fbpx

Como escolher os equipamentos de segurança para o frentista?

como escolher os equipamentos de segurança para os frentistas do seu posto

como escolher os equipamentos de segurança para os frentistas do seu posto

Você planeja ter uma equipe de alta performance no seu posto, mas não sabe como escolher os equipamentos de segurança para o frentista? Saiba que cuidar da saúde da equipe também é cuidar da saúde da empresa, pois os EPI’s são obrigatórios para o cumprimento de normas de segurança. 

Se você não sabe como escolher os equipamentos de segurança para os frentistas do seu posto, leia este artigo para entender mais sobre como realizar uma escolha assertiva e preservar a saúde dos seus funcionários e da sua empresa.  

 Equipamentos de segurança

 Antes de tudo, vamos falar da NR6, a norma regulamentadora para equipamentos de proteção. Nela pode ser encontrada uma lista de equipamentos de proteção separados de acordo com o tipo de exposição.

As definições dos equipamentos de proteção, a mútua responsabilidade entre o empregador e o empregado, a responsabilidade do fabricante e dos distribuidores, também estão na norma.   

EPI

Os equipamentos de proteção individual (EPIs), não podem ser compartilhados, como o nome sugere, são individuais. Cada funcionário deve ter o seu próprio EPI para assegurar que ele estará protegido a fim de diminuir os efeitos de se expor à químicas e outros fatores.  

 Os EPIs, equipamentos de segurança para o frentista (individuais) usualmente são:  

  • Uniforme (com tecidos antichama);
  • Calçados de proteção
  • Óculos de proteção;
  • Protetor auricular
  • Luvas e creme protetivo;
  • Máscaras com filtro para vapores orgânicos;
  • Avental impermeável.

EPC

Os equipamentos de proteção coletiva são destinados à toda a equipe do posto de combustível. É essencial tê-los para prevenir o risco de graves acidentes. 

São exemplos de EPC nos postos de combustíveis:

Os EPCs comuns aos postos de combustíveis são: 

  • Alertas luminosos;
  • Barreiras para minimizar efeitos da radiação;
  • Cones e correntes para delimitar espaços;
  • Corrimãos;
  • Faixas de segurança;
  • Grades para contenção;
  • Placas indicando perigo, como: “A gasolina contém benzeno, substância cancerígena. Risco à saúde.”
  • Chuveiro lava olhos
  • Kit de primeiros socorros
  • Extintores de incêndio
  • Sistemas de exaustão
  • Sistemas de medição de gases hidrantes.

Porque eu devo escolher e não apenas comprar?  

A escolha dos EPIs e EPCs deve ser feita por um profissional habilitado conforme a NR9. Os equipamentos precisam ser adequados às atividades desenvolvidas. Além da NR9, nos postos de combustíveis,  é de suma importância que a norma NR20 seja respeitada, pois ela é a responsável por direcionar a prevenção da saúde e a segurança dos trabalhadores que manuseiam produtos inflamáveis e combustíveis.  

Como saber se o EPI é seguro?  

O EPI contém o número de certificado de aprovação (CA), conforme a NR6, esse número é a comprovação de que o equipamento está apto pois foi testado e aprovado para cumprir com a proteção destinada à ele.  

A obrigação do vendedor de EPI é manter o CA válido, se não estiver válido, com certeza não é um equipamento confiável. Porém, se você comprar um EPI e o CA vencer, você pode solicitar a atualização junto ao fabricante, não é necessário descartar o equipamento.  

Equipamento escolhido e equipe consciente  

É muito importante que a sua equipe seja treinada para utilizar sempre os EPIs. Porém, quando se trata de riscos reais à saúde, vale a pena treinar todos frentistas e conscientizá-los sobre a possibilidade de serem gravemente afetados pela exposição química ao benzeno, por exemplo. 

Em suma, procure por equipamentos de proteção válidos, ajude os seus funcionários a se conscientizar sobre o uso dos mesmos. Tenha em mente que é necessário cumprir as leis trabalhistas e esteja sempre à frente dos concorrentes.  

Com o Adaptive Business, você automatiza funções que interferem no seu tempo, e utiliza o tempo adquirido para cuidar da sua empresa mais de perto, criando estratégias para melhor posicionamento no mercado. Peça uma demonstração grátis aqui. 

Fique por dentro das últimas novidades sobre gestão empresarial! 

Assine a newsletter do blog Adaptive e receba conteúdos novos toda semana diretamente no seu e-mail!

Leia Também

Temos soluções para diferentes necessidades.

Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Combo Light

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!

Combo Plus

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!

Combo Master

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!