de iniciar a revitalização. Depois que o seu posto estiver todo reformado, aí sim, podemos prosseguir.

2 – Identidade visual

A primeira coisa a ser decidida quando está na hora de revitalizar o seu posto de combustível é a identidade visual da marca. Postos bandeirados já possuem a identidade visual pronta e começam a operar com uma aparência atrativa.

Já os postos de bandeira branca, devem se esforçar para se destacar em meios aos outros. Para isso, a escolha da identidade visual é essencial.

Aqui, entram fatores como a paleta de cores, as fontes usadas no nome do posto, os materiais e texturas, entre outros detalhes. Essa identidade deve ser replicada em todos os lugares onde o nome do seu posto estiver, como internet, mídias sociais, cartão de visitas, flyers, entre outros.

Após a definição da identidade visual do seu posto de combustível, os outros passos ficam mais fáceis.

3 – Placas e totens

As placas e totens utilizados no posto precisam ser trocados por outros mais modernos. Busque referências de novas tecnologias, considerando as mais avançadas disponíveis no momento.

Placas atrativas e totens bonitos chamam mais atenção, sendo convidativos ao cliente.

4 – Cobertura

Grande parte do visual de um posto fica por conta da cobertura. Por isso, na hora de revitalizar seu posto de combustível, invista em uma cobertura de alto padrão. Uma boa dica é simular texturas diferenciadas na cobertura, como madeira ou metal.

As cores da sua identidade visual devem estar presentes nas laterais da cobertura, visíveis de todos os ângulos para dizer aos clientes que eles estão chegando ao seu posto. É assim que eles vão reconhecer a sua marca à distância.

5 – Equipamentos de abastecimento

O cenário mais ideal é a troca de todos os equipamentos de abastecimento (bombas de combustível) por outros mais modernos e bonitos. Com a revitalização do seu posto de combustível, tudo deve ser novo.

6 – Layout

Essa é a oportunidade perfeita para modificar o layout do seu posto de acordo com o que você deseja. Se perceber que o layout não está atendendo bem aos clientes e quiser trocar a posição de algum equipamento, ilha ou simplesmente alterar o sentido de tráfego dentro do posto, a hora de revitalizar o seu posto de combustível é o momento perfeito para isso.

7 – Pista de abastecimento

Quem disse que o chão não faz diferença? Faça uma lavagem profissional na sua pista de abastecimento e pinte novamente as faixas. Aproveite para modificar a pista com maior liberdade, verificando referências do que está sendo utilizado pelas melhores marcas da concorrência.

8 – Sinalização

Na hora de revitalizar seu posto de combustível, troque também a sinalização. Placas e indicadores novos são um detalhe que impressiona os clientes, mostrando o cuidado e o zelo que os gestores possuem com o posto.

9 – Conveniência

Todas as opções de conveniência, incluindo a loja e serviços adicionais, devem ser revitalizados também, na mesma proporção. Quando tudo está novo e mais bonito, mais moderno, isso causa ainda mais impacto a quem chega em seu posto.

10 – Iluminação

Para garantir que os clientes terão uma experiência memorável quando entrarem em seu posto, eles precisam enxergar tudo com clareza. Por isso, use uma iluminação de alta qualidade e abundante. Luzes brancas são as mais recomendadas, pois não modificam a coloração das superfícies.

11 – Logotipo

Para finalizar a tarefa de revitalizar seu posto de combustível, escolha um novo logotipo para representar sua marca. Afinal, uma nova marca pede uma representação igualmente nova.

Esse logotipo dividirá a história do seu posto entre o antigo e o novo. Os clientes notam isso, e começam a procurar pelo seu novo logotipo em todos os lugares onde sabem que encontram você.

Aproveite para atualizar suas mídias sociais, seu site, suas campanhas de marketing e seu discurso. Informe aos clientes que você passou por uma modernização e convide-os a conhecer o seu novo posto de combustível.

Depois disso, com um posto moderno, bonito e totalmente revitalizado, suas vendas vão disparar e o crescimento vai chegar ainda mais rápido.

Quer saber como aumentar as vendas do posto de combustível? Leia o artigo Como vender mais no posto treinando funcionários

Compartilhe

Veja também

A gestão de um posto de combustível é um desafio constante, especialmente quando se trata

A gestão eficaz de um pequeno ou médio supermercado envolve não apenas atrair novos clientes,

Seja uma cafeteria, foodtruck, delivery ou churrascaria, quem gerencia um bar ou restaurante sabe que

A gestão de um posto de combustível é uma tarefa complexa que exige acompanhamento constante,

Fale conosco

Camada