Você tem um posto de combustível? Que ações de marketing tem realizado em seu negócio? Muitos empresários ainda não entendem o poder que uma estratégia de marketing bem definida tem sobre seus resultados em venda e o nível de satisfação de seus funcionários e clientes. Muitos se perguntam: é realmente necessário fazer marketing para posto de combustível?
Houve uma época em que bastava se produzir um produto e colocá-lo à disposição do consumidor que seria vendido sem exigir maiores esforços. A concorrência entre empresas ainda não existia como a conhecemos hoje. Mas isso mudou!
Hoje, é muito difícil criar uma solução nova para os mesmos problemas. Cada vez mais, os produtos estão se tornando commodities, ou seja, são muito parecidos entre os diversos fabricantes.
Se tudo parece o mesmo, como fazer os clientes escolherem a sua empresa? É aí que o marketing entra na estratégia de diferenciação da sua marca a dos seus concorrentes.
Quer entender melhor como fazer marketing para posto de combustível? Continue lendo o artigo para conferir nossas dicas.
Promova o marketing boca-a-boca
Não é atoa que os especialistas dizem que o marketing boca-a-boca é um dos mais eficientes métodos para atrair novos clientes.
Você já pensou que seu público pode encontrar propagandas nos mais diversos meios de comunicação mas que nada passa tanta confiança do que alguém conhecido indicar um produto ou serviço? E o melhor: tudo isso acontece sem você gastar absolutamente nada.
Para fazer com as pessoas falem sobre o seu negócio e o recomendem a amigos e familiares, é preciso entregar além do que elas esperam. Ofereça produtos e serviços de qualidade e treine sua equipe para realizar um atendimento de excelência.
Impressione cada um que passar por seu posto para que, além de garantir que aquele cliente volte a frequentar seu estabelecimento, ele também o indique para as pessoas mais próximas.
Com a ajuda da tecnologia, você também pode promover o boca-a-boca através da Internet. O marketing digital abre grandes possibilidades com ações planejadas e direcionadas ao público que realmente tem o potencial para comprar de você.
A Internet é sua melhor amiga
Conforme citado, a Internet abre um mundo de caminhos para tornar seu negócio mais conhecido na região em que você atua. E tudo isso pode ser feito a um custo acessível e com uma precisão que não existe em anúncios de mídias como outdoors, jornais e revistas.
Afinal, como você pode saber quantas pessoas realmente viram sua promoção em um letreiro?
Nas plataformas de anúncios em redes sociais como o Facebook e Instagram, você programa campanhas de anúncios que aparecem apenas para quem mora no bairro em que seu posto se encontra, por exemplo. Você também consegue saber exatamente quantas pessoas interagiram com seu anúncio. Com esses dados, é possível refinar ainda mais sua estratégia para atrair clientes fiéis ao seu negócio.
Portanto, se você pretende investir em ações de marketing nas redes sociais, é hora de colocar a mão na massa. Se você ainda não o fez, crie um perfil da sua empresa nesses canais e os mantenha atualizados com novidades e conteúdos que seus clientes possam se interessar. De nada adianta criar uma página ou perfil em rede social e deixá-lo abandonado. A atualização precisa ser constante para que as pessoas continuem engajadas com sua marca.
Acompanhe seu cliente na jornada de compra
Uma empresa de ponta serve seu cliente desde o primeiro contato com o negócio até o pós-venda.
É por compreender que o cliente percorre esta jornada até finalmente tomar sua decisão de compra que muitas empresas estão investindo em marketing de conteúdo.
Oferecer conteúdo de qualidade pode ser a chave para atrair mais clientes ao seu negócio. Por meio de um blog, por exemplo, você pode dar dicas de manutenção de carros, informar sobre novas leis de trânsito e tudo que possa interessar o público que frequenta seu posto.
Com esta estratégia, você passa a fidelizar a audiência à sua marca. Assim, quando precisarem de uma lavagem ou troca de óleo, vão se lembrar primeiro da sua empresa e dar preferência aos seus serviços. Interessante, não é?
Percebeu como o marketing é o caminho para a profissionalização do seu posto?
A gestão do negócio passou a ser o fator competitivo que vai determinar a sobrevivência apenas dos postos que forem competentes em sua estratégia e se destacarem sobre os concorrentes.
Então, como você tem gerido seu negócio? Que ações de marketing tem implementado no posto e que resultados atingiu? Deixe seu comentário!
Não sabe por onde começar? Não se preocupe!
Deixe sua dúvida no box de comentários que vamos te ajudar 😀