A competitividade no mercado está cada vez mais evidente. Concorrentes competem o tempo todo pela preferência dos clientes, utilizando diferentes formas de chamar a atenção e aumentar o desempenho nas vendas.
Em postos de combustíveis, essa competitividade fica clara com uma simples diferença de centavos entre um posto e outro. Além disso, muitos clientes utilizam apenas um único serviço do posto, sem aproveitar os produtos e outras facilidades que têm à sua disposição.
Então, como melhorar as vendas tanto em relação aos concorrentes quanto em relação aos próprios clientes? É o que vamos responder a seguir. Hoje, você verá 7 dicas para alavancar as vendas de produtos e serviços em postos de combustíveis.
7 dicas infalíveis para alavancar as vendas em postos de combustíveis
1 – Capriche no atendimento
Você já esteve em algum estabelecimento onde o atendimento fez com que você se sentisse seguro e quisesse comprar mais? Isso se chama excelência. Um atendente que age de forma consultiva é capaz de apontar soluções para problemas que o cliente nem sequer havia descoberto ainda.
Além de possuir refinado conhecimento e ser capaz de apresentar bons argumentos, também é necessário ser simpático, cordial e entusiasmado. Quanto mais animado for o atendimento, mais contagiante será o sentimento que estimula o cliente a comprar mais.
2 – Trabalhe com a qualidade
Buscar os melhores preços nem sempre é a melhor estratégia. Isso depende muito da segmentação do público-alvo do seu posto de combustíveis. A qualidade agrega muito mais valor aos produtos e serviços, mesmo que o preço seja mais elevado.
Isso porque sempre haverá uma clientela disposta a pagar mais pela qualidade se este for o segmento do seu posto. Por isso, uma boa dica para alavancar as vendas de produtos e serviços no seu posto de combustíveis é prezar pela qualidade acima de tudo.
Oferecendo qualidade, você está dizendo que em seu estabelecimento, o cliente encontra confiança e desempenho superior. Consequentemente, isso acaba atraindo cada vez mais clientes que procuram pelo mesmo. E tendo em mente que uma venda com qualidade é geralmente maior do que uma venda de baixo custo, a margem de lucro tende a subir.
3 – Use as mídias sociais
As mídias sociais têm um poder infinito de divulgação e engajamento. Tanto para negócios online quanto para empresas locais, como postos de combustíveis. Uma excelente dica para alavancar as vendas em seu posto de combustíveis é aproveitar as mídias sociais para criar engajamento.
Você pode fazer isso de várias formas. Uma delas é criando promoções exclusivas para quem segue suas páginas. Também há a possibilidade de divulgar um novo produto ou serviço que acaba de chegar. Ou, ainda, criar discussões, enquetes, conversas, entre outros conteúdos que aproximam o cliente da sua marca, fazendo com que eles frequentem mais o seu posto.
4 – Tenha seu posto do mapa
Sim, estamos falando para você literalmente colocar seu posto no mapa. O Google Maps é onde grande parte dos clientes procuram por produtos ou serviços que precisam em determinado momento e, na maioria das vezes, procuram locais próximos que ofereçam o que procuram.
Para que seu posto de combustíveis apareça em uma pesquisa no Google Maps, é necessário cadastrá-lo no Google Meu Negócio. O processo é bastante simples e seu posto de combustíveis fica visível no mapa, para quando alguém precisar de seus serviços ou produtos, poder saber exatamente onde você está. Esta é uma ótima dica para alavancar as vendas em seu posto de combustíveis.
5 – Crie programas de fidelidade
Os programas de fidelidade fazem com que o cliente queira comprar mais itens e serviços com mais frequência. Isso porque quanto mais ele compra, mais pontos ganha. É tudo como um jogo de pontuação e recompensa.
Mais uma dica para alavancar as vendas em seu posto de combustíveis é criar programas de fidelidade que incentivem o cliente a comprar cada vez mais. Ofereça benefícios reais com as recompensas e observe o entusiasmo dos clientes em arrecadar cada vez mais pontos.
6 – Explore sua loja de conveniência
A pista de abastecimento e os serviços agregados não são os únicos que podem gerar vendas em seu posto de combustíveis. Uma dica para alavancar as vendas em seu posto é explorar o potencial de sua loja de conveniência.
A loja de conveniência é capaz não somente de atrair os clientes que estão passando pelo posto, mas também os que estão fora dele. Use as mídias sociais e outras formas de divulgação para promover a conveniência de ter os produtos certos vendidos em um local de fácil acesso para moradores próximos.
A ideia é promover a facilidade em encontrar esses produtos, muito mais do que os preços ou os benefícios dos mesmos. Os clientes já sabem que vão pagar mais caro e já conhecem os produtos. O que eles talvez ainda não saibam é que sua loja de conveniência tem tudo isso disponível.
7 – Faça promoções frequentemente
Não importa o público que seu posto de combustíveis atende. Uma coisa é certa. Onde há promoções com frequência, há mais movimento. Tente realizar ao menos uma promoção toda semana. Não precisa ser sempre a mesma coisa, mas é importante que o seu cliente veja que você está sempre fazendo promoções.
Esta é uma boa dica para alavancar as vendas em seu posto de combustíveis e também para atrair novos clientes que podem conhecer sua marca. Com o tempo, os clientes criam o hábito de visitar seu posto para saber qual é a promoção da semana e, quase sempre, aproveitar.
Promoções também são ótimas oportunidades para que o cliente finalmente leve para casa um item de desejo que estava querendo, ou ainda para comprar um kit de produtos completo, ou encher o tanque antes de viajar. Lembre-se das datas estratégicas e combine-as com as promoções certas.
E pronto. Seguindo essas dicas para alavancar as vendas em seu posto de combustíveis, você aumenta seu faturamento em pouco tempo e ainda promove mais o seu estabelecimento.
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