Como escolher as cores para o seu posto de bandeira branca?

Publicado em:

A identidade visual é um dos pontos mais importantes para o marketing de qualquer empresa. No caso de postos de combustíveis, não é diferente. Dependendo da identidade visual do seu posto, você consegue atrair ou repelir clientes apenas com um olhar.

A grande dúvida é: como escolher as cores para o seu posto de bandeira branca? Se o seu posto for bandeira branca (não bandeirado), é você quem deve decidir como vai decorá-lo.

Então, se você não sabe por onde começar nem quais cores escolher para compor a sua identidade visual, continue a leitura para descobrir como escolher as cores para o seu posto de bandeira branca.

O significado subjetivo das cores

Talvez você não saiba, ou não tenha percebido, mas cada uma das cores que nós conseguimos enxergar possui um significado. Cada tonalidade causa uma sensação diferente em nosso subconsciente, levando-nos a tomar decisões sem nem mesmo nos darmos conta disso.

Se você quer escolher as cores para o seu posto de bandeira branca e garantir que seus clientes tenham a impressão mais favorável sobre sua marca, você precisa conhecer o significado oculto das cores.

Veja abaixo quais as sensações proporcionadas por cada cor em nosso subconsciente

  • Vermelho: ação, paixão, energia, aventura, amor, força, excitação;
  • Laranja: emoção, entusiasmo, liberdade, originalidade, juventude, otimismo, prazer;
  • Amarelo: diversão, positividade, alegria, felicidade, claridade, curiosidade, calor;
  • Verde: natureza, saúde, sorte, segurança, prosperidade, harmonia, lealdade;
  • Azul: sucesso, poder, confiança, lealdade, segurança, propósito, seguridade;
  • Roxo/Violeta: imaginação, arte, espiritualidade, mistério, fantasia, justiça, realeza;
  • Rosa: respeito, calma, intuição, criatividade, gratidão, leveza;
  • Preto: sofisticação, luxo, poder, riqueza, superioridade, sobriedade, seriedade;
  • Branco: iluminação, leveza, cura, acolhimento, calma, serenidade, respeito.

Estas são as sensações subjetivas que cada um desses tons nos proporciona. Entretanto, vale a pena ressaltar que isso diz respeito à maioria das pessoas, e à maioria das situações.

Em determinadas situações, ou com determinadas pessoas, essas cores podem representar algo diferente. Existem fatores que mudam nossa percepção sobre as cores, como veremos a seguir.

Como nós percebemos as cores?

Existem três principais fatores que ditam nossa percepção sobre as cores: o fator biológico, o fator cultural e o fator individual. Para que você possa escolher as cores para o seu posto de bandeira branca, é fundamental entender como isso acontece e o que esses fatores mudam na percepção subjetiva das cores.

Percepção biológica das cores

Biologicamente falando, nosso organismo consegue perceber a cor vermelha com muito mais destaque do que as demais. Isso ocorre porque temos mais células responsáveis pela percepção da coloração vermelha do que quaisquer outras.

Nossa percepção da cor vermelha gira em torno dos 64%, deixando em segundo lugar a verde, com 33%, enquanto a azul fica com apenas 2%.

Você deve estar se perguntando: mas e as outras cores?

O vermelho, o azul e o verde são os tons primários percebidos pelo organismo humano. Todas as outras cores são combinações entre elas, com maior ou menor intensidade de cada uma.

Portanto, antes de escolher as cores para o seu posto de bandeira branca, saiba que um posto onde predominam as cores vermelhas e derivadas vai chamar muito mais atenção do que um posto com cores azuis.

Percepção cultural das cores

A percepção cultural das cores ignora parcialmente a percepção biológica em prol de uma ideia cultural inserida em nosso subconsciente desde que éramos crianças. Em cada região, isso ocorre de uma forma diferente.

Por exemplo: no ocidente, a cor preta pode ser vista de duas formas. Originalmente, ela representava a morte e o luto. Entretanto, com o passar dos anos, ganhou um novo significado, representando a sofisticação, a exclusividade e o alto padrão de uma marca.

Já o verde, é uma cor fortemente associada à natureza, embora em determinados países europeus ela seja mais representativa de festa, alegria, felicidade, cura e liberdade.

Devido ao fator cultural, é altamente recomendável que você verifique qual a percepção cultural de sua região sobre as cores que está pensando em usar no seu posto de combustíveis.

Percepção individual das cores

Como o próprio nome já diz, a percepção individual das cores é diferente para cada pessoa. Esse fator é impossível de ser previsto ou controlado. O máximo que podemos fazer é explicar sobre ele para que você esteja ciente.

Cada pessoa percebe as cores de uma forma diferente de acordo com sua formação psicológica. Algumas cores podem remeter a lembranças extremamente felizes ou extremamente tristes, como traumas.

Há também uma preferência pessoal sobre cada cor. Uma pessoa pode gostar mais de laranja, enquanto outra gosta mais de azul. Infelizmente, não há como prever estas preferências, mas você pode sim trabalhar com o senso comum.

Existem cores que são preferência da maioria das pessoas, como o verde, o azul, o vermelho e o preto. Para escolher as cores do seu posto de bandeira branca, leve isso em consideração.

Combinando cores

Por fim, vamos falar sobre as combinações de cores. Não adianta escolher as cores para o seu posto de bandeira branca e fazer uma combinação caótica. É preciso saber combinar corretamente os tons para criar harmonia.

A melhor forma de fazer isso é utilizando o círculo cromático. Parece difícil a princípio, mas na verdade é muito fácil. Você pode utilizar inúmeros padrões de combinação no círculo cromático.

Recomendamos os seguintes padrões:

  • Complementar: escolha duas cores diretamente opostas dentro do círculo;
  • Análoga: escolha três cores que estão lado a lado dentro do círculo;
  • Triangular: escolha um tom principal e dois complementares opostos, formando um triângulo dentro do círculo;
  • Quadrado: escolha quatro cores equidistantes dentro do círculo.

Estude as possibilidades de combinações no círculo cromático para entender melhor como combinar cores. Assim, você conseguirá escolher as cores para o seu posto de bandeira branca com eficiência, enaltecendo sua marca e ainda contribuindo com o marketing simplesmente com a escolha das cores.

Para não perder os conteúdos mais relevantes para o seu posto de combustíveis, assine nossa newsletter.

GOSTOU? Deixe seu e-mail e receba conteúdos como este!

O que achou? Deixe um comentário

Saiba quais foram nossas medidas e ações para proteger e garantir o bem-estar de nossos colaboradores e parceiros durante a pandemia. Leia as atualizações mais recentes.