Estamos cada vez mais reféns da tecnologia. Utilizamos smartphone diariamente e não vivemos sem uso da internet. Assim, usamos veículos pela facilidade de transporte, casas cheias de eletrodomésticos, entre outros. Logo, encontraremos a mesma necessidade no mundo corporativo. A automação comercial, por exemplo, facilita o dia a dia das empresas e traz diversos benefícios.
Dessa forma, vemos como a tecnologia facilita a rotina e nos permite ter mais controle sobre o uso do nosso tempo. Assim, já sabemos que o acesso a produtos e serviços está mais fácil do que nunca. Muitas lojas físicas, inclusive, expandem sua presença no mundo digital.
De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Automação para o Comércio (AFRAC), mais de 93% dos entrevistados na pesquisa Comércio Conectado da Nielsen já fizeram compras pelo meio digital. Assim, cerca de 30 mil pessoas com acesso à internet foram entrevistadas.
E como dar conta de tantos dados, vendas, produtos, clientes e outros processos empresariais? O sucesso das empresas está diretamente ligado à tecnologia de diferentes formas — seja por meio do varejo online ou da automação comercial, a qual representa a solução para otimizar todos os processos referentes à sua empresa.
Neste post você vai saber o que é e como funciona a automação comercial, vamos lá!
O que é automação comercial?
Em resumo, a automação comercial define-se como a otimização de processos manuais. Assim, isso acontece por meio da aplicação de métodos, ferramentas e elementos tecnológicos. Seu objetivo é melhorar a eficiência dos processos, fornecer informações confiáveis e aumentar a produtividade de maneira geral. Dessa forma, quais as vantagens?
- aumenta a produtividade;
- diferencial competitivo;
- qualidade ao satisfazer as necessidades dos clientes;
- aumento da performance da empresa;
- redução de despesas.
Como funciona a automação comercial?
A automação comercial não visa a substituição completa de homens por máquinas. Portanto, objetiva, na verdade, a integração de ambos — a qual, por sua vez, deve se realizar sob uma boa gestão. Assim, sua implementação acontece por meio de diferentes métodos, como o uso de máquinas operatrizes, outros tipos de equipamentos ou softwares de gestão.
Muitos empresários, por exemplo, ao perceberem que a automação comercial é necessária para a performance da firma, optam por softwares para automatizar os processos rotineiros de suas companhias. E como funciona?
Esses programas substituem o uso de papéis e planilhas e são conhecidos por facilitar o registro preciso de dados de diferentes setores da empresa, os quais podem ser acessados a qualquer hora com rapidez.
A partir dessa perspectiva, muitos gestores conseguem identificar problemas e tomar decisões estratégicas para resolvê-los. Além disso, conseguem pensar em soluções a longo prazo — baseando-se nos dados concretos fornecidos pelo software de gestão — para melhorar os rendimentos do negócio.
Há outras vantagens?
As vantagens podem ser classificadas em diretas (facilidade na visualização de dados, por exemplo) e indiretas (melhor atendimento aos clientes).
Confira outras vantagens:
- otimiza processos internos;
- otimização do tempo da equipe e do empreendedor;
- tomada de decisões estratégicas pelo gestor;
- economia de materiais;
- precificação justa de produtos;
- controle sobre as vendas;
- diminuição de erros;
- eficiência no setor operacional.
Por que optar por um software de gestão?
Um software de gestão empresarial online está diretamente ligado ao processo de automação comercial. É a tecnologia em sua máxima eficiência auxiliando o registro de dados precisos e otimizando os processos de diferentes setores.
Antes era necessário o uso de planilhas e de outros métodos para controlar as áreas:
- financeira;
- estoque;
- contas a pagar e a receber;
- cadastro de clientes, fornecedores e produtos;
- entre outros.
Hoje basta apenas utilizar um bom software de gestão, cujo sistema oferece todas essas funcionalidades e muitas outras. Pela facilidade e eficiência que agrega, é considerado um diferencial competitivo. Não é possível que uma empresa seja bem sucedida tendo os processos internos bagunçados, não é mesmo?
Imagine ser avisado previamente, por um programa de controle de estoque automatizado, sobre produtos que estão acabando? Isso influencia indiretamente o bom relacionamento com clientes, pois os produtos não faltarão no estoque e eles não terão que aguardar ou comprar de concorrentes.
Percebemos que investir em automação comercial deixou de ser apenas uma opção e tornou-se uma necessidade para as empresas que desejam se destacar e crescer no mercado.
Agora que você já sabe o que é e como funciona a automação comercial, o que acha de otimizar os processos de sua empresa utilizando um software de gestão empresarial eficiente? Conheça o Petros.
Fonte: Administradores.com.br