7 motivos para implementar um e-commerce em loja de auto peças

O comércio eletrônico no Brasil vem obtendo cada dia mais sucesso. São milhões de empresas presentes no ambiente virtual e novas surgindo todos os dias. Com a crescente demanda por atendimento online, as melhores marcas são atraídas a expandir seus horizontes.

Isso porque as vendas online já representam cerca de 50% das vendas em todo o território nacional, segundo a Criteo, empresa francesa atuante no Brasil que redireciona anúncios de acordo com os interesses dos usuários.

Com essa demanda cada vez maior, todos os segmentos estão entrando no ambiente online. O setor automotivo não fica de fora, com lojas de auto peças e outros segmentos atuando pela internet. Então, veja a seguir 7 motivos para implementar um e-commerce em loja de auto peças.

Por que implementar um e-commerce em minha loja de auto peças? 

1 – Crescente demanda 

A previsão é de que o aumento no faturamento de 2019 em relação ao ano anterior, seja de até 17,1% a mais. Isso representa uma arrecadação de até R$ 2,39 trilhões até dezembro de 2019. Não fica difícil imaginar a continuidade desse crescimento a partir de 2020.

Esse é o primeiro motivo para implementar um e-commerce em sua loja de auto peças. Aproveitar essa parcela da demanda e vender para mais clientes é o maior atrativo de quem pensa em crescimento acelerado.

2 – O próprio crescimento acelerado 

Com um e-commerce, o crescimento obtido por uma empresa supera facilmente as expectativas. Isso porque o e-commerce demanda pouco investimento, pouca mão-de-obra e gera alto retorno.

É claro que você terá trabalho com expedição, entregas, gerenciamento de estoque e cadeia de suprimentos, mas isso já não existia anteriormente de qualquer forma?

Basta ajustar sua força de trabalho para atender à demanda e gerenciar com sucesso o ambiente virtual. A lucratividade é alta e a empresa começa a obter crescimento de forma acelerada, já que investe bem menos do que fatura.

3 – Relevância da marca 

Conforme um e-commerce surge e começa a aparecer na internet, a relevância da marca aumenta. Isso não se reflete apenas no ambiente virtual, pois relevância de marca significa reputação de forma geral.

Um dos motivos para implementar um e-commerce em loja de auto peças é poder atrair clientes pela internet que acabam comprando na loja física e vice versa. Quando a relevância da sua marca é alta, o cliente a reconhece em qualquer lugar que a veja.

Assim, a notoriedade da marca avança, fazendo-se notável. Em outras palavras, sua loja de auto peças se torna mais conhecida, tendo uma imagem de empresa sólida e confiável.

4 – Alcance expandido 

Quando o gestor pensa em abrir uma nova filial da empresa, a principal ideia é explorar novos públicos, a fim de alcançar uma fatia antes inalcançável do mercado por causa da distância.

Pela internet, a barreira da distância não existe, contanto que a empresa possa oferecer o frete para todo o Brasil e, se desejar, para o mundo. Um bom motivo para implementar um e-commerce em uma loja de auto peças é a expansão do negócio para todo o alcance nacional.

Assim, sua loja de auto peças consegue atender clientes em todos os estados sem precisar ter uma filial presente lá. Você só precisa investir em um único centro de distribuição e pode atender clientes em todas as cidades do Brasil.

5 – Funcionamento 24 horas 

Imagine como seria bom se sua loja de auto peças pudesse vender independentemente do horário ou dia da semana. Mesmo sendo feriado, domingo ou madrugada, se um cliente quisesse comprar e sua loja estivesse aberta, você faria uma venda.

Com o e-commerce isso não é um sonho utópico, mas uma realidade. Sua loja de auto peças fica aberta 24 horas por dia para que os clientes possam comprar a qualquer momento que desejarem. Mais um bom motivo para implementar um e-commerce em sua loja de auto peças.

6 – Aproveitamento do marketing digital 

O marketing digital é o marketing feito pela internet. Quando esse marketing é feito para lojas físicas, ele é capaz de aumentar consideravelmente a procura e a prospecção de clientes. Entretanto, quando ele é feito para um e-commerce, é ainda melhor.

O marketing digital para e-commerce faz com que a loja online se torne autossuficiente. Isso quer dizer que ela passa a vender de forma independente da loja física, com seus próprios clientes, seu próprio público e de forma contínua e automática.

É como colocar em funcionamento uma máquina que vende automaticamente por você. Enquanto você cuida de questões mais importantes, como as finanças da sua empresa, por exemplo, seu e-commerce não para de vender.

O marketing digital traz resultados comprovados e, se for feito da forma correta, pode transformar sua empresa de forma a multiplicar o faturamento.

7 – Risco reduzido 

Este é o motivo que faltava para você implementar um e-commerce em sua loja de auto peças. O risco que você corre ao fazer tudo isso é muito reduzido, tornando-se praticamente inviável deixar de abrir um e-commerce pelos riscos.

Ao passo que a abertura de uma loja física acompanha diversos riscos, incluindo a falência da empresa caso as vendas não aconteçam, um e-commerce está respaldado pela loja física.

Na pior das hipóteses, você terá que testar diferentes estratégias digitais até encontrar uma que se adeque ao seu nicho de mercado, embora seja muito improvável que realmente precise fazer isso.

Geralmente, um e-commerce é capaz de se manter sozinho e, eventualmente, ultrapassar o faturamento da loja física.

Além disso, quaisquer mudanças organizacionais que precisem ser implementadas podem acontecer com muita facilidade, já que o ambiente online é fácil de manusear.

Em outras palavras, o trabalho que você tem com uma loja online não chega nem perto do trabalho que a loja física gera, assim como os riscos. Portanto, você tem aqui um dos melhores motivos para implementar um e-commerce em sua loja de auto peças.

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