fbpx

Conheça 5 benefícios de um ERP para e-commerce

Conheça 5 benefícios de um ERP para e-commerce

Entre as diversas transformações que a pandemia trouxe para o mundo dos negócios está o crescimento acelerado do e-commerce. Os números falam por si. Um estudo realizado pela Mastercard SpendingPulse mostrou que o comércio eletrônico cresceu, em 2020, 75% em relação ao ano anterior. Esse novo comportamento exige, é claro, novas medidas, e entre elas está considerar um ERP para e-commerce para não se perder na gestão do negócio.

A necessidade de se adotar um ERP para loja virtual não é passageira. Como as pessoas se deram conta de que é simples, prático e seguro comprar pela internet, esse comportamento tende a se manter em 2021 e nos anos subsequentes, o que exige uma gestão bem-feita e otimizada.

De acordo com um estudo da XP Investimentos, é esperado que o comércio eletrônico brasileiro tenha um crescimento de 32% neste ano. Ou seja, ainda em patamares bem mais altos que aqueles antes da pandemia

A partir dessa perspectiva, você deve estar se perguntando quais os benefícios de ter um ERP para e-commerce. Continue lendo este post e descubra!

 

Por que você deveria investir em um ERP para e-commerce

Como já relatamos, o e-commerce cresceu bastante no último ano e não pretende parar por aí. Nesse contexto, lojas virtuais tiveram toda a sua capacidade de atendimento extrapolada, e empresas que antes estavam apenas no meio físico tiveram que adotar o meio digital.

Diante dessa situação, fazer a gestão de tudo que envolve a venda on-line é essencial. Estamos falando aqui de compensação financeira, atendimento às normas fiscais, relacionamento com o cliente, controle de estoque, processos logísticos e muito mais.

E onde tudo isso pode ser feito? Em um software de gestão integrado, um ERP. De forma geral, é ele que vai integrar, em um único ambiente, dados e informações de todas as rotinas dos setores que fazem parte da sua empresa.

Dessa forma, você consegue gerenciar todos os processos e fica ciente de todas as movimentações ocorridas e dos possíveis gargalos que possam aparecer no decorrer dos processos.

Um sistema de gestão é essencial principalmente quando você também atua com loja física, afinal, é preciso monitorar a performance de vendas de ambos os locais para ter uma melhor gestão sobre o negócio.

A seguir, elencamos alguns benefícios de se adotar um ERP para e-commerce.

 

 1. Gestão de estoque detalhada

O ganho que você consegue observar logo no começo ao adotar um ERP é a melhor gestão de estoque do seu negócio. Isso acontece porque o sistema consegue fornecer dados mais assertivos sobre esse aspecto e fornecer informações mais claras para a tomada de decisão.

Com o sistema ERP, você tem todas as atividades do seu estoque integradas, ou seja, compra de matéria-prima, entregas de produtos, cotações de fretes, inventário, tudo fica registrado no mesmo ambiente.

Além disso, você consegue ter um acompanhamento mais assertivo do controle do estoque, evitando compras desnecessárias e acúmulo de produtos parados. Quem atua no varejo sabe que produto parado significa dinheiro parado também.

Da mesma forma, a gestão de estoque via ERP permite conhecer melhor o giro de estoque, o lead time do fornecedor, bem como o estoque mínimo necessário para a oferta aos clientes. Tudo isso é demonstrado em relatórios que são gerados e disponibilizados ao gestor e demais interessados diariamente.

 

2. Integração com marketplaces

Atualmente, atuar no comércio eletrônico apenas por uma loja virtual própria não é suficiente, afinal a oferta de produtos e a concorrência crescem diariamente. Por isso, os marketplaces se popularizaram e se tornaram a saída para muitos empresários.

Eles são uma espécie de shopping virtual, nos quais diversas empresas utilizam a mesma plataforma para disponibilizar seus produtos. Podemos citar entre os mais famosos: MercadoLivre, Amazon, Magalu, Via Varejo (Casas Bahia e Pontofrio) e B2W (Americanas, Submarino e Shoptime).

Um ERP para e-commerce deve ter uma integração com as plataformas de marketplace para que seja possível realizar a gestão dos processos que envolvem esse modelo de negócio.

Controle de estoque disponível para determinado site, comissionamento da empresa e emissão de relatórios financeiros e gerenciais são alguns desses processos.

 

3. Gestão financeira completa

Se você quiser um relatório financeiro completo para a sua loja virtual, terá que optar por um ERP.

Fazer a gestão financeira da empresa é mais que observar o fluxo de caixa. É preciso também considerar as despesas administrativas fixas e variáveis, os custos da operação, os impostos e outras tarefas que, em muitos casos, são negligenciadas.

Um ERP para e-commerce é a saída para quem se preocupa com a gestão financeira do negócio como um todo e busca mais que apenas conferir quanto se vendeu e quanto se gastou.

Por exemplo, somente um sistema de gestão integrado poderá fornecer ao gestor um DRE detalhado, dados concretos do fluxo de caixa, quantidade de contas a pagar e a receber em aberto ou liquidadas, o status de cada centro de custo, entre outras informações extremamente importantes para a saúde financeira de qualquer empresa.

 

4. Aumento de produtividade e eliminação de erros

Uma empresa que adota um software de gestão quer ter ganhos, e um deles diz respeito à produtividade de sua equipe. Um ERP para e-commerce também traz esse benefício por conta da sua característica de integração.

Como muitos processos são automatizados, o envolvimento das pessoas é reduzido ou até mesmo eliminado. Dessa forma, elas não precisam mais atuar com o manuseio de dados.

Em um contexto sem ERP, os colaboradores precisariam cadastrar informações de valores, estoque, detalhes de cada produto individualmente na plataforma. Com a integração, toda essa etapa é feita de forma automática por meio da comunicação entre a loja virtual e o sistema.

Consequentemente, as chances de produtos serem castrados com erro ou de informações de venda e estoque serem tratadas de forma errada é praticamente nula.

 

Conheça 5 benefícios de um ERP para e-commerce

 

5. Visão 360º e apoio à tomada de decisão

Costumamos dizer que um sistema de gestão integrado oferece uma noção mais ampla da empresa, pois reúne informações importantes em um só ambiente e permite o acesso a essas informações de forma clara e objetiva.

Quando se utiliza um ERP para e-commerce, a história não é diferente. Com ele, o gestor consegue ter a real noção do que se passa na sua empresa: o fluxo de vendas, a quantidade de boletos pagos ou de transações em cartão recebidas, os níveis de estoque e muito mais.

A partir dessa visão ampla e de posse dessas informações, o gestor pode tomar decisões de forma mais estratégica e assertiva. Assim, você contribui com o crescimento do negócio e seu desenvolvimento diante do mercado cada vez mais competitivo. 

 

Conheça o RZ Business, a melhor opção de ERP para e-commerce

O RZ Business, software de gestão desenvolvido pela Razem, conta com um módulo adicional no sistema específico para integração com a sua loja virtual.

Assim, ao fazer uma venda no ambiente virtual, ela é automaticamente computada no ERP.

Essa característica evita que seus colaboradores precisem cadastrar todos os produtos na loja virtual e dar baixa no sistema sempre que algo for vendido no on-line.

Dessa forma, você ganha mais agilidade nas rotinas administrativas, tem maior confiabilidade nas informações que são disponibilizadas, automatiza tarefas antes realizadas manualmente e mitiga a chance de falhas humanas.

Para entender melhor como tudo isso funciona, você pode solicitar uma demonstração gratuita do nosso ERP e do módulo de integração de e-commerce no RZ Business. Basta clicar aqui para começar a ter mais agilidade e inovação na sua empresa. 

Fique por dentro das últimas novidades sobre gestão empresarial! 

Assine a newsletter do blog Adaptive e receba conteúdos novos toda semana diretamente no seu e-mail!

Temos soluções para diferentes necessidades.

Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!