O que é MDF-e: Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais

O dia-a-dia das empresas que trabalham no setor de logística já é bastante complexo. Além de lidar com prazos apertados, manuseio de diferentes tipos de produtos e o trânsito em si, que não é algo fácil, também há uma pilha de documentos a serem administrados.

Pensando em simplificar pelo menos uma parte do trabalho no que diz respeito aos documentos, surgiu o MFD-e, ou Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais. Este é um documento emitido eletronicamente que reúne diversas informações sobre a carga.

Se você quer entender o que é o MDF-e e como ele deve ser utilizado, continue a leitura, pois explicaremos tudo com detalhes para acabar com qualquer dúvida.

 

O que é MDF-e, o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais? 

O MDF-e surgiu como uma alternativa ao antigo Manifesto de Carga Modelo 25. Trata-se de um documento emitido eletronicamente que contém todas as informações sobre a carga, sobre o veículo que a está transportando, o trajeto e o motorista.

Apesar de ser emitido e armazenado eletronicamente, ainda se faz obrigatória a impressão do documento auxiliar, conhecido como DAMDFE.

O MDF-e foi instituído em 2010, mas passou a ser obrigatório somente em 2014. O documento tem abrangência em todo o território nacional e deve ser emitido sempre que há o transporte de cargas ou mercadorias.

Para autorizar a emissão, é necessário possuir assinatura eletrônica. Quem faz a autorização é a SEFAZ, a partir da qual o documento passa a ter validade.

Além de simplificar o trabalho em relação ao documento emitido fisicamente, o MDF-e também reúne informações de outros documentos, como NF-e e CT-e.

 

Para que serve o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais? 

A modernização da burocracia é um movimento extremamente importante para todas as empresas no Brasil. O MDF-e faz parte desse processo evolutivo, trazendo benefícios e vantagens em relação ao processo anterior. Um dos benefícios é a agilidade ao padronizar todas as informações essenciais em um único documento.

Entretanto, o MDF-e também serve para outros fins, como:

  • Permitir o rastreamento da carga durante sua circulação;
  • Identificar o responsável pelo transporte em cada etapa do processo;
  • Consolidar as informações da NF-e e do CT-e;
  • Agilizar o registro em lote de documentos fiscais em trânsito;
  • Registrar alterações das unidades de transporte ou de cargas e seus condutores;
  • Registrar o momento de início e fim do transporte.

Assim, conclui-se que este é não apenas um documento indispensável a qualquer atividade de transporte de mercadorias no país, mas também uma ótima ferramenta para auxiliar na otimização operacional e administrativa desse transporte.

 

Quais são os eventos de um Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais? 

O processo de emissão e operação utilizando o MFD-e pode acompanhar a ocorrência de alguns eventos. É de suma importância que você entenda o que cada um desses eventos significa, pois eles fazem parte da rotina operacional e administrativa e devem ser atendidos de acordo. Veja abaixo os principais eventos que podem ocorrer no MDF-e.

 

Autorização 

Autorização é o evento no qual a SEFAZ autoriza o uso do MDF-e. Para que ocorra a autorização, o procedimento envolve a conferência de alguns aspectos, como autoria, layout, numeração e assinatura do emitente. A SEFAZ não se responsabiliza pelo conteúdo declarado no MDF-e.

Se for detectado algum erro, problema com a assinatura digital, formato do campo ou numeração, o MDF-e será rejeitado. Nestes casos, a rejeição traz a informação de um código de erro. Nos casos de rejeição, o documento não é gravado no banco de dados do ambiente autorizador, e deverá ser emitido novamente e submetido a avaliação.

 

Encerramento 

O evento de encerramento enviado à SEFAZ é o que confirma a entrega da mercadoria com sucesso. Após a entrega ao destinatário, é enviado um informe à SEFAZ e, somente após o encerramento do documento é que pode ser gerado um novo MDF-e.

Portanto, deve-se lembrar de sempre encerrar o MDF-e, ou o veículo ficará impedido de realizar novos transportes. No caso de ocorrer alguma alteração na carga ou no veículo durante a rota, o MDF-e deve ser encerrado e emitido novamente antes de continuar o transporte.

Cancelamento 

É possível efetuar o cancelamento do MDF-e, caso necessário. Porém, isso só pode ser feito após a autorização do documento pela SEFAZ e antes do veículo sair para transporte. Existe um prazo de até 24 horas para que seja realizado o cancelamento do documento, desde que todos os requisitos estejam presentes.

Registro de passagem 

Ao longo do trajeto, o veículo pode passar em postos de fiscalização. Quando isso acontece, é gerado um registro de passagem no MDF-e, e também na NF-e e no CT-e relacionados à mercadoria transportada.

 

Inclusão de motorista ou condutor

Se, durante o transporte da mercadoria, houver a troca ou a inclusão de um motorista ou condutor, é de responsabilidade do emitente registrar um evento no MDF-e informando sobre essa situação.

 

Qual a importância de utilizar o MDF-e? 

Utilizar o MDF-e é importante para que a empresa se mantenha na conformidade com o Fisco. O crescimento de qualquer empresa depende da saúde fiscal e financeira da mesma e, deixar de atender a requisições da SEFAZ é um grande impedimento.

Mas, além disso, a utilização do MDF-e ainda traz vantagens, especialmente no processo de fiscalização. Sempre que a mercadoria precisar ser fiscalizada, o veículo ficará menos tempo parado no posto fiscalizatório, já que as informações serão conferidas através de um código de barras.

 

Como emitir o MDF-e? 

A emissão do MDF-e deve ser realizada em operações interestaduais e, em alguns estados, em operações intermunicipais. São esses estados: o Paraná, o Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

Para efetuar a emissão do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais, você precisa ter em mãos algumas informações:

  • Dados do CT-e ou NF-e das mercadorias;
  • Dados do motorista ou condutor;
  • Dados do veículo que realizará o transporte;
  • UF por onde passará o percurso ou rota;
  • Dados do seguro do veículo;
  • Averbação.

Com esses dados, basta utilizar um software que possua uma interface para emissão do MDF-e e preencher os campos necessários. É neste ponto que muitas transportadoras encontram dificuldades.

O RZ Business oferece uma interface descomplicada e clara para que você consiga emitir o MDF-e sem esforço algum. Além disso, ele ainda conta com diversas funções que otimizam a operação em vários setores da sua empresa, como expedição, estoque, financeiro, compras, atendimento, entre outros.

Peça já a sua demonstração gratuita do RZ Business e entenda tudo o que ele é capaz de fazer pela sua empresa, além de emitir o MDF-e.

 

Compartilhe

Veja também

Quem está apenas de passagem não se dá conta da complexidade que um posto de

Para os clientes, um dos maiores problemas que pode interferir no funcionamento de um posto

Já imaginou receber multa ou ter o alvará de funcionamento cassado por conta de meras

Para não ter prejuízos, um posto de combustível precisa ter um controle de estoque muito

Fale conosco

Camada