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8 formas de pagamento no posto para oferecer e atrair clientes

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2020 foi o ano da disrupção financeira, ou seja, o que se entendia de formas de pagamento foi totalmente modificado. Novas opções surgiram ou se consolidaram ainda mais, elevando o poder de compra do consumidor, sua segurança e a possibilidade de ganhos maiores por parte das empresas.

Uma das mudanças observadas foi a utilização de tecnologia por aproximação, a chamada NFC (Near Field Communication, em português, comunicação por campo de proximidade. Um estudo realizado pela Visa ainda no final do ano passado apontava que o uso desse tipo de tecnologia triplicou. 

Esse tipo de pagamento está relacionado à digitalização das formas de pagamento, que agora pode acontecer diretamente via celular, relógios e até mesmo com os cartões que têm essa tecnologia permitida. 

Mas engana-se se você acha que esses meios de pagamento ficaram restritos aos shoppings e lojas de rua. Os postos de combustíveis não ficaram por fora dessa mudança. E não deveriam. O consumidor mudou a sua forma de consumo, portanto todos os locais de venda devem buscar inserir essas formas de pagamento, e isso inclui os postos.

Nesse blogpost, vamos falar sobre as principais formas de pagamento atuais do mercado:

  1. PIX
  2. Carteiras Digitais
  3. Cartões de Crédito e de Débito
  4.  Vouchers
  5. App de cashback 
  6. Dinheiro
  7. Pagamento a prazo 
  8. TEF e PDV Móvel

Continue a leitura e confira!

 Veja agora 8 formas de pagamento que você pode oferecer no seu posto

Por conta desse crescimento vertiginoso de novas possibilidades de pagamento, quanto mais formas de pagamento você trouxer para o seu posto de combustíveis, melhor para você. Dessa forma, você poderá trazer mais clientes, fidelizá-los e, como consequência, aumentar sua lucratividade.

Elencamos, a seguir, as formas de pagamentos que você deve aceitar no seu posto para se destacar no mercado diante dos concorrentes e da clientela.

1. Pix

O Pix foi lançado no final de 2020 e hoje já conta com mais de 92 milhões de usuários cadastrados, apenas Pessoa Física. Somente em junho de 2021, segundo dados do Banco Central do Brasil, foram realizadas mais de 600 milhões de transações via Pix, o que indica a força desse meio de pagamento.

A princípio, as transações eram realizadas em sua grande maioria entre Pessoa Física, mas as empresas começaram a perceber o valor do Pix e passaram a adotá-lo. Com isso, as transações entre Pessoa Física e Jurídica vêm aumentando mês a mês.

Um posto precisa passar a aceitar esse meio de pagamento para caminhar junto com o cliente nesse processo de digitalização das formas de pagamento. É possível, por exemplo, disponibilizar QR Codes para que o cliente possa “fazer seu Pix” e abastecer de forma rápida e mais segura.

2. Carteiras digitais

As carteiras digitais cresceram bastante no último ano. Os postos de combustíveis foram um dos grandes protagonistas que ajudaram nesse crescimento graças às parcerias dessas empresas com grandes distribuidoras. Um exemplo disso foi a parceria da AME Digital com os postos BR.

Estima-se que, até 2025, cerca de 4,4 bilhões de pessoas no mundo passem a utilizar carteiras digitais. Nesse contexto, 40% dos pagamentos realizados por esse canal deverão ser por meio de QR code, ou seja, fisicamente nos estabelecimentos.

Se a estimativa é positiva para o uso dessa forma de pagamento, seu posto deve buscar aderir ao modelo para não ficar atrás no mercado. Outras e-Wallets bastante populares hoje em dia também são a Iti, PagBank, PayPal e PicPay.

 3. Cartões de Crédito e de Débito

Claro que os cartões não podem ficar de fora dessa lista. Aceitar cartão de crédito ou débito, hoje em dia, é essencial para a sobrevivência de qualquer negócio, seja de qual porte ou segmento for. 

Um grande problema que acontece nos postos é que alguns ainda não oferecem a opção de crédito, o que impacta na atração de novos clientes.

Portanto, um posto deve sim atuar com cartões de crédito e débito, englobando todas as bandeiras possíveis para não atender apenas alguns clientes em detrimentos de outros. 

Mas, aceitar cartão exige alguns cuidados. Como as taxas cobradas pelas operadoras são flutuantes, é preciso adotar um processo bastante importante: a conciliação de cartões. Com esse processo, você consegue acompanhar e auditar todas as tarifas dos cartões e agir quando houver problemas na cobrança por parte das operadoras.

 4. Vouchers

Os vouchers, também conhecidos como vale-combustível, funcionam como cartões de crédito. No entanto, os valores são creditados pela empresa onde a pessoa trabalha. Apesar de ser uma prática comum, muitos são os postos que não aceitam ou não oferecem diversidade de cartões.

Logo, ao adotar um ou outro voucher, você acaba afastando potenciais clientes e reduzindo a sua lucratividade. Além disso, você diminui as chances de fidelizar clientes, já que clientes que recebem vouchers costumam “adotar” um posto e sempre abastecer nele.

5. App de cashback

Outra forma de pagamento que vem sendo descoberta pelos consumidores são os aplicativos que as próprias empresas oferecem como opção. Nos postos, isso é também possível.

Por exemplo, a Adaptive, em parceria com o Cibus desenvolveu o Adaptive Venda+, um aplicativo totalmente personalizável com a marca do seu posto, por meio do qual o cliente faz o pagamento do seu abastecimento e ainda ganha cashback.

Aplicativos assim, alinhados às novas demandas da tecnologia no mercado consumidor, fortalecem a marca, atraem e fidelizam clientes, aumentam a rentabilidade e permitem uma melhor gestão de todo o processo de venda. 

 6. Dinheiro

Claro que essa forma de pagamento não deveria faltar. Mesmo com um advento do uso de novas tecnologias de pagamento, o dinheiro ainda continua sendo a opção para muita gente. 

Uma pesquisa do Instituto Locomotiva aponta que o Brasil tem cerca de 34 milhões de desbancarizados, ou seja, pessoas que não possuem conta em banco ou não a movimentam com frequência. Portanto, muitas pessoas ainda carregam cédulas consigo.

7. Pagamento a prazo

Algo não muito comum nos postos é a oferta de pagamentos a prazo como uma forma de pagamento. Isso se deve por conta de, para muitos, o pagamento a prazo parecer algo complexo, o que pode prejudicar na gestão do faturamento da empresa. 

Com o software de gestão da Adaptive, postos de combustíveis têm a opção de utilizar o Portal do Cliente, uma solução pensada para o relacionamento entre postos e clientes frotistas.

Dessa forma, o posto consegue oferecer a opção de forma de pagamento a prazo, pois, ao acessar o Portal do Cliente, esse consumidor Pessoa Jurídica, pode ter o controle sobre todos os abastecimentos e acompanhar as parcelas em aberto.

8. TEF e PDV Móvel

Essas são opções que estão mais relacionadas ao modo como você lida com as formas de pagamento. O TEF e o PDV Móvel. Ambos são soluções tecnológicas que oferecem maior praticidade e segurança nas suas informações de venda, além de maior comodidade ao aos clientes.

Na Adaptive, o TEF SVBR é uma solução que reúne todas as bandeiras de cartões em um único ambiente. Assim, você amplia o seu leque de aceitação e consegue trazer mais clientes para o seu posto.

Além disso, vale citar que, com o TEF SVBR, o gestor centraliza todas as informações de venda em tempo real e provê mais segurança aos dados comerciais do posto. 

O PDV Móvel, por sua vez, é um dispositivo que garante maior celeridade ao seu posto no processo de vendas. Ele permite que o frentista disponibilize o pagamento do cliente direto do seu carro, sem a necessidade de ele se dirigir ao balcão.

O PDV Móvel já é integrado ao software de gestão. Portanto, as informações de venda vão direto para o sistema, gerando mais segurança e praticidade nos processos. 

Essas foram algumas opções de formas de pagamento indispensáveis para que os postos aceitem e fortaleçam seu caixa. Se você ainda não dota alguma delas, repense e não fique para trás. Clique aqui e conheça nossas soluções de automação de vendas! 

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