Com o avanço da tecnologia, estar atento às tendências tecnológicas é essencial para a sobrevivência e lucratividade de qualquer empresa, incluindo os postos de combustíveis. Por isso, ficar atualizado e acompanhar as tendências em postos é um diferencial dos gestores que buscam aumentar a lucratividade do negócio.
O segmento de combustíveis está sujeito a mudanças no mercado, regulamentações e concorrência, e a adoção de tecnologias modernas é uma forma de manter-se competitivo e atender às expectativas dos clientes.
Neste artigo você vai saber como a transformação digital está impactando postos de combustível, com resultados diretos na lucratividade, e conhecer seis tendências para você ficar de olho e implementar em seu negócio.
Tecnologia está acelerando negócios
Por meio da transformação digital, os negócios adotam tecnologias digitais para melhorar a eficiência operacional, criar novos modelos de negócios e atender às necessidades dos clientes.
Em pesquisa realizada pela Edelman, 98% das micro, pequenas e médias empresas que estão passando por transformação digital, reconhecem o impacto positivo desta mudança.
A pesquisa foi realizada com líderes de 312 negócios de diferentes segmentos, dos quais 92% afirmaram estar em processo de transformação digital. A pesquisa mapeou que as mudanças podem acontecer no uso de dados para inteligência de negócios, aquisição de novas tecnologias e no recrutamento de talentos em tecnologia.
Como a transformação digital impacta postos de combustível
Os postos de combustíveis podem se beneficiar muito com a transformação digital, desde a automação de processos até a implementação de tecnologias inovadoras.
Um exemplo de como a tecnologia pode impactar a lucratividade dos postos de combustíveis é a adoção de sistemas de monitoramento remoto. Com a implementação de um sistema de monitoramento remoto, os gestores e donos de postos de combustíveis podem obter informações em tempo real sobre o estoque de combustível, os níveis de tanque, as vendas e outras informações importantes.
Isso permite que a empresa tome decisões mais informadas e reduza o desperdício de combustível, o que pode aumentar a lucratividade.
Outra tendência tecnológica que pode impactar positivamente a lucratividade dos postos de combustíveis é a adoção de sistemas de pagamento móvel. Com o aumento do uso de smartphones, muitos clientes preferem pagar pelo combustível usando seus dispositivos móveis.
Ao oferecer essa opção de pagamento, os postos de combustíveis podem reduzir o tempo de espera dos clientes e melhorar a experiência do cliente, o que pode aumentar a fidelidade do cliente e, consequentemente, a lucratividade.
5 tendências de tecnologia para postos de combustíveis
Felizmente, os postos de combustíveis estão se adaptando rapidamente às mudanças tecnológicas para melhorar a eficiência operacional, atender às necessidades dos clientes e aumentar a lucratividade. Confira abaixo seis tendências de tecnologia para postos de combustíveis que estão ganhando destaque no mercado.
Gestão à distância
A gestão remota permite que o gestor faça o controle de vendas via smartphone, acompanhando os indicadores de vendas em tempo real. Isso proporciona maior controle sobre as operações do posto, melhorando a tomada de decisão e otimizando processos.
Com o Adaptive Business você pode acompanhar toda a gestão do posto de onde quer que você esteja, na palma da sua mão. Ao utilizar o Adaptive Everywhere você vai além e tem acesso a um painel de controle personalizado com as métricas e indicadores que mais importam para a inteligência de negócios do posto de combustível.
PDV Móvel com TEF sem fio
A adoção de PDV móvel com TEF sem fio permite que os funcionários possam realizar vendas de forma mais ágil e eficiente, sem a necessidade de usar um caixa fixo. Além disso, essa tecnologia ajuda a reduzir as filas, melhorando a experiência do cliente.
O Adaptive Business foi o primeiro ERP para postos de combustível a disponibilizar essa função, facilitando o fluxo de vendas diretamente na pista.
App de cashback próprio
Oferecer um aplicativo de cashback próprio é uma forma de fidelizar os clientes e aumentar as vendas. Com esse recurso, os clientes acumulam créditos para usar em compras futuras, incentivando a compra recorrente no posto.
Com o CIBUS, o seu posto de combustível pode criar promoções personalizadas, acompanhar dados do cliente e incentivar compras progressivas.
Portal do cliente para frotistas
A criação de um portal do cliente para frotista é uma forma de fornecer aos clientes corporativos uma plataforma de gestão para acompanhar o consumo e despesas com combustível da frota de veículos. Isso ajuda a fidelizar os clientes corporativos e simplifica o processo de gestão de frota.
O Portal do Cliente do Adaptive Business oferece dashboards, para o consumo de cada veículo, evitando fraudes e abastecimentos não autorizados. Também é uma plataforma para comunicação para pagamento, trocando a geração de requerimentos de abastecimento e oferecendo processos automatizados
Pagamento com PIX
O PIX é um sistema de pagamento instantâneo que vem ganhando destaque no mercado. A adoção desse sistema de pagamento pelos postos de combustíveis é uma forma de proporcionar aos clientes uma forma rápida e segura de pagar pelo combustível, sem precisar utilizar dinheiro ou cartões de crédito.
Com o PIX Adaptive, você fornece uma opção de pagamento prática para o cliente e recebe o valor na hora, na conta do seu banco.
Aplique as tendências para postos em seu negócio
Quais das tendências você já aplicou em seu posto de combustível? É normal que algumas tecnologias sejam implantadas antes de outras e não há nenhum problema. Afinal, são tantos avanços que pode ser complexo acompanhar cada atualização.
O que importa na hora de aplicar as tendências ao seu negócio é priorizar processos e objetivos de negócio. Para isso ser feito de uma maneira otimizada, conte com o apoio de especialistas em implementação tecnológica, são esses profissionais que vão analisar como as tendências existentes no mercado podem ser colocadas em prática no seu negócio.
Assim é possível criar as configurações, automações e integrações que transformará uma tendência em realidade para o posto de combustível. Para saber qual tecnologia implementar em seu posto, basta conversar conosco via WhatsApp e um consultor de negócios te ajudará.