Ao mesmo tempo em que pode parecer impossível lidar com tantas necessidades quando o assunto é saber como administrar uma empresa, também é recompensador ver o impacto que um negócio pode ter a uma série de stakeholders.
Felizmente a tecnologia é um dos fatores que podem nos apoiar no desafio de administrar uma empresa.
Mas, antes de apresentar os benefícios que a tecnologia trouxe para administração de empresas, é importante considerar: qual o porte do seu negócio? Esta informação impacta diretamente no regime tributário para regularização do negócio que, certamente, demandará uma tecnologia alinhada às exigências legais.
Assim, esta pergunta, que pode parecer meramente técnica, também tem o objetivo de entender:
- qual é o seu momento profissional;
- quais são as suas aspirações de carreira e
- quais metas a sua organização pretende alcançar.
Afinal, a tecnologia está a nosso favor para facilitar o caminho até aos nossos objetivos e, portanto, eles devem estar claros desde a partida. Tenha eles em mente e boa leitura!
Como os portes de negócio se diferenciam na administração de uma empresa?
Os portes de negócio podem ser classificados em quatro categorias: microempresa, pequena empresa, empresa de médio e de grande porte. Cada uma dessas categorias tem suas próprias características e desafios únicos na administração de uma empresa.
Diante disso, abaixo, vamos explicar melhor sobre cada uma, citando a lei que as regulam, receita anual e mais detalhes importantes.
Microempresas
Geralmente são pequenas em termos de funcionários e faturamento. A administração das microempresas segue a Lei nº. 123/2006 ou Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que define que o microempreendedor individual (MEI) deve ter receita inferior a R$81 mil/ano e a microempresa (ME) tem receita anual de R$360 mil.
Pequenas empresas
Estas têm um tamanho um pouco maior do que as microempresas, com um número maior de funcionários e de faturamento. Elas também são regidas pela Lei nº123/2006 e sua receita anual deve ser entre R$360 mil e R$4.8 milhões.
Além disso, este tipo de empresa tem uma estrutura organizacional mais complexa e pode precisar de uma administração mais formal.
Empresas de médio porte
Contam com 50 a 99 colaboradores (para comércio e serviços) e 100 a 499 funcionários (para indústria). O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) designa que a Receita Operacional Bruta (ROB) deve ser maior que R$ 4,8 milhões e menor ou igual a R$ 300 milhões.
Ainda, elas tendem a ter uma estrutura organizacional complexa e precisam de uma administração formal, com diversas camadas de gerenciamento e uma divisão clara de responsabilidades.
Empresas de grande porte
Aquelas com faturamento anual superior a R$ 300 milhões. A administração é realizada por níveis, desde a diretoria até a operação, seguindo uma estrutura organizada e definida por organograma.
Assim, quanto maior o porte de uma empresa, mais complexa será a sua administração.
Isso significa que as empresas de médio e grande porte podem enfrentar desafios maiores na hora de gerenciar seus negócios e tomar decisões estratégicas. No entanto, elas também têm mais recursos e mais flexibilidade para enfrentar esses desafios e garantir o sucesso a longo prazo.
6 funções de um administrador em uma empresa
Só após compreender em qual porte sua empresa se enquadra e conhecer as regulamentações que normatizam seu funcionamento, é que o profissional poderá avaliar quais tarefas serão pertinentes à sua rotina administrativa.
O administrador é responsável por gerenciar os recursos da empresa e tomar decisões estratégicas para garantir o crescimento e o sucesso a longo prazo da organização. Algumas das principais funções de um administrador incluem:
- Definir a estratégia da empresa: definir a visão, a missão e os objetivos a longo prazo de um negócio e garantir que todas as ações da organização estejam alinhadas com essa estratégia.
- Gerenciar o orçamento e os recursos financeiros: administrar o orçamento da empresa, fazer projeções financeiras e tomar decisões sobre como os recursos financeiros devem ser alocados para atingir os objetivos da empresa.
- Gerenciar os relacionamentos com os stakeholders: um administrador deve manter relacionamentos positivos com os stakeholders da empresa, incluindo funcionários, fornecedores, clientes e acionistas.
- Tomar decisões importantes: o profissional precisa tomar decisões importantes sobre questões estratégicas e operacionais e garantir que elas estejam alinhadas com os objetivos da empresa.
- Liderar e motivar a equipe: liderar e motivar a equipe da empresa e garantir que todos estejam trabalhando em direção aos objetivos comuns.
- Manter-se atualizado: manter-se atualizado sobre as tendências e desenvolvimentos relevantes no setor de atuação da empresa e utilizar essas informações para tomar decisões estratégicas.
Como utilizar a tecnologia a favor da administração de uma empresa
A pandemia de covid-19 forçou alguns avanços tecnológicos, demonstrando como a tecnologia é útil na administração e operação de uma empresa. Dessa maneira, por meio da internet, muitas empresas puderam continuar funcionando mesmo com clientes e colaboradores em isolamento.
Mas a tecnologia não para por aí, a Consultoria Gartner identificou que 2023 será um ano de crescimento da Inteligência Artificial nos processos do negócio e da democratização da análise de dados. A pesquisa realizada com CEOs de todo o mundo também revela que a tecnologia está cada vez mais ligada à sustentabilidade do negócio.
De modo geral, a internet e os serviços em nuvem ajudam a tornar os processos mais eficientes, aumentar a produtividade e reduzir custos. A depender do segmento do negócio, os administradores podem se valer mais ou menos de alguns recursos, ferramentas e aplicações.
Como administrar uma empresa: principais recursos para o sucesso da gestão
Confira os principais recursos utilizados no mercado e veja quais fazem sentido para a sua empresa:
Business Inteligence (BI): as ferramentas de inteligência de negócio apresentam dados, relatórios e sugestões personalizadas para embasar tomadas de decisão de maneira mais rápida, eficaz e assertiva.
Sistemas de gestão empresarial (ERP): os sistemas de gestão empresarial (ERP), como o Adaptive Business, são plataformas que permitem integrar todos os setores da empresa em um único sistema, facilitando o gerenciamento de informações e processos.
Análise de dados: existem diversas ferramentas, como o Adaptive Everywhere e o Google Analytics, por exemplo, os quais permitem coletar, organizar e analisar dados de diversas fontes, o que pode ajudá-lo a tomar decisões embasadas em fatos..
Por fim, é importante lembrar que a tecnologia deve ser utilizada de forma estratégica, e não porque outros negócios estão usando. É preciso avaliar qual tecnologia é realmente útil para o empreendimento e se ela trará o retorno desejado em termos de eficiência e redução de custos.
Assim, vimos como administrar uma empresa utilizando a tecnologia a seu favor.
Agora, para acompanhar mais conteúdos sobre gestão empresarial, assine nossa newsletter abaixo e receba no seu e-mail mais novidades sobre a transformação digital para a gestão do seu negócio!