6 dicas para a gestão de estoque de distribuidoras

O setor de distribuidoras vem crescendo bastante nos últimos anos. Isso significa que novas empresas vão surgindo, o que torna a concorrência mais acirrada. Por isso, lidar com os processos internos é a melhor maneira de sair na frente, e a gestão de estoque de distribuidoras pode ser o trunfo para se destacar diante das demais.

Segundo o último levantamento da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidoras (ABAD), realizado em 2020, o setor cresceu 5,2% em relação ao ano anterior. O faturamento total chega na casa dos R$ 280 milhões. Mesmo em um cenário de pandemia, o setor conseguiu ter números positivos.

Dizem que todo crescimento vem com dor, e a concorrência é uma delas. Então, muitos gestores de distribuidoras devem se perguntar o que fazer para driblar os desafios e conseguir levar a sua marca para o topo.

Acredite: quando falamos em distribuidoras, o ponto mais fraco pode também ser o mais forte: a gestão de estoque.

Os principais desafios em uma distribuidora

Como já pincelamos, a gestão de estoque de distribuidoras é o que pode levar uma empresa do setor a se tornar um grande case de sucesso; mas também pode contribuir para a sua falência.

Mas, além de controlar bem o seu estoque, uma distribuidora também tem outros desafios no seu dia a dia.

Relacionamento com o cliente

Os clientes das distribuidoras são pessoas jurídicas, ou seja, outras empresas. Estas, por sua vez, são aquelas que oferecem os produtos dos mais variados tipos às pessoas, como supermercados, farmácias, pet shops, lojas de cosméticos, entre outras.

Por também serem empresas e terem uma série de compromissos financeiros a assumir, podem acabar deixando alguns de lado. 

Assim, uma das preocupações das distribuidoras está ligada ao controle de crédito do cliente. Elas precisam ter na ponta do lápis as informações de crédito sobre seus clientes – os bons pagadores e os devedores – para não ter desgaste de relacionamento e não ter prejuízos.

Força de vendas

Ter um processo de vendas rápido, prático e assertivo é o que vai garantir que a empresa tenha lucro e possa ter saúde financeira.

Os vendedores e representantes precisam atuar de forma ágil, fazendo os pedidos em tempo real. Essa comunicação direta com o time comercial interno garante uma maior celeridade na expedição dos produtos e, consequentemente, a maior satisfação do cliente.

Atuar portanto com uma ferramenta de força de vendas é necessário para que os processos comerciais evoluam no mesmo ritmo que a empresa almeja crescer.

Rotinas financeiras

As distribuidoras demandam um alto volume de processos financeiros por conta da complexidade do negócio. Por isso, um dos grandes desafios das empresas do setor é fazer com que não haja furos nos processos financeiros e fiscais. Caso ocorra, além de gerar prejuízos financeiros à empresa, podem gerar desgaste com o cliente.  

Gestão do E-commerce

Segundo dados da ABAD, o e-commerce representou, em 2020, 4,04% do faturamento do setor de distribuidoras. O número parece baixo em relação aos 65,9% das vendas realizadas em lojas físicas, mas dão um tom sobre o que está por vir nos próximos anos.

Por isso, distribuidoras de todo o Brasil precisam estar preparadas para atender a esta nova modalidade de vendas que vem ganhando protagonismo no mercado.

Gestão de estoque de distribuidoras

É claro que fazer a gestão de estoque de distribuidoras também não deixaria de ser um grande desafio. Aqui está a principal área de qualquer tipo de distribuidora. O desafio dessas empresas é, portanto, fazer com que o estoque funcione de forma plena, sem erros.

É fácil? Podemos dizer que não, mas qualquer distribuidora pode potencializar a qualidade do seu estoque apenas utilizando os processos e ferramentas adequados.

Como fazer uma gestão de estoque de distribuidoras assertiva

Quando falamos em estoque, precisamos nos atentar que há uma série de atividades, menos ou mais complexas, mas que merece toda a atenção. Então, cumpri-las da maneira correta é a única forma de ter uma gestão segura e eficiente.

Aqui estão algumas dicas que você precisa seguir sempre para não comprometer a gestão de estoque de sua distribuidora e ter perdas financeiras consideráveis.

#1 Controle e rastreie os lotes e vencimento dos produtos

Realize periodicamente a identificação e o monitoramento de cada um dos itens perecíveis em seu estoque para ter controle sobre as datas de vencimento. Quando você está ciente dessas datas, fica mais fácil dar vazão aos produtos que estão mais próximos da data de validade.

Produtos perecíveis próximos de seu vencimento representam prejuízo não só para você, como também para o seu cliente. Portanto, ter atenção à data de validade desses produtos é essencial para não comprometer a sua lucratividade, tampouco a satisfação do seu cliente.

Essa dica é bastante importante para distribuidoras de alimentos e de medicamentos, principalmente.

#2 Retire automaticamente os itens avariados

Fazer o controle do estoque também passa pela identificação de produtos que não estão aptos para utilização. No caso de distribuidora de materiais de construção, por exemplo, isso se aplica a produtos fora da embalagem, itens elétricos aparentemente quebrados ou materiais líquidos com a embalagem amassada, furada.

Esse pente fino precisa ser feito para que as lojas não recebam produtos que não poderão ser repassados para os seus clientes.

#3 Faça a rastreabilidade dos produtos

Principalmente em distribuidoras de alimentos, a rastreabilidade é um processo extremamente importante. Nesse processo, os lotes dos produtos recebem um código, que o identifica e traz informações sobre toda sua cadeia produtiva.

Assim, é possível saber os selos de qualidade que o produto possui e suas certificações, além de informações sobre insumos utilizados em sua produção, dados nutricionais, meio de transporte utilizado, trajetos, entre outras.

Distribuidora de alimentos e de medicamentos são algumas das que mais precisam ter atenção a esse ponto.

#4 Mapeie e padronize as rotas e cargas futuras

Outro ponto que merece destaque diz respeito às rotas e cargas transportadas. Os custos logísticos podem ser bastante elevados caso não haja controle sobre o que está sendo transportado e para onde.

Por isso, ter uma gestão de estoque de distribuidoras eficiente passa também pelo controle das rotas de distribuição das mercadorias.

Nesse caso, você pode desenvolver mapas com rotas padrões para atender a determinados clientes, segmentando por cidade ou região.

Com essa padronização, fica mais fácil ter controle sobre tudo que sai da sua distribuidora e para onde vai. Isso vai também ajudar a diminuir os custos financeiros com os processos de entrega.

#5 Tenha total controle sobre as operações logísticas

A operação logística de uma distribuidora envolve uma série de processos, que vão desde a expedição até a entrega dos produtos no seu destino final.

Logo, ter controle sobre toda essa cadeia logística também está relacionado com o sucesso na gestão do seu estoque. Afinal, se o produto não chegar no cliente, ele voltará para o depósito, bem como você precisa saber exatamente o quê, quanto e quando os produtos estão saindo.

Esse acompanhamento pode acontecer graças à tecnologia. Hoje, empresas desenvolvedoras de software apostam na computação em nuvem, uma tecnologia atualizada em tempo real. 

Dessa forma, você pode acompanhar as informações da sua empresa  sem necessariamente estar no escritório.

#6 Faça a gestão direto de um aplicativo

Graças à tecnologia em nuvem, novas ferramentas puderam ser desenvolvidas para garantir uma melhor gestão dos processos das empresas. No caso das distribuidoras, é possível contar com o apoio de um aplicativo que permite aos gestores acompanharem os processos sem perdê-los de vista e agirem conforme as necessidades.

Direto de um dispositivo mobile, além, claro, de terem maior controle sobre as informações de estoque, os gestores podem otimizar os processos de vendas, ter acesso aos relatórios gerenciais, observar a performance de suas equipes, entre outras atividades.

Um app significa gestão e vendas na palma da mão, de qualquer lugar, a qualquer momento.

Como um ERP pode ajudar na gestão de estoque de distribuidoras

Quando falamos em distribuidoras, estamos falando também sobre uma enorme quantidade de itens que precisam ser catalogados, armazenados e distribuídos. Os profissionais da área precisam dar o tratamento correto a centenas de milhares de produtos, caso contrário não entregarão um serviço de excelência para os clientes finais.

Hoje em dia, lidar com documentos em papel e planilhas já é coisa do passado. Fazer a gestão de estoque de distribuidoras por meios tradicionais é uma tarefa praticamente impossível.

Dada essa complexidade, um software de gestão para distribuidoras será capaz de fornecer as ferramentas necessárias para que você tenha total controle sobre o armazenamento e despacho de todos os seus produtos.

Com um ERP desenvolvido para atender as demandas das empresas do setor, os gestores podem ficar tranquilos quanto às diversas atividades do dia a dia. Isso porque, esse sistema traz uma série de benefícios, tais como:

  • segurança e organização na definição das rotas;
  • mais rapidez e agilidade na separação de mercadorias;
  • melhor rastreabilidade dos produtos;
  • redução de perdas com lotes de produtos vencidos;
  • maior assertividade nas compras de mercadorias;
  • diminuição dos custos com entregas, entre outros.

Nesse contexto, ter um ERP em sua distribuidora é, portanto, a melhor forma de garantir que todos os seus produtos entram e saem do seu estoque com total segurança. Dessa forma, você não compromete seus processos tampouco a satisfação dos seus clientes.

Está percebendo como a gestão de estoque de distribuidoras bem feita é algo bastante importante nas empresas do ramo? Para entender ainda mais sobre este assunto, sugerimos a leitura do artigo Sistema para distribuidora: como escolher a melhor opção?.

Com essa leitura você finalmente vai entender por que deve apostar em um software de gestão para ter de vez o controle sobre o seu estoque. 

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