Como usar campanhas para atrair mais clientes para sua loja de conveniência

Já comentamos aqui no blog como a loja de conveniência pode fazer toda a diferença no faturamento do seu posto de combustível. Se ela for bem aproveitada e receber uma boa parcela dos seus clientes, você observará um aumento expressivo nos lucros.

Entretanto, é preciso saber criar campanhas para atrair mais clientes para sua loja de conveniência, já que muitos clientes ficam apenas nas bombas de combustível e derivados.

Sua loja de conveniência deve usar campanhas para levar os clientes a conhecê-la e, uma vez que isso acontece, eles se tornam frequentadores mais assíduos. No post de hoje, vamos te mostrar como usar campanhas para favorecer sua loja de conveniência.

Criando campanhas para atrair mais clientes para sua loja de conveniência

Pré-requisitos

Antes de começar a criar as campanhas é necessário atender a alguns pré-requisitos que farão a diferença nos resultados. Uma boa campanha é baseada em informações e tem o suporte para funcionar. Veja a seguir alguns dos pré-requisitos que te darão uma boa base para criar campanhas para sua loja de conveniência.

1 – Entenda seu giro de estoque

Primeiramente, você precisa entender o que sua loja de conveniência mais vende e quais produtos geram maior lucratividade. É com base nesses produtos que você vai criar campanhas para atrair mais clientes para sua loja de conveniência.

Saiba se sua loja é mais forte em bebidas, aperitivos, utilidades, café, pães, doces, entre outros. Tudo deve estar listado do item mais vendido para o vigésimo (aproximadamente) menos vendido.

2 – Use as mídias sociais

Para negócios locais, as mídias sociais têm um grande poder de divulgação. Comece a utilizar as mídias sociais para interagir com a comunidade local. Você ainda não precisa fazer propagandas e campanhas, mas é importante interagir de uma forma descontraída e entender o que os clientes acham da sua loja de conveniência.

3 – Analise os resultados

Você só conseguirá criar boas campanhas quando for capaz de entender os resultados de suas ações anteriores. Por isso, analise o engajamento dos usuários nas mídias sociais, os resultados de campanhas e promoções feitas no passado, além da aceitação de um novo produto ou serviço.

4 – Conte com um bom software de gerenciamento

A melhor forma de entender e gerenciar tudo que se passa em sua empresa de modo geral é com um software de gestão. E deve ser um bom software, capaz de otimizar diversas funções e tarefas do dia a dia.

Algo importante que este tipo de ferramenta oferece é uma diversificada gama de relatórios. Com eles, você consegue, por exemplo, descobrir quais são seus 20 produtos mais vendidos com poucos cliques.

Criando as campanhas para atrair mais clientes para sua loja de conveniência

Agora, chegou a hora de pegar tudo o que você reuniu de informações e o suporte do seu software e das mídias sociais e transformar isso em boas campanhas.

1 – Explore os horários

Existem basicamente 3 horários em que sua loja de conveniência pode receber maior movimento:

  • Café da manhã;
  • Fim de tarde;
  • Início da noite.

Cada um desses horários atrai um tipo diferente de cliente que procura por um tipo diferente de produto. No café da manhã, são pães, frios e café. No fim de tarde, são doces, café, pães e frios. Já no início da noite, são geralmente mais bebidas e aperitivos.

Anuncie promoções específicas desses produtos dentro de seus horários de maior saída, incluindo pelo menos 1 item entre os seus 20 mais vendidos.

2 – Promoções nos fins de semana

Outra boa maneira de usar campanhas para atrair mais clientes para sua loja de conveniência é com promoções aos fins de semana, quando mais pessoas estiverem abastecendo seus veículos.

Muitos dos clientes que acabam conhecendo sua loja de conveniência no fim de semana retornam durante a semana para comprar novamente.

3 – Vale desconto

O vale desconto é uma ótima campanha para atrair mais clientes para sua loja de conveniência. Você pode fazer isso de duas formas diferentes:

  • Envie um código de desconto por e-mail para seus clientes, para que eles utilizem em qualquer compra na loja de conveniência;
  • Entregue um vale desconto ao cliente que finalizar uma compra acima de determinado valor. O desconto pode ser utilizado na próxima compra.

4 – Compre e ganhe

Assim como a anterior, essa campanha para atrair clientes para sua loja de conveniência também pode ser feita de duas formas diferentes.

Você pode dar um produto da sua loja de conveniência de brinde ao cliente que encher o tanque, ou pode oferecer um percentual de desconto de acordo com o valor que o cliente gastar entre abastecimento, troca de óleo e outros serviços.

O importante é sempre direcionar o cliente à loja de conveniência para que ele possa aproveitar o desconto no ato.

5 – Periféricos

Existem periféricos que você pode utilizar como campanhas para atrair mais clientes para sua loja de conveniência. Não são exatamente campanhas, mas funcionam e acabam atraindo clientes pelo simples fato de estarem lá.

Como exemplo, podemos citar dois que são bem conhecidos: o caixa eletrônico 24h e a recarga de celular.

Ambos são periféricos que você pode utilizar em sua loja de conveniência para enaltecer justamente a conveniência. O cliente não precisa sair do seu posto para recarregar o celular, nem para sacar dinheiro se precisar.

Assim, ele acaba conhecendo sua loja de conveniência e provavelmente comprará algo de lá. Futuramente, quando precisar de um produto que você oferece, ele se lembrará da sua loja.

Aproveitar as oportunidades é a chave para criar campanhas para atrair mais clientes para sua loja de conveniência, mas como dito anteriormente, é essencial ter um software de gestão empresarial que seja capaz de lidar com todas essas campanhas.

O Petros é um software especializado na gestão de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Ele conta com inúmeras funções que otimizam diversos processos e tornam tudo mais fácil e mais rápido para você e sua equipe.

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