7 Dicas para alavancar as vendas de produtos e serviços nos postos de combustíveis

A competitividade no mercado está cada vez mais evidente. Concorrentes competem o tempo todo pela preferência dos clientes, utilizando diferentes formas de chamar a atenção e aumentar o desempenho nas vendas.

Em postos de combustíveis, essa competitividade fica clara com uma simples diferença de centavos entre um posto e outro. Além disso, muitos clientes utilizam apenas um único serviço do posto, sem aproveitar os produtos e outras facilidades que têm à sua disposição.

Então, como melhorar as vendas tanto em relação aos concorrentes quanto em relação aos próprios clientes? É o que vamos responder a seguir. Hoje, você verá 7 dicas para alavancar as vendas de produtos e serviços em postos de combustíveis.

7 dicas infalíveis para alavancar as vendas em postos de combustíveis

1 – Capriche no atendimento

Você já esteve em algum estabelecimento onde o atendimento fez com que você se sentisse seguro e quisesse comprar mais? Isso se chama excelência. Um atendente que age de forma consultiva é capaz de apontar soluções para problemas que o cliente nem sequer havia descoberto ainda.

Além de possuir refinado conhecimento e ser capaz de apresentar bons argumentos, também é necessário ser simpático, cordial e entusiasmado. Quanto mais animado for o atendimento, mais contagiante será o sentimento que estimula o cliente a comprar mais.

2 – Trabalhe com a qualidade

Buscar os melhores preços nem sempre é a melhor estratégia. Isso depende muito da segmentação do público-alvo do seu posto de combustíveis. A qualidade agrega muito mais valor aos produtos e serviços, mesmo que o preço seja mais elevado.

Isso porque sempre haverá uma clientela disposta a pagar mais pela qualidade se este for o segmento do seu posto. Por isso, uma boa dica para alavancar as vendas de produtos e serviços no seu posto de combustíveis é prezar pela qualidade acima de tudo.

Oferecendo qualidade, você está dizendo que em seu estabelecimento, o cliente encontra confiança e desempenho superior. Consequentemente, isso acaba atraindo cada vez mais clientes que procuram pelo mesmo. E tendo em mente que uma venda com qualidade é geralmente maior do que uma venda de baixo custo, a margem de lucro tende a subir.

3 – Use as mídias sociais

As mídias sociais têm um poder infinito de divulgação e engajamento. Tanto para negócios online quanto para empresas locais, como postos de combustíveis. Uma excelente dica para alavancar as vendas em seu posto de combustíveis é aproveitar as mídias sociais para criar engajamento.

Você pode fazer isso de várias formas. Uma delas é criando promoções exclusivas para quem segue suas páginas. Também há a possibilidade de divulgar um novo produto ou serviço que acaba de chegar. Ou, ainda, criar discussões, enquetes, conversas, entre outros conteúdos que aproximam o cliente da sua marca, fazendo com que eles frequentem mais o seu posto.

4 – Tenha seu posto do mapa

Sim, estamos falando para você literalmente colocar seu posto no mapa. O Google Maps é onde grande parte dos clientes procuram por produtos ou serviços que precisam em determinado momento e, na maioria das vezes, procuram locais próximos que ofereçam o que procuram.

Para que seu posto de combustíveis apareça em uma pesquisa no Google Maps, é necessário cadastrá-lo no Google Meu Negócio. O processo é bastante simples e seu posto de combustíveis fica visível no mapa, para quando alguém precisar de seus serviços ou produtos, poder saber exatamente onde você está. Esta é uma ótima dica para alavancar as vendas em seu posto de combustíveis.

5 – Crie programas de fidelidade

Os programas de fidelidade fazem com que o cliente queira comprar mais itens e serviços com mais frequência. Isso porque quanto mais ele compra, mais pontos ganha. É tudo como um jogo de pontuação e recompensa.

Mais uma dica para alavancar as vendas em seu posto de combustíveis é criar programas de fidelidade que incentivem o cliente a comprar cada vez mais. Ofereça benefícios reais com as recompensas e observe o entusiasmo dos clientes em arrecadar cada vez mais pontos.

6 – Explore sua loja de conveniência

A pista de abastecimento e os serviços agregados não são os únicos que podem gerar vendas em seu posto de combustíveis. Uma dica para alavancar as vendas em seu posto é explorar o potencial de sua loja de conveniência.

A loja de conveniência é capaz não somente de atrair os clientes que estão passando pelo posto, mas também os que estão fora dele. Use as mídias sociais e outras formas de divulgação para promover a conveniência de ter os produtos certos vendidos em um local de fácil acesso para moradores próximos.

A ideia é promover a facilidade em encontrar esses produtos, muito mais do que os preços ou os benefícios dos mesmos. Os clientes já sabem que vão pagar mais caro e já conhecem os produtos. O que eles talvez ainda não saibam é que sua loja de conveniência tem tudo isso disponível.

7 – Faça promoções frequentemente

Não importa o público que seu posto de combustíveis atende. Uma coisa é certa. Onde há promoções com frequência, há mais movimento. Tente realizar ao menos uma promoção toda semana. Não precisa ser sempre a mesma coisa, mas é importante que o seu cliente veja que você está sempre fazendo promoções.

Esta é uma boa dica para alavancar as vendas em seu posto de combustíveis e também para atrair novos clientes que podem conhecer sua marca. Com o tempo, os clientes criam o hábito de visitar seu posto para saber qual é a promoção da semana e, quase sempre, aproveitar.

Promoções também são ótimas oportunidades para que o cliente finalmente leve para casa um item de desejo que estava querendo, ou ainda para comprar um kit de produtos completo, ou encher o tanque antes de viajar. Lembre-se das datas estratégicas e combine-as com as promoções certas.

E pronto. Seguindo essas dicas para alavancar as vendas em seu posto de combustíveis, você aumenta seu faturamento em pouco tempo e ainda promove mais o seu estabelecimento.

E se você quer receber dicas e conteúdos importantes que te ajudam na gestão do seu posto, assine nossa newsletter.

Compartilhe

Veja também

A gestão de um posto de combustível é um desafio constante, especialmente quando se trata

A gestão eficaz de um pequeno ou médio supermercado envolve não apenas atrair novos clientes,

Seja uma cafeteria, foodtruck, delivery ou churrascaria, quem gerencia um bar ou restaurante sabe que

A gestão de um posto de combustível é uma tarefa complexa que exige acompanhamento constante,

Fale conosco

Camada