Automação Comercial: o que é e como funciona

 

Automação Comercial: o que é e como funciona

Estamos cada vez mais reféns da tecnologia. Utilizamos smartphone diariamente, não vivemos sem uso da internet, veículos pela facilidade de transporte, casas cheias de eletrodomésticos, enfim: a tecnologia facilita nossa rotina e nos permite ter mais controle sobre o uso do nosso tempo. E por isso seria diferente no âmbito empresarial?

Bom, já sabemos que o acesso a produtos e serviços está mais fácil do que nunca. Muitas lojas físicas, inclusive, estão expandindo sua presença no mundo digital.

Para exemplificar: de acordo com dados divulgados em 2017 pela Associação Brasileira de Automação para o Comércio (AFRAC), mais de 93% dos entrevistados na pesquisa Comércio Conectado da Nielsen afirmam que já fizeram compras utilizando o meio digital. Cerca de 30 mil pessoas com acesso à internet foram entrevistadas.

E como dar conta de tantos dados, vendas, produtos, clientes e outros processos empresariais? O sucesso das empresas está diretamente ligado à tecnologia de diferentes formas — seja por meio do varejo online ou da automação comercial, a qual representa a solução para otimizar todos os processos referentes à sua empresa.

Neste post você vai saber o que é e como funciona a automação comercial, vamos lá!

O que é automação comercial?

Em resumo, a automação comercial pode ser definida como a otimização de processos manuais por meio da aplicação de métodos, ferramentas e elementos tecnológicos. Seu objetivo é melhorar a eficiência dos processos, fornecer informações confiáveis e aumentar a produtividade de maneira geral.

E quais as vantagens?

• aumento da produtividade;
• diferencial competitivo;
• qualidade ao satisfazer as necessidades dos clientes;
• aumento da performance da empresa;
• redução de despesas.

Como funciona a automação comercial?

A automação comercial não visa a substituição completa de homens por máquinas. Ela visa, na verdade, a integração de ambos — a qual, por sua vez, deve ser auxiliada por uma boa gestão. Ela pode ser implantada na empresa por meio de diferentes métodos, como o uso de máquinas operatrizes, outros tipos de equipamentos ou softwares de gestão.

Muitos empresários, por exemplo, ao perceberem que a automação comercial é necessária para a performance da firma, optam por softwares para automatizar os processos rotineiros de suas companhias. E como funciona?

Esses programas substituem o uso de papéis e planilhas e são conhecidos por facilitar o registro preciso de dados de diferentes setores da empresa, os quais podem ser acessados a qualquer hora com rapidez.

A partir dessa perspectiva, muitos gestores conseguem identificar problemas e tomar decisões estratégicas para resolvê-los. Além disso, conseguem pensar em soluções a longo prazo — baseando-se nos dados concretos fornecidos pelo software de gestão — para melhorar os rendimentos do negócio.

Há outras vantagens?

As vantagens podem ser classificadas em diretas (facilidade na visualização de dados, por exemplo) e indiretas (melhor atendimento aos clientes).

Confira outras vantagens:

• otimização de processos internos;
• otimização do tempo da equipe e do empreendedor;
• tomada de decisões estratégicas pelo gestor;
• economia de materiais;
• precificação justa de produtos;
• controle sobre as vendas;
• diminuição de erros;
• eficiência no setor operacional.

Por que optar por um software de gestão?

Um software de gestão empresarial online está diretamente ligado ao processo de automação comercial. É a tecnologia em sua máxima eficiência auxiliando o registro de dados precisos e otimizando os processos de diferentes setores.

Antes era necessário o uso de planilhas e de outros métodos para controlar as áreas:

• financeira;
• de estoque;
• de contas a pagar e a receber;
• de cadastro de clientes, fornecedores e produtos;
• entre outros.

Hoje basta apenas utilizar um bom software de gestão, cujo sistema oferece todas essas funcionalidades e muitas outras. Pela facilidade e eficiência que agrega, é considerado um diferencial competitivo. Não é possível que uma empresa seja bem sucedida tendo os processos internos bagunçados, não é mesmo?

Imagine ser avisado previamente, por um programa de controle de estoque automatizado, sobre produtos que estão acabando? Isso influencia indiretamente o bom relacionamento com clientes, pois os produtos não faltarão no estoque e eles não terão que aguardar ou comprar de concorrentes.

Percebemos que investir em automação comercial deixou de ser apenas uma opção e tornou-se uma necessidade para as empresas que desejam se destacar e crescer no mercado.

Agora que você já sabe o que é e como funciona a automação comercial, o que acha de otimizar os processos de sua empresa utilizando um software de gestão empresarial eficiente? Conheça o Petros.

Fonte: Administradores.com.br

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