Afinal, o que é ERP, como ele funciona e como implantá-lo na sua empresa?

Muitos gestores têm dúvidas comuns: o que é exatamente um ERP, como ele funciona na prática e como implantá-lo em uma empresa? Afinal, gerenciar empresas exige habilidade, estratégia e resiliência. Os desafios do dia a dia podem ser complexos. E é por isso mesmo que atualmente existem soluções tecnológicas com as quais pode-se contar para automatizar todos os processos possíveis. Só assim é possível manter o foco no que realmente importa. 

Uma dessas soluções é o ERP. Mas o que essa sigla significa? Como a tecnologia funciona? E como implantá-la para automatizar todos os processos do seu negócio? 

Continue lendo e saiba tudo sobre essa ferramenta que é essencial para empresas modernas.

 

O que é um ERP?

ERP (Enterprise Resource Planning) é uma sigla que pode parecer complicada, mas que significa apenas “planejamento de recursos da empresa”, na tradução livre do inglês. Ele é um tipo de software, também conhecido simplesmente como “sistema de gestão empresarial”. 

Em síntese, ERPs são soluções robustas que têm o propósito de unificar todos os setores de uma empresa. Seus principais objetivos são aumentar a produtividade dos colaboradores e auxiliar os gestores na tomada de decisão

Normalmente, os ERPs possuem módulos como:

  • Compras e estoque;
  • Vendas;
  • Módulo gerencial;
  • Administrativo;
  • Financeiro;
  • Fiscal;
  • Frota;
  • Gestão;
  • Business Intelligence e/ou Dashboards;
  • Entre outros.

 

Mas você encontra diversos tipos de softwares diferentes, alguns com funcionalidade CRM, outros com conciliação de cartões e bancária etc. Tudo depende de quais são as suas prioridades e necessidades para o seu negócio.

 

Na prática, como funciona um ERP?

É bem simples compreender o que é um ERP e como ele funciona. Geralmente, um software de gestão é modular com o propósito de se adequar às principais necessidades das empresas. Assim, encontramos módulos como o de cadastro dos produtos e controle do estoque; cadastro dos clientes e fornecedores; o acompanhamento do fluxo de caixa; assim como a emissão de notas fiscais, controle financeiro, além de diversos relatórios e consultas.

Para a melhor definição dos módulos específicos para sua empresa, o levantamento da infraestrutura necessária para a implantação do ERP é fundamental e obrigatória. 

O resultado desse levantamento pode mudar de software para software, principalmente porque existem muitas soluções disponíveis em nuvem (cloud computing), onde a infraestrutura física local não é mais necessária, o que torna o custo final da implantação e manutenção bem mais em conta.

 

Principais vantagens de um ERP

Agora que você já sabe o que é um ERP e como ele funciona, conheça algumas de suas vantagens. Elas são diversas ao se adquirir um sistema de gestão empresarial. Sua empresa pode, inclusive, passar à frente da concorrência com um sistema completo e bem adequado às necessidades dela. As melhorias na gestão são percebidas em um curto período de tempo.

Confira algumas das principais vantagens de um ERP:

 

  • Aumento na eficiência dos processos

Automatizando as tarefas diárias, um ERP permite a redução dos custos operacionais e com mão de obra. Não será preciso que seus funcionários utilizem amplas e trabalhosas planilhas do Excel para processos financeiros, por exemplo. 

 

  • Dados mais seguros

O acesso aos dados da empresa é mais restrito e gerenciados com regras severas de acesso. Além disso, qualquer problema ou atitude suspeita pode ser percebida e os gestores avisados imediatamente.

 

  • Mobilidade para a gestão

Fornecedoras de ERP modernas normalmente contam com um aplicativo mobile para que você possa manter uma gestão próxima mesmo à distância.

 

  • Eliminação da atividade burocrática 

A maioria dos sistemas ERP possuem recursos que simplificam as rotinas organizacionais, simplificando assim o trabalho burocrático.

 

  • Redução de custos

Por aumentar o controle sobre todas as atividades, o software ERP ajuda a diminuir os custos do empreendimento.

 

  • Melhoria no atendimento ao cliente

Seus colaboradores terão um acesso rápido às informações pertinentes aos clientes, o que pode melhorar substancialmente o atendimento.

 

  • Alta capacidade de customização

No sistema, uma interface pode ser criada de acordo com as necessidades específicas de sua empresa, o que torna agiliza e facilita as suas tarefas diárias. 

 

 

Como implantar um ERP na sua empresa?

Além de entender o que é um ERP, como ele funciona e quais as suas vantagens, é muito importante falarmos sobre a implantação. 

A implantação de um ERP envolve algumas etapas: a definição do projeto; a avaliação dos fornecedores; a escolha da equipe de implantação; a gestão do projeto de implantação e, por fim, o treinamento de seu time para a utilização do sistema. Tudo isso deve ser planejado de forma detalhada, para que o processo possa correr da melhor maneira possível e sem erros.

Conheça um pouco melhor cada uma das etapas:

 

  • Definição do projeto

Para iniciar a implantação, é preciso mapear as etapas de todo o processo e verificar pontos específicos para o seu negócio, por exemplo: como será feita a migração dos seus dados atuais? Já existem backups das informações para garantir a segurança durante o processo? É preciso definir as etapas e analisar esses tópicos antecipadamente.

 

  • Avaliação dos fornecedores

Você precisa realizar pesquisas detalhadas sobre fornecedores de tecnologia para escolher o melhor ERP. Recomenda-se procurar uma organização com experiência no mercado, porque os profissionais já possuem amplo conhecimento da implementação do sistema. 

 

  • Escolha da equipe de implantação

O próximo passo é selecionar alguns profissionais da sua equipe para participar da implantação do sistema. Geralmente, é recomendado orientar funcionários de várias áreas da empresa.

 

  • Gestão do projeto de implantação

Na fase de implantação do sistema ERP, a sua atenção e da equipe selecionada às instruções do fornecedor é de imprescindível. Você deve também fornecer feedback sobre o progresso percebido ou os problemas encontrados ao usar a solução. 

 

  • Treinamento do time  

Durante a fase final da implantação da solução é realizado o treinamento de toda a equipe envolvida. Todos precisam entender como as rotinas funcionam. Se esse processo não for executado adequadamente, os funcionários geralmente terão dificuldade em usar o sistema, colocando em risco o sucesso final do projeto. 

 

Que tal se aprofundar no tema?

Se você leu o post e gostaria de se aprofundar no assunto, saiba que nós temos um e-book completo chamado O que é ERP e Como Implantá-lo: Guia Completo para Empresas. 

Os sistemas de gestão empresariais são temas bastante ricos e complexos, e, por isso, formulamos esse material completo [link] para você estudar e se atualizar sobre eles!

Além de abordarmos e aprofundarmos os tópicos explicados aqui no post, te auxiliamos a escolher melhor um ERP e mostramos dados baseados em pesquisas científicas sobre os benefícios da implantação de sistemas de gestão! Dedique às melhores informações à gestão da sua empresa. Clique aqui e adquira já o seu e-book! 

 

 

Compartilhe

Veja também

Quem está apenas de passagem não se dá conta da complexidade que um posto de

Para os clientes, um dos maiores problemas que pode interferir no funcionamento de um posto

Já imaginou receber multa ou ter o alvará de funcionamento cassado por conta de meras

Para não ter prejuízos, um posto de combustível precisa ter um controle de estoque muito

Fale conosco

Camada