Você já parou para pensar na proporção de venda dos tipos de gasolina que seu posto realiza? É de se esperar que a gasolina comum tenha uma venda maior que a gasolina aditivada, afinal é mais barata e popular. Mesmo assim, reflita sobre o quanto é maior essa venda.
A gasolina aditivada costuma não ser a primeira opção da maioria dos clientes por geralmente ser mais cara que a comum. Acontece que esses centavos fazem muita diferença na hora do abastecimento, principalmente em se tratando de grandes volumes. Dessa forma, você pode estar perdendo um bom volume de faturamento.
É importante, portanto, traçar algumas estratégias em seu posto de combustível para vender mais a gasolina aditivada e trazer mais lucro para seu negócio, além, claro, de evitar a estocagem do produto.
A gasolina aditivada e seus benefícios
Muita gente deixa de comprar a gasolina aditivada por não entender a diferença entre ela e a comum. Muitos pensam que ela traz mais potência ao motor, no entanto a principal particularidade diz respeito à sua composição.
A gasolina aditivada possui um tipo de detergente (o aditivo) que limpa os resíduos deixados pela gasolina comum. Ao passar pelo motor, a gasolina aditivada leva esses resíduos consigo, promovendo a sua queima.
Quem somente usa a gasolina comum acaba permitindo que os pistões e válvulas do motor do carro acumulem esses resíduos, formando uma espécie de goma. A longo prazo, essa goma dificulta o processo de combustão, o que, consequentemente, compromete a eficiência do carro.
Como é possível perceber, a gasolina aditivada promove uma limpeza, digamos, natural do veículo. Portanto, o seu fluxo de manutenção diminui, já que o motorista estará frequentemente limpando parte do motor apenas com a troca de gasolina. Essa prática aumenta a vida útil do carro significativamente.
A gasolina aditivada tem, ainda, um maior prazo de validade. Em carros poucos usados, ela ainda tem a função antioxidante, ou seja, impede que o combustível guardado no tanque oxide, envelheça. Quando isso acontece, os resíduos se acumulam no tanque, o carro tem dificuldades em dar partida, o motor começa a “engasgar”, entre outros prejuízos.
Dicas importantes para vender mais gasolina aditivada
A gasolina aditivada é muito mais que uma gasolina com o valor maior que a comum. Tem uma série de benefícios que melhoram ou mantém a eficiência do veículo e, de certa forma, preservam o bolso do motorista de gastos maiores com assistência técnica.
Enquanto fornecedor do produto, o posto de combustível deve incentivar os clientes ao consumo da gasolina aditivada pensando tanto no bem do negócio quanto no melhor para o cliente.
Portanto, você deve adotar algumas estratégias capazes de alavancar as vendas no seu negócio.
Transforme seus frentistas em vendedores
É comum que as pessoas não se interessem em abastecer seus carros com gasolina aditivada seja porque acham cara, seja porque não conhecem seus reais benefícios.
Quem se torna, portanto, o responsável por esse incentivo no posto de gasolina? Esperamos que você tenha respondido “frentista”. São os frentistas que estão em contato com o cliente e têm o poder de persuadi-los na compra deste ou daquele produto ou serviço, e isso inclui o tipo de combustível.
Para começar, uma estratégia que pode ser adotada é a aplicação da venda consultiva, um modelo no qual o frentista quebra a barreira que existe diante do cliente e abre espaço para perguntar, investigar, sugerir, alertar.
Logo, este é o cenário perfeito para que se dê mais atenção a esse tipo de gasolina, já que o frentista terá a oportunidade de transmitir ao cliente todas as potencialidades desse combustível.
Construa metas de vendas de gasolina aditivada
Costumamos falar bastante que frentistas também são vendedores. São eles que estão na linha de frente da pista, portanto é por meio deles que as vendas têm mais uma oportunidade de serem potencializadas.
Gestores devem conduzir o nível de produtividade dos funcionários, e essa condução pode ser feita por meio de metas, ferramentas essenciais para alavancar qualquer tipo de venda.
Estabeleça metas para seus frentistas de vendas de gasolina aditivada. Por exemplo, se ele atingir uma marca de 30 litros por semana, ganha determinado valor de comissão.
É importante manter as informações de venda de cada um ao alcance dos funcionários, para que eles visualizem o seu status de vendas (e até mesmo os dos colegas) e se sintam motivados a correr atrás dos melhores resultados dia após dia.
Invista em programas de fidelidade
Clientes que recebem algo em troca do produto ou serviço são mais fiéis ao negócio. Esse é um comportamento que tem sido latente nas pessoas nos últimos tempos, por isso surgem a cada dia novos programas de fidelidade.
Nesse tipo de programa, o cliente faz sua compra e ganha pontos que podem ser trocados por algo posteriormente, que pode ser desconto no abastecimento ou em algum produto ou serviço agregado.
Aproveitando essa estratégia, você pode criar um programa que dê mais visibilidade ao consumo da gasolina aditivada. Como assim? Se o cliente abastece com a gasolina normal ou outro combustível, ganha 1 ponto; se abastece com a aditivada, ganha 3.
Esse é apenas um exemplo ilustrativo, pois as formas de recompensa variam de acordo com o programa adotado, mas a intenção é que sempre haja uma maior vantagem na compra da gasolina aditivada.
Tendo essa vantagem, o cliente será estimulado a abastecer com esse combustível com mais frequência. Dessa forma, aumenta tanto as vendas do produto como o montante do posto.
Crie promoções vinculadas a carteiras digitais
As carteiras digitais são novos modelos de pagamento que vêm tomando de conta do mercado nos últimos anos. De forma bem resumida, as também chamadas e-wallets são ambientes virtuais em que o cliente pode fazer suas transações usando apenas aparelhos móveis.
O sucesso desse modelo está fortemente vinculado à possibilidade de retorno para o usuário/ cliente. Ou seja, assim como nos programas de fidelidade, os clientes que usam as carteiras digitais querem algo mais do que comodidade, segurança e praticidade.
Partindo dessa ideia, seu posto pode adotar o uso de carteiras digitais, como Ame, PicPay ou Iti, por exemplo, vinculando-as a promoções. Em outras palavras, se seu posto vende a gasolina aditivada a determinado valor, caso o cliente opte por pagar via carteira digital, recebe um desconto de R$ 0,05.
Para o cliente, essa opção torna-se mais vantajosa quando há cashback, ou seja, a possibilidade de receber uma porcentagem do valor da compra de volta.
Acompanhe as vendas de perto
Para querer vender mais amanhã, você precisa compreender bem como está seu fluxo de vendas hoje. Com um acompanhamento de vendas mais próximo e assertivo, é possível entender os gargalos do processo, que podem estar relacionados a preço aplicado, movimento no posto, atuação de frentistas etc.
Essa missão é facilitada quando se utiliza um sistema de gestão capaz de armazenar todas as informações de venda e apresentá-las de forma prática, simples e segura.
É por meio desse sistema que você terá um maior controle do quanto de gasolina aditivada está saindo e outras características dessa venda, como horário, bomba, frentista, valor, entre outros fatores.
Portanto, você encontra tudo que precisa para tomar decisões gerenciais que façam sentido e que, de fato, promovam alguma diferença no dia a dia no que diz respeito à venda diferenciada dos combustíveis.
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