Como o sistema ERP da Adaptive aumentou 70% os lucros da Soton Farma

Soton Farma

Muitas empresas ainda encontram bastante dificuldade e insegurança na hora de contratar um sistema de gestão. Isso acontece porque existem ainda muitas objeções sobre a real eficiência de um sistema ERP. Mas, com a escolha certa, os resultados podem ser surpreendentes, como o foram os da Soton Farma. 

Neste post, você vai conhecer a história da Soton Farma, grande distribuidora mineira de produtos farmacêuticos com mais de 4.500 clientes, e entender como o nosso sistema de gestão auxiliou o aumento dos lucros da empresa em até 70%.  

Confira!

Soton Farma e Adaptive Business: o início da parceria

A parceria teve início em 2018, quando os gestores da Soton Farma estavam buscando no mercado o melhor sistema de gestão para acompanhar o crescimento da empresa, já que a ferramenta que estavam utilizando não atendia mais às expectativas. 

O Adaptive Business não foi a primeira opção. É isso mesmo. Afinal, são muitas as alternativas no mercado.

A distribuidora já tinha, inclusive, fechado negócio com uma grande empresa de softwares brasileira, com a certeza de que seria a melhor escolha. 

Porém, como tomar essa decisão é um passo muito importante para uma empresa, a Soton Farma resolveu avaliar mais uma última possibilidade: o sistema de gestão da Adaptive. 

Depois de conhecer o sistema como um todo, mudaram de ideia por completo e voltaram atrás na decisão pela grande empresa.

“A escolha começou pelo atendimento diferenciado e personalizado. Além disso, o Wesley Toledo, vendedor executivo da Adaptive, apresentou um grande conhecimento sobre a ferramenta e pude ter a certeza de que o Adaptive Business tinha o que precisávamos, além de um melhor custo-benefício para nós”, afirma Anderson Vinhal, co-fundador da empresa.  

Como o Adaptive Business aumentou os lucros da Soton Farma 

Para a escolha de um sistema ERP ideal para o negócio, foi importante um conhecimento do próprio momento e do contexto da empresa. A Soton Farma já investia no seu crescimento, não só adquirindo novas ferramentas de tecnologia, mas também em força de vendas e mais espaço físico. 

Assim, a escolha, a troca e a implantação do nosso ERP foram facilitadas pela gestão madura da distribuidora. 

A proposta como resultado da parceria com a Adaptive era de um crescimento de 60% dos lucros da empresa. Por isso, o alcance de 70% foi um resultado ainda maior do que o esperado. 

“O aumento da lucratividade era esperado com o Adaptive Business. Mesmo assim, sair da zona de conforto traz impacto, mas estávamos bem focados em conhecer o sistema para que funcionasse na prática. É preciso dedicação, boa gestão, estrutura e maturidade”, afirma Vinhal. 

Além disso, a distribuidora investiu no treinamento da equipe. Assim, os funcionários internos foram preparados para usar o sistema.

Como consequência, a equipe possuía bastante conhecimento sobre as funcionalidades do sistema de gestão e como elas poderiam trazer os melhores resultados para a empresa.

Vale ressaltar que o resultado significativo não aconteceu por causa do tamanho da empresa, mas veio a partir de sua gestão inteligente e consolidada. 

Dessa maneira, devemos acrescentar, é possível escolher um sistema ERP desenvolvido para atender às necessidades da empresa, com os módulos e funcionalidades que possam ser adaptados para o tipo e tamanho do negócio. 

A seguir, confira quais foram as principais funcionalidades e serviços do sistema de gestão da Adaptive que conquistaram a Soton Farma.

Principais funcionalidades do sistema ERP da Adaptive para distribuidoras

A Soton identificou que o sistema de gestão da Adaptive oferecia o conjunto de funcionalidades e a automatização dos processos que mais se adequavam às necessidades da empresa. 

Por exemplo, a distribuidora procurava um sistema que permitisse integração eficiente com outras ferramentas de tecnologia, como o e-commerce. 

Além disso, outro objetivo importante era automatização dos processos comerciais e aumentar a velocidade de obtenção de informações para negociação com clientes e tomada de decisão. 

Ainda, o Adaptive Mobile, aplicativo de Força de Vendas, era imprescindível, já que a Soton tem dezenas de representantes comerciais, além de televendas. 

“A gente precisava de um sistema de gestão dinâmico e que fizesse e facilitasse a integração com outros sistemas. Encontramos isso no Adaptive Business”, diz Vinhal.

Abaixo, confira as principais funcionalidades e serviços do sistema de gestão da Adaptive que auxiliaram a Soton a aumentar sua lucratividade:

  • Atendimento próximo e personalizado durante a venda e no pós-venda;
  • Facilidade de implantação;
  • Facilidade de integração com outros sistemas;
  • Gama de funcionalidades específicas para o tipo de negócio, como o app de Força de Vendas;
  • Melhor custo-benefício

Mais do que isso, Anderson Vinhal também deu dicas e destacou algumas ações indispensáveis para que uma empresa se adapte a um sistema de gestão:

  • Acreditar na parceria;
  • Ter um processo de gestão consolidado;
  • Treinamento da equipe para uso do sistema de gestão.

A parceria da Adaptive com a Soton Farma mostra que a utilização de um sistema ERP adequado faz toda a diferença no crescimento de uma empresa. 

A escolha pode deixar muitos gestores inseguros, mas com uma boa gestão consolidada e total conhecimento das necessidades do negócio, é possível fazer a opção certa.

Fale com um de nossos especialistas para conhecer o sistema com uma demonstração gratuita!

Compartilhe

Veja também

Quem está apenas de passagem não se dá conta da complexidade que um posto de

Para os clientes, um dos maiores problemas que pode interferir no funcionamento de um posto

Já imaginou receber multa ou ter o alvará de funcionamento cassado por conta de meras

Para não ter prejuízos, um posto de combustível precisa ter um controle de estoque muito

Fale conosco

Camada