A importância de saber verificar o nível da água do radiador no posto

Publicado em:

A importância de saber verificar o nível da água do radiador no posto

A maioria dos motoristas não sabem, mas um carro opera em altas temperaturas e no momento de uma combustão, a temperatura pode chegar a 3.000 °C. Como é a água do motor que refrigera todo este sistema, verificar o reservatório de água do radiador com frequência é muito importante para evitar que o motor superaqueça e o carro pare de funcionar, deixando o condutor em situação difícil.

É bem comum um motorista buscar apoio a um posto de combustível para tirar dúvidas em relação à água do radiador. Até por que a maioria não sabe os níveis adequados e até dúvidas em identificar se há ou não um vazamento. E ainda há outros que não sabem nem como completar a água no reservatório.

Por isso, é muito importante ter frentistas bem preparados e informados para um bom atendimento. Desta forma, além de ser criado um laço de confiança e credibilidade com o posto de combustível, evitará qualquer tipo de problema no veículo do cliente.

Neste post, vamos lhe dar algumas dicas para melhor lhe preparar para fazer corretamente a verificação e adição de água sempre que necessário. Ok? Vamos lá!

 

Você sabe verificar corretamente o nível de água do radiador em seu posto?

 

Pense o seguinte … quando um motorista chega no posto de combustível, o veículo já está com o motor quente, mesmo que tenha rodado poucas metragens. Desta forma, a água no sistema de arrefecimento expande seu volume, o que quer dizer que a medição não será tão precisa quanto se o motor estivesse frio.

Sabendo disso, tenha em mente que o nível da água que você mediu será sempre um pouco maior do que o valor real, que seria medido com o motor frio.

 

Como completar o nível de água

Se for necessário adicionar mais água no sistema de arrefecimento, você precisa tomar alguns cuidados importantes. Peça para que o motorista dê partida no carro, pois se o carro já estava ligado e a água já tinha esquentado, ao dar partida, a água adicionada, que está mais fria, se mistura com a quente e desta forma não terá problemas.

Cuidado na hora de abrir a tampa do radiador, pelo fato do motor estar quente corre o risco de espirrar água quente, portanto abra com muita cautela.

Além de completar a água, também é necessário que os frentistas saibam realizar a troca de óleo corretamente.

 

Como verificar se há vazamentos

Uma das causas que faz com que o veículo precise completar a água com frequência é a existência de vazamentos. Provavelmente, o motorista não tem conhecimento ou certeza se existe um vazamento e pode pedir para que seja feita uma conferência no posto de combustível.

Caso o veículo esteja baixando mais do que essa quantidade por semana é bem possível que exista algum vazamento no sistema, que pode ser através das mangueiras, selos, juntas ou até mesmo pela tampa do reservatório, que deve ser trocada a cada 30 mil quilômetros. Nesta situação é preciso procurar um especialista. Motor sem água pode superaquecer e, em último caso, até fundir.

O jeito mais fácil e rápido para o frentista verificar isso é durante a adição da água no reservatório. Se notar que o nível da água está baixando imediatamente, ou se há algum fluxo de água na parte de baixo, próximo ao motor, deverá buscar um mecânico com urgência.

Lembre-se! Os motoristas sempre buscam algum conhecimento dos frentistas de um posto de combustível. Mesmo sabendo que eles não são mecânicos nem possuem formação, é importante capacitá-los para passar segurança aos clientes.

 

Garanta sempre um bom atendimento ao cliente

Na maioria da vezes, ter um atendimento de qualidade em um posto de combustível, é a garantia de ter um cliente que retornará sempre ao posto. Quando se trata de checar a água do radiador. Isso também acontece …

Oriente os frentistas do posto para não esperar que o cliente peça para checar o nível da água. Além de proporcionar um benefício de valor, vai evitar que o cliente tenha sérios danos ao carro, nos quais poderiam ser evitados. Desta forma o cliente ficará satisfeito pela ida ao posto, criando uma afinidade.

Portanto, saber verificar se o nível de água no radiador está adequado e também se não há vazamentos é fundamental para um funcionário de posto de combustível. Tem alguma dica importante? Deixe um comentário com sua opinião.

 

5 (100%) 1 vote

GOSTOU? Deixe seu e-mail e receba conteúdos como este!

O que achou? Deixe um comentário