fbpx

Como escolher um sistema para minha loja de roupas?

Como escolher um sistema para minha loja de roupas?

O varejo está passando por um avançado processo de modernização de forma geral. Cada vez mais, empresas de todos os ramos varejistas se preocupam em ser a melhor versão de si mesmas.

Isso acaba resultando na procura por desenvolvimento e melhorias. Uma dessas melhorias é a implementação de um software de gestão empresarial. Mas como escolher o software ideal?

As opções são muitas e você vai precisar de um direcionamento. Veja agora como escolher um sistema para sua loja de roupas e começar a potencializar o seu crescimento a partir de 2020.

O que um sistema para loja de roupas deve oferecer para que eu o escolha? 

1 – Gestão de estoque 

Sabe-se que o estoque está entre os setores mais importantes de todos os tipos de empresas. No varejo, ele determina o sucesso das vendas e influencia diretamente nos lucros. Por isso, efetuar uma boa gestão de estoque é indispensável.

Para escolher um sistema para sua loja de roupas, certifique-se de que ele possui um bom módulo para gestão de estoque. O software deve ser capaz de realizar análises e apontar a quantidade de itens que estão armazenados, a classe do produto, o valor de compra e de venda, além de informações complementares através de relatórios.

Vamos falar sobre os relatórios mais adiante, mas, basicamente, a gestão de estoque é saber o que comprar, quando comprar e em que quantidade. Se o software em questão oferecer essas ferramentas, então ele é um bom sistema para sua loja de roupas.

2 – Gestão financeira 

Assim como a gestão de estoque, a gestão financeira também é uma parte vital da empresa. Sem o correto gerenciamento das contas a pagar e a receber, você nunca tem a certeza e a segurança para tomar decisões que envolvam recursos financeiros, além de não conseguir estabelecer metas e acompanhar resultados com eficiência.

Portanto, eis mais uma forma de escolher um sistema para sua loja de roupas. Dê preferência aos que apresentam um módulo completo para a gestão financeira. Neste módulo, você deve ser capaz de gerenciar seus títulos de todas as formas possíveis.

Além disso, uma agenda financeira e outros recursos como conciliação de cartões, conciliação bancária, fechamento de caixa e renegociação fazem toda a diferença. Vamos abordar esses tópicos mais adiante.

3 – Acompanhamento por relatórios 

Fica difícil ter uma visão completa do funcionamento da sua empresa se você não puder contar com o respaldo de informações concretas, precisas e rápidas. Um fator essencial na hora de escolher um sistema para sua loja de roupas é que ele possibilite a elaboração de relatórios, gráficos e demonstrativos.

Com essas informações, você entende pontos chave de funcionamento do negócio, como a rentabilidade, o desempenho de vendas de determinado produto ou marca, a demanda ao longo de um período, ou ainda o aproveitamento de um vendedor em relação aos demais.

São informações que permitem tomar decisões importantíssimas em menor tempo, encontrar soluções para problemas antes desconhecidos, além de entender a direção que sua loja está tomando.

4 – Renegociação e crédito 

Como falamos anteriormente na gestão financeira, um módulo para renegociação de títulos em aberto pode fazer toda a diferença na hora de escolher um sistema para sua loja de roupas. Isso porque muitas lojas desse segmento costumam abrir linhas de crédito para os clientes sem a administração de uma entidade terceirizada.

Com certeza é uma ótima opção para expandir as possibilidades de vendas, mas, ao mesmo tempo, o gestor deve ter cautela. Um bom sistema para sua loja de roupas é aquele que apresenta ferramentas ideais para te ajudar na recuperação de crédito quando for necessário.

Um módulo como este faz falta se estiver ausente, de forma que isso impacta negativamente nos lucros e no mix de oportunidades para os clientes. Escolha um software capaz de administrar os títulos em atraso com eficiência e clareza.

5 – Conciliação de cartões e bancária 

A conciliação de cartões e a conciliação bancária são tarefas que tomam uma imensa porção do tempo do gestor ou responsável por esta tarefa. Além de ser bastante complexa, ela acaba demorando para ser realizada e, como se não bastasse, ainda está sujeita ao erro humano com muita facilidade.

Para evitar e ainda otimizar tudo isso, a melhor opção é contar com um sistema para sua loja de roupas que faça a conciliação automática. E, sim, existem softwares capazes de fazer isso em um piscar de olhos!

Além de garantir que tudo será feito da forma correta, você ainda ganha produtividade, agilidade e simplicidade. Esse é, sem dúvida, um grande peso tirado das costas de todo gestor do varejo.

6 – Módulo de caixa 

Um módulo de caixa otimizado sem dúvidas é um fator essencial para escolher um sistema para sua loja de roupas. Afinal, você lida com vendas o dia inteiro. Quanto melhor for o módulo de caixa, mais ágil será o seu trabalho, menos problemas você enfrentará e mais satisfeito estará o seu cliente.

Além disso, na hora da abertura e do fechamento, é primordial que o software funcione bem e de forma veloz. Você não vai querer aguardar uma hora até que o sistema processe todas as vendas para que você possa arquivar os documentos antes de ir embora.

7 – Fácil manuseio 

Por fim, um quesito importante para escolher um sistema para sua loja de roupas é a facilidade de manuseio. Seus colaboradores devem ser capazes de interagir com o software facilmente e acessar todas as funções necessárias sem dificuldades.

Sistemas arcaicos, com códigos na tela, ou sistemas confusos, com menus bagunçados e sem estruturação, estão no passado. Seu software deve contar com uma opção de busca inteligente para encontrar o que você precisa sem demora, além de ser visualmente organizado e agradável.

RZ Business para lojas de roupa 

Agora, imagine um sistema que possui todas essas funcionalidades e muitas outras. Na verdade, são tantas funções que fica praticamente impossível descrever o RZ Business. Ele é um software de última geração, projetado especialmente para lojas de roupas.

Isso significa que ele abriga um conjunto de módulos e tarefas prontas para otimizar seu dia a dia e eliminar a maioria dos seus problemas. E a melhor forma de conhecer esse sistema para sua loja de roupas é pedindo sua demonstração gratuita. Aproveite e faça isso agora mesmo!

Para continuar por dentro das melhores práticas e dicas de gestão para sua loja de roupas, assine nossa newsletter!

Fique por dentro das últimas novidades sobre gestão empresarial! 

Assine a newsletter do blog Adaptive e receba conteúdos novos toda semana diretamente no seu e-mail!

Temos soluções para diferentes necessidades.

Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Combo Light

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!

Combo Plus

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!

Combo Master

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!