fbpx

Qual a importância do TEF para um posto de combustível?

tef sistema postos

Qual a importância do TEF para um posto de combustível?

O TEF, sigla para Transferência Eletrônica de Fundos, é um recurso que permite transações financeiras por meio da comunicação entre sua automação comercial e as adquirentes, que são empresas que fazem a liquidação financeira de pagamentos eletrônicos, ganhando agilidade e evitando ao máximo a inadimplência.

Como funciona o sistema de TEF? Este recurso é instalado nos computadores do posto que captura as informações de transações eletrônicas (feitos nas máquinas de cartões), possibilitando a comunicação com o software do posto.

Para entender melhor e saber mais sobre a importância e os benefícios que o TEF pode trazer para o seu posto de combustível, continue conosco. Vamos lá!

Benefícios do sistema TEF

Com o sistema TEF em seu posto, além de lhe proporcionar mais transparência às movimentações financeiras,  em alguns estados brasileiros são obrigados a utilizá-lo com o intuito de combater a sonegação fiscal (Confira se no seu estado é obrigatório).

Existe também diversos outros benefícios, confira a seguir:

Agilidade nas vendas e atendimento

Com o TEF Wifi, o frentista do posto pode receber e dar baixa em uma venda sem o cliente precisar sair do carro, ganhando agilidade nas vendas e no atendimento, além de ter a garantia de que o pagamento cairá na conta do posto é algo bem positivo. Isso é possível, pois a conexão com a internet permite que os dados inseridos no TEF sejam enviados rapidamente para as instituições, responsáveis por autorizar as transações financeiras.

Para aproveitar ao máximo que este recurso oferece, certifique-se de ter uma conexão rápida e estável com a internet.  Caso haja instabilidade no funcionamento desse serviço, as movimentações serão afetadas, prejudicando o andamento das atividades e gerando insatisfação aos clientes.

Segurança das informações

Para segurança das informações, o posto pode contar com as conexões VPN (Rede Virtual Privada), caso opte pelo TEF.  Isso faz com que aumente o nível da segurança, pois os dados serão criptografados.  Além disso, facilitam a identificação dos envolvidos no pagamento, o que torna mais dinâmico o trabalho das operadoras de cartão e dos postos de combustíveis.

Com estas medidas de segurança, o posto terá mais condições de fazer uma gestão eficiente e proporcionar mais conforto para os cliente. O investimento em segurança das informações tem se tornado uma obrigação e não apenas um benefício.

Toda empresa, independente da área de atuação, precisa ter muito cuidado com a segurança da informação. Imagine o constrangimento de um cliente ao saber que o cartão de crédito foi clonado após uma compra no posto? Mesmo não sendo intencional, esse fato pode afetar negativamente a imagem do posto de combustível.

Isso poderá ser evitado, caso opte por um bom fornecedor do sistema TEF. Seja exigente, procure um que tenha experiência, profissionais qualificados e boas recomendações. Preservar os dados dos clientes é uma medida inteligente para conquistá-los.

Diversidade nas opções de pagamento

É muito comum os clientes utilizarem cartões de débito, crédito e até ticket para efetuarem pagamento de contas e ainda muito optam em ter mais de uma opção.

Por esta razão, é necessário que o posto conte com um sistema capaz de fazer o pagamento dos serviços por várias bandeiras. Essa postura faz com que a empresa esteja atenta às necessidades do consumidor. Perder clientes e vendas por não ter opções de pagamento é pedir para perder para a concorrência.

Em um mercado cada vez mais competitivo, é necessário facilitar a vida das pessoas e adotar um excelente padrão de atendimento. Um posto deve ter como prioridade aliar serviços eficientes com opções variadas de pagamento.

Melhor gestão financeira

Concentrar os pagamentos em um único sistema é uma possibilidade para reduzir erros na administração financeira. Isso contribui para que a gestão do posto, possa fazer investimentos que estejam de acordo com a própria capacidade financeira.

Como o país passa por uma instabilidade econômica, é muito importante ter informações precisas das receitas. Isso se torna viável por meio do sistema TEF, que controla os pagamentos feitos por meios eletrônicos, como os realizados com os cartões de crédito e de débito.

Quando uma empresa adota procedimentos que eliminam o risco de “calote”, é mais fácil ter um domínio maior sobre os recursos financeiros que entram no caixa. Isso contribui, também, para negociar com os fornecedores de maneira mais segura, aumentando as chances de conseguir descontos e de oferecer produtos e serviços por preços mais atraentes para os consumidores.

Integração com o sistema de automação do posto

Um dos grandes benefícios que o TEF proporcionar é a integração com o sistema automação do posto. Esta é responsável por permitir o gerenciamento dos estoques, produtos e vendas realizadas por um posto, o que é essencial para a gestão ser mais bem organizada.

Investir em avanços tecnológicos é sempre um bom negócio. Quer conhecer mais sobre esta excelente solução, clique aqui. Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentário!

Fonte: blog.clubpetro.com.br

Fique por dentro das últimas novidades sobre gestão empresarial! 

Assine a newsletter do blog Adaptive e receba conteúdos novos toda semana diretamente no seu e-mail!

Leia Também

Temos soluções para diferentes necessidades.

Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Combo Light

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!

Combo Plus

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!

Combo Master

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!