Segundo dados do Ebit|Nielsen, a Black Friday é a data sazonal mais importante do comércio eletrônico, passando a vender, em 2 dias do ano, 5% do faturamento total do e-commerce no país.
Para este ano, a Fecomércio-SP prevê aumento de até 3% nas vendas do comércio varejista em relação ao mesmo período do ano passado – impulsionado, principalmente, por supermercados e materiais de construção. Em um ano adverso como o de 2020, os dados são animadores.
Por isso, vale a pena participar da Black Friday, mesmo para vendas B2B. Afinal, uma oportunidade de boas compras é algo ótimo não só para o consumidor final, mas para as empresas também.
Esta pode ser uma oportunidade de vender mais para negócios que esperam realizar compras e adquirir serviços com a aproximação do fim do ano e a possibilidade de reaquecimento do mercado.
Nas vendas B2B, também há Black Friday?
Todos os modelos de negócios podem se beneficiar da data, inclusive com vendas B2B. O importante é aproveitar o bom momento adaptando a estratégia para o tipo de cliente, ou seja, o público empresarial.
Esta é uma oportunidade imperdível para melhorar as vendas, atrair novos clientes, fidelizar empresas e melhorar a relação com compradores frequentes. E, independentemente do público-alvo, todos estão em busca de boas ofertas. Assim, não há por que não se beneficiar da Black Friday.
Além disso, o varejo aquecido também esquenta as relações de vendas entre empresas. Com o aumento da demanda do consumidor final, praticamente todos os tipos de negócios são impactados positivamente.
As empresas fornecedoras de insumos e serviços se beneficiam no momento de abastecimento de estoques de empresas, e até mesmo aquelas que fornecem tecnologia podem impulsionar as parcerias comerciais vendendo programas e soluções, cada vez mais procuradas em um mundo mais conectado e ágil.
Como fazer uma campanha de Black Friday nas vendas B2B?
Com as estratégias de Black Friday adaptadas para as vendas B2B, é possível fazer uma campanha de sucesso para fechar mais negócios, superar as expectativas e se destacar diante da concorrência.
O relacionamento entre empresas é diferente daquele entre empresas e consumidor final. As vendas B2B muitas vezes exigem mais tempo de negociação e, por isso, não acontecem com tanta rapidez.
Por isso, é preciso planejar com cuidado quais serão os benefícios oferecidos para os clientes mais antigos, os que estão com o contrato perto de encerrar ou não compram da sua empresa há algum tempo, e, ainda, aqueles que estão na fase de prospecção.
De qualquer maneira, a Black Friday é um ótimo momento para entrar em contato com todos esses públicos, até mesmo como um elemento para surpreender os clientes que não estavam esperando nenhum tipo de ação diferenciada neste período.
A seguir, conheça as principais estratégias de uma campanha de Black Friday para as vendas B2B.
Negociação rápida
A grande sacada da Black Friday é a ideia de oportunidade única, que exige um comportamento de urgência. O cliente precisa entender que é preciso agir rápido, porque o benefício é oferecido por tempo limitado.
- Utilize o elemento “tempo”: oferta ou benefício disponível por apenas 24 horas, por exemplo, ou o período que estiver mais de acordo com o seu público-alvo.
- Use o elemento “disponibilidade”: “últimas unidades” ou “últimas vagas”, por exemplo.
- Faça uso do elemento “exclusividade”: descontos exclusivos para clientes novos ou condições diferenciadas para clientes antigos.
Comunicação certeira
Aproveite a Black Friday para dar aquele empurrão nas prospecções. Empresas indecisas podem finalmente fechar o negócio se melhores condições ou promoções forem apresentadas.
Uma ação inesperada para vendas B2B, já que a Black Friday é mais utilizada pelo varejo, pode ajudar a sua empresa a fechar mais negócios. É um momento para ganhar visibilidade.
Aliás, empresas podem estar mais propensas a fechar negócios com fornecedores que possuem canais de comunicação que trazem interações rápidas e ágeis, como e-commerce, site e chats em tempo real, além do e-mail.
Condições especiais
As vendas B2B na Black Friday não precisam oferecer, necessariamente, descontos.
Por exemplo, é possível ofertar um maior número de parcelas, prazo de pagamento estendido, redução no valor mínimo de compra ou frete com valor reduzido ou grátis.
Essas condições podem ser a peça final para fechar negócio com clientes novos.
Demonstração do serviço
Mais uma opção que não envolve um desconto, mas sim uma oportunidade de uma empresa conhecer serviços que ainda não utiliza. Ofereça uma demonstração gratuita para que o cliente conheça melhor o que você tem a oferecer.
Time e logística
A Black Friday exige um foco total das equipes, já que é uma grande oportunidade para realizar vendas e fechar o ano da melhor maneira possível.
Defina times que irão participar da campanha e aqueles que estarão de plantão para atendimento e prospecção.
Todos devem estar alinhados de acordo com o planejamento pré-estabelecido para a otimização de resultados.
Os prazos de entrega também precisam ser cumpridos, mesmo se o volume de vendas for alto. É importante negociar com o operador logístico com antecedência, para que tudo seja entregue de acordo com o esperado, se for o caso.
O planejamento deve ser detalhado e certeiro. Mas, se todas as estratégias forem bem elaboradas e executadas corretamente, as vendas B2B só tem a se beneficiar com a Black Friday. Para mais dicas como essa, siga a Razem no Facebook, Instagram, Linkedin ou Youtube e fique ligado!