fbpx

5 lições de empreendedorismo que você não pode deixar de conhecer

5 lições de empreendedorismo que você não pode deixar de conhecer

Empreendedorismo é a capacidade que temos para criar e coordenar nossos projetos e negócios. E o que nos faz obter êxito numa iniciativa dessa natureza?

Afinal, para ter uma empresa de sucesso é preciso unir alguns fatores, como dedicação, habilidades no segmento escolhido e, principalmente, resiliência. Não se pode desanimar com os obstáculos que vão surgindo.

Além disso, também é muito importante conhecer outras experiências e estar aberto a conselhos para aprimorar sua qualidade empreendedora.

Por isso, a seguir, você vai conhecer 5 lições de empreendedorismo que são indispensáveis, principalmente para empreendedores iniciantes, e podem te auxiliar na sua jornada! Confira!

 

1. Empreendedorismo é mais que um sonho

Muitas vezes uma empresa nasce de uma ideia que é vislumbrada durante algum tempo. Porém, existem muitos fatores para se começar e alcançar bons resultados.

Você deve estar preparado para o fato de que nem tudo que você idealizou poderá se materializar na prática. Essa é uma lição do empreendedorismo fundamental para não se frustrar.

Por isso, é muito importante estudar bem a área em que você atua ou pretende trabalhar, para não se decepcionar ao longo da jornada.

Mesmo que você já tenha alguma experiência na área, é preciso conhecer os processos de contratação de fornecedores e onde encontrá-los, por exemplo.

 

2. Dedicação em todas as etapas

No empreendedorismo de sucesso a devoção ao seu negócio é unanimidade. Você passará horas trabalhando e às vezes ficará longe da família e dos amigos… Tudo para poder construir a sua empresa da melhor forma possível.

Faturamento maior, mais clientes, funcionários para coordenar… São fatores verificados com o crescimento contínuo da empresa e nesta linha, muitos especialistas orientam “colocar a alma” na empresa para somente assim você alcançar as metas traçadas. O trabalho deve ser contínuo para quem escolhe ser o próprio patrão e será necessário imprimir muita energia em todas etapas de construção do seu negócio.

Alguns pontos que te ajudarão a manter-se na linha empreendedora durante todo o processo:

  • Propósito para não se afastar de seus ideais;
  • Planejamento e ação para chegar nas oportunidades;
  • Estudo e conhecimento do público e mercado-alvo;
  • Controle financeiro;
  • Foco nos objetivos.

 

3. Invista no networking

Em muitos momentos serão os relacionamentos que você mantém com outras pessoas e empresas que vão impulsionar seu negócio. As indicações e até o próprio “boca a boca” são imprescindíveis ao desenvolvimento de uma empresa.

Consolidar suas redes de contatos é tarefa constante por um simples motivo: empresas são estruturadas por pessoas.

Firmar um relacionamento transparente com clientes e fornecedores vai te ajudar no engajamento de cada vez mais pessoas com a sua marca.

Lembrando que o networking é um processo de mão-dupla, então você precisa também se abrir a novos amigos e perspectivas, criando perfis nas redes sociais de acordo com sua marca e divulgando seu negócio é um bom exemplo.

 

4. Não pare de estudar!

Digamos que você chegou ao ápice do seu negócio; tem a quantidade de clientes que desejou e seu faturamento já ultrapassou suas expectativas. Muitos pensam que essa é a confirmação de sua competência, e que, com isso, não há mais nada para aprender.

Uma das lições de empreendedorismo é que dificilmente você estará 100% atualizado, basta uma pequena mudança de mercado para que as estatísticas do seu negócio se alterem.

Por isso, é necessário estar sempre em busca de novos conhecimentos, participando de treinamentos, palestras sobre assuntos diversos à sua área de atuação, aderindo a novas tecnologias, investindo em capacitação própria e da sua equipe.

Todo segmento sempre precisa de inovações, e no seu não será diferente.

Esse ideal também se estende aos seus funcionários. Você precisa estimular a qualificação contínua e investir, inclusive, parte do orçamento nessas ações.

Essa é a maneira certa para que todos estejam alinhados com as novidades, e para que você possa levar o melhor serviço/ produto aos seus clientes.

5. Não se renda facilmente

Por fim, o empreendedorismo nos diz também que nenhum obstáculo pode superar a sua vontade de vencer. Você pode se deparar com muitas dificuldades, e é importante não se render a elas tão fácil.

Todos os dias você precisa aprender como cativar clientes, lidar com sua equipe, ir atrás de investimentos, pagar contas… E nenhuma dessas atividades se enfrenta sem muito esforço.

Não existe nenhuma grande empresa que não teve um dia ruim. Basta fazer uma rápida pesquisa para encontrar depoimentos de outros empresários para descobrir o quanto eles também trabalharam muito e sofreram dificuldades para alcançar, hoje, o auge de suas carreiras.

Continue firme e conte com uma rede de apoio, se necessário. Colegas, amigos ou familiares podem ser bons recursos para te ouvir e te auxiliar com a sua jornada. Sobretudo, não tenha medo e não fique parado por causa de uma ou duas coisas que possam ter dado errado.

 

Essas são as nossas dicas de 5 lições de empreendedorismo. O que achou do nosso post? Conte para nós nos comentários! E não deixe de nos seguir no FacebookInstagramLinkedinTwitter e Youtube para ficar por dentro de diversos assuntos empresariais! Conte com a Razem para isso!

Fique por dentro das últimas novidades sobre gestão empresarial! 

Assine a newsletter do blog Adaptive e receba conteúdos novos toda semana diretamente no seu e-mail!

Leia Também

Temos soluções para diferentes necessidades.

Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!