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Como conquistar sua liberdade financeira? Descubra agora!

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Muitas pessoas sonham em ter liberdade financeira, fazer uma boa poupança e ainda assim aproveitar os bons momentos da vida. No entanto, a grande maioria não realiza esse sonho, e nem mesmo sabem o que fazer para dar o primeiro passo.

A primeira coisa que vem à cabeça das pessoas é empreender, abrir uma micro ou pequena empresa. Ainda mais porque hoje em dia é muito mais fácil criar um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) graças ao modelo de Microempreendedor Individual (MEI).

Diretamente no Portal do Empreendedor, vinculado ao Governo Federal, qualquer pessoa pode criar o seu MEI e começar a jornada de empreendedorismo.  

A pandemia favoreceu o crescimento de novas empresas. Em 2020, quando muitas pessoas ficaram sem trabalho por conta das restrições causadas pela covid-19, cerca de 2,66 milhões de MEI foram criados. Em 2021, apenas nos quatro primeiros meses do ano, foram criadas aproximadamente 1,12 milhão de novas microempresas. 

O crescimento do MEI foi tamanho que, até outubro de 2021, os cadastros correspondiam a 53,7% das empresas ativas no Brasil. Ou seja, mais da metade dos CNPJs criados são de pessoas que buscam empreender e ter liberdade financeira.

Quais passos dar ao iniciar um novo negócio?

Qualquer pessoa pode iniciar um negócio. Ela só precisa de motivação, oportunidade e o conhecimento certo para poder dar mudar a carreira profissional.

Por exemplo, o empresário Jeff Bezos criou a sua loja virtual na garagem de casa, após ser demitido do emprego. Hoje, a “lojinha” é a Amazon, empresa gigante do mercado eletrônico, e Bezos é o segundo homem mais rico do mundo.

A seguir, te ajudamos a chegar lá apontando alguns passos obrigatórios na hora de começar a empreender.

Estude o mercado e seu público

Bezos fundou a Amazon em 1994, quando já se viam as primeiras experiências de compras on-line. 

Naquela época, os livros eram os itens mais buscados em lojas virtuais, mas logo os consumidores começaram a buscar outros itens.

Ou seja, o norte-americano viu uma grande oportunidade de negócio, pois, à medida que a tecnologia começava a entrar na vida das pessoas, os comportamentos de consumo iam mudando.

Isso significa que é importante conhecer bem o mercado para saber se a área na qual se pretende investir faz sentido. 

Da mesma forma, o empreendedor precisa conhecer bem o seu provável público justamente para entender se ele é consumidor potencial.  

Saiba quem são os concorrentes

Ainda sobre a análise do mercado, quem pensa em começar um negócio do zero precisa saber quem chegou antes de você. Da mesma forma, é importante saber até se ninguém chegou antes, o que pode não ser um bom sinal, afinal, se não tem ninguém oferecendo tal produto ou serviço, há algum motivo para isso.

É a partir dessa análise que você consegue entender se faz sentido entrar em um mercado provavelmente já competitivo. Decidido entrar, a análise dos concorrentes te ajudará a conhecer e reproduzir as boas práticas e evitar as não tão boas.

Defina o quanto pretende investir

Aqui vai outra curiosidade. Steve Jobs, fundador da Apple, começou seu negócio com o dinheiro que obteve após vender sua Kombi. Era tudo isso que ele tinha para começar a criar a empresa mais valiosa no mercado de telecomunicações hoje em dia.

Determinar o valor a ser investido é importante, pois indicará a você onde e quanto precisa gastar com os custos administrativos e se já será possível inovar e fazer investimentos.

Muitas pessoas optam por empreender pelo simples motivo de quererem mais liberdade financeira e profissional. Já outras, optam por empreender quando estão em situação financeira desconfortável, o que sugere que não há reservas. 

Felizmente, há instituições financeiras que concedem créditos a microempreendedores, como o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). 

Com esse apoio, é possível arcar com os custos e despesas que costumam surgir no início de qualquer empresa. 

A criação da empresa é, em linhas gerais, a criação do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), que é o número de identificação das empresas no Brasil. 

Crie – oficialmente – sua empresa e coloque-a “na rua”

Para pequenos negócios, há duas possibilidades: o ME (Microempresa) ou o MEI (Microempreendedor Individual). Uma das diferenças entre eles está no valor de faturamento. O MEI não pode ultrapassar R$ 81 mil ao ano, enquanto o ME pode chegar até a R$ 360 mil.

Outro fator que os diferencia é a forma de tributação. Para o MEI, basta o empreendedor pagar o DAS, o imposto de arrecadação desta modalidade, cujo valor é de R$ 60 ao mês.

Já no ME, o imposto pago mensalmente varia conforme a forma de tributação, que pode ser Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido.

Além disso, quando falamos em “colocar na rua”, estamos nos referindo à divulgação. As pessoas e seus potenciais clientes precisam saber que o seu negócio  existe. Por isso, divulgue nas redes sociais e compartilhe com seus amigos.

Qual a melhor área para conquistar liberdade financeira?

Você deve estar se perguntando: mas como, onde e quando eu posso começar a empreender?

Primeiro, é importante saber que, atualmente, existem diversas formas de empreender, caso você não tenha uma habilidade técnica muito específica.

Assim como Jeff Bezos fez, de 2020 para cá surgiram muitos negócios de e-commerce. Quando a pandemia completou um ano, o comércio eletrônico já havia crescido 40% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Houve muita demanda, logo a oferta cresceu junto. Houve o boom de novas plataformas de compra, como também plataformas já existentes entraram em setores ainda não atendidos.

Outra área tendência é o do Marketing Digital, que também está relacionado ao novo momento do mercado. 

O mundo digital está em evolução desde que os primeiros conceitos de Marketing Digital surgiram. Mas, nos últimos anos, esse crescimento foi potencializado.

A partir da necessidade de estar cada vez mais presente na web e nas redes sociais, os profissionais da área se colocaram no mercado à disposição das empresas. Assim, o segmento de consultoria de Marketing Digital ficou ainda mais atrativo para os profissionais.

Essa e outras áreas, como, por exemplo, o dropshipping, os aluguéis e a criação de conteúdo, têm algo em comum. Elas dependem muito mais da demanda por determinado serviço e são altamente competitivas. 

Portanto, o melhor caminho que você deve tomar é buscar um segmento que tenha um grande leque de oportunidades e ofereça as ferramentas necessárias para você realizar o seu trabalho

Quer saber como a Adaptive pode te auxiliar a conquistar sua liberdade financeira? Conheça nosso programa Agente de Inovação Adaptive!

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