Uma das principais ações que o seu posto de combustíveis deve adotar para ser sempre rentável é identificar quem é seu público-alvo e, só a partir dele, empenhar esforços em comunicação e até em ofertas para atrair mais clientes e, é claro, vender mais.
O conceito de público-alvo contribui para organizar a estrutura dos objetivos da sua empresa. É conhecendo a fundo as características do seu cliente, como idade, hábitos de consumo, interesses e necessidades, que você conseguirá oferecer produtos e serviços que realmente façam sentido para ele.
E, então, quer saber mais? Continue a leitura e entenda tudo para identificar precisamente o público-alvo do seu posto de combustíveis.
6 dicas para identificar o público-alvo do seu posto
Para identificar com clareza quem é o público-alvo do seu posto de combustíveis, você precisa de uma série de informações sobre os seus clientes, como:
- gênero
- idade
- estado civil
- se tem filhos
- escolaridade
- profissão
- poder aquisitivo
- onde mora
- onde trabalha
- hábitos de consumo
- interesses
- necessidades
- dificuldades
Essas são apenas algumas características que é importante você levantar sobre os seus principais compradores.
“Mas por que saber tantos detalhes?”, você deve estar se perguntando. Com informações como essas, é possível você entender o comportamento do seu público e desenvolver estratégias, produtos e serviços que atendam a essas expectativas.
Conheça algumas dicas que podem te ajudar nessa tarefa.
1. Entenda a fundo a sua empresa
Antes de implementar ações para descobrir qual é o público-alvo do seu posto de combustíveis, é essencial compreender profundamente a sua empresa.
Isso quer dizer que é fundamental entender quais são os principais produtos e quais deles vendem mais, principalmente se você também tiver uma loja de conveniência. Também é preciso levantar quais são os serviços oferecidos pelo seu posto e quais são os objetivos de gestão que você tem com cada um deles.
2. Faça uma pesquisa de mercado
Para identificar o público-alvo do seu posto de combustíveis, também é necessário que você faça uma análise do mercado. Você tem acompanhado o que os seus concorrentes estão fazendo?
Para se manter competitivo, é fundamental fazer pesquisas, estudar e entender a fundo o seu mercado de atuação, identificando novidades, tendências e, inclusive, o que não é mais usado e que talvez você ainda mantenha no seu posto.
3. Faça uma pesquisa com os seus clientes
Se o seu posto de combustíveis já está há um tempo no mercado, é importante que você ouça o que o seu cliente tem a dizer. Mas não ouça apenas quem já compra de você com frequência. É preciso questionar quem pode vir a ser seu cliente fiel.
Por isso, promova uma pesquisa no seu posto de combustíveis, com perguntas que realmente levantem informações valiosas para você usar futuramente, tanto sobre o próprio cliente quanto sobre o que ele deseja no seu posto.
Mas é importante que, em troca das respostas dele, você ofereça alguma recompensa. Por exemplo, um desconto, a participação em um sorteio, um bônus ou algo do tipo.
O que vale é que o cliente entenda o quanto a participação dele nessa pesquisa será importante para garantir a melhoria dos produtos e serviços aos quais ele terá acesso no seu posto. Ou seja, o benefício será para ele mesmo.
4. Construa o seu cliente ideal
Depois que você tiver em mãos os resultados das suas pesquisas, é hora de construir o seu cliente ideal.
Mas o que isso significa?
O cliente ideal é uma espécie de personagem que você vai criar que reúne as principais características que você levantou sobre o seu público-alvo. É um cliente fictício que serve como um modelo para você mirar.
Por exemplo, ao planejar uma ação para o seu público-alvo, você poderá olhar para o seu cliente ideal e pensar:
- Com base nos interesses dele, o que ele gostaria de encontrar a mais no meu posto de combustíveis?
- Com base na rotina dele, o que eu posso oferecer em determinado horário do dia?
- Se ele está sempre atrasado, o que eu posso fazer para ter um atendimento mais ágil?
- Se ele passa no meu posto sempre ao sair do trabalho, o que posso oferecer a mais para ele comprar, como um lanche?
Sendo assim, esse personagem será um guia para você pensar em novidades e em como atendê-lo melhor. Quando se tem uma pessoa em mente, é mais fácil conseguir agradá-la, não é verdade?
5. Crie ofertas que atraiam o seu cliente ideal
Não adianta nada ter todo o trabalho de desenhar o seu cliente ideal se depois você não oferecer produtos e serviços efetivamente, que sejam pensados para atender às expectativas deles.
Então, aproveite todo esse planejamento e parta para a ação! Coloque em prática tudo aquilo que você estudou, sem receios. Afinal, você estará se baseando em dados reais e, não, em “achismos”. Então, com certeza, você terá resultados, atraindo mais clientes e vendendo mais.
6. Acompanhe métricas
Depois das ações implementadas, não pense que agora é só focar nesse cliente ideal para sempre. É normal esse perfil se modificar com o tempo.
Dessa forma, é fundamental que você faça verificações regulares para que o perfil do seu cliente ideal esteja sempre atualizado. Observe se está de acordo com os objetivos da sua empresa, com a satisfação dos seus clientes, com as necessidades do mercado e também com o trabalho dos seus concorrentes.
Crie métricas e acompanhe-as frequentemente para ter certeza de que as ações do seu posto de combustíveis estão seguindo o caminho certo.
A maneira mais simples de fazer esse acompanhamento é por meio de um sistema de gestão, principalmente se ele for especializado no seu negócio.
Tendo um sistema específico para postos de combustíveis, você tem uma visão mais ampla de tudo o que acontece na sua empresa, facilitando a tomada de decisões e a implementação de ações sempre com base em métricas.
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