Cartão fidelidade: 9 Dicas para criar um programa de fidelidade irresistível

A fidelização de clientes é um dos principais focos de gestores em todos os ramos de atividades. O cliente fidelizado retorna para comprar novamente, traz outros clientes e ainda divulga sua marca voluntariamente.

Não obstante, ele está sempre satisfeito com as vantagens que obtém com o programa de fidelidade oferecido. Isso é extremamente importante, já que a satisfação do cliente influencia fortemente no grau de sucesso de uma empresa.

Hoje, você verá 9 dicas para criar um programa de fidelidade irresistível. Um que fará com que seus clientes se sintam gratos por poderem participar e sempre retornar para alimentar esse ciclo.

Criando o programa de fidelidade perfeito

Antes de mais nada, é preciso entender que o programa de fidelidade perfeito não vem pronto. Ele é lapidado conforme a realidade da sua empresa e do seu cliente. Por isso, as dicas que você encontrará abaixo são um direcionamento que te dirão como proceder em cada etapa, e não uma lista de ideias de programas prontos.

Apesar de ser trabalhoso, uma vez que você consegue criar um bom programa de fidelidade, ele se torna irresistível ao seu cliente, de forma que ele não poderá mais ignorar as vantagens oferecidas. Vamos às dicas!

1 – Entenda o seu cliente 

A primeira coisa que você precisa fazer para criar um programa de fidelidade irresistível é entender o seu cliente. Você deve conhecer não apenas suas necessidades, mas também o que ele almeja, o que gostaria de ter, seus problemas, seus anseios e seu comportamento.

Conhecer o cliente é saber como ele age diante de uma oferta. É impossível criar um bom programa de fidelidade se ele não estiver direcionado da forma correta ao seu cliente. Use o poder das mídias sociais para entender padrões de comportamento, faça pesquisas, acompanhe histórico de compras, entre outras ações que te ajudam a conhecer o cliente.

2 – Crie uma boa segmentação 

Depois de conhecer bem o seu cliente, será necessário criar uma segmentação a ser respeitada pelo seu clube de vantagens. Segmentação é um direcionamento que te diz o que pode e o que não pode ser feito, ou o que funciona e o que não funciona com seu cliente.

Tenha em mente que, uma vez que você sabe do que seu cliente precisa, gosta ou deseja, entregar algo fora dessas expectativas é como vender alpiste para gatos. Não faz sentido. Criar um programa de fidelidade irresistível é entregar vantagens que realmente interessam.

3 – Decida qual o tipo de recompensa 

A próxima dica para criar um programa de fidelidade irresistível é escolher a recompensa com consciência. Você pode escolher entre serviços, produtos, descontos, prêmios, vantagens, entre outros.

Quem decide não é realmente você, mas sim o cliente, através da segmentação. É baseado principalmente nos desejos dos clientes que você vai escolher o tipo de recompensa a ser oferecida. O desejo é mais atrativo do que a necessidade ou os gostos. Utilize isso a seu favor.

4 – Defina como acumular pontos 

Seu cliente possui uma enorme gama de oportunidades para acumular pontos e a forma como isso ocorre é importante. Mais uma dica para criar um programa de fidelidade irresistível é definir a melhor forma de acumular pontos.

É óbvio que o cliente que comprar vai ganhar pontos, mas existem também outras formas. Uma delas é compartilhar a página da sua empresa nas mídias sociais, ou baixar seu aplicativo, ou ainda utilizar um código para convidar amigos a utilizarem seus serviços.

Recompense os seus clientes por todos os tipos de ações que geram engajamento e mantêm o nome de sua marca circulando.

5 – Escolha um bom nome 

O nome do seu clube de vantagens deve ter três coisas:

  • Singularidade;
  • Atração;
  • Curiosidade.

Este nome deve despertar a curiosidade e o interesse em participar. A dica para criar um programa de fidelidade é apontar o quão irresistível ele é já em seu nome. Ele deve fazer com que o cliente se sinta curioso e animado em participar e também deve ser fácil de distinguir de outros programas de fidelidade já existentes.

6 – Crie uma página com as regras 

Todo programa de fidelidade deve ter uma página dedicada com as regras, termos e condições. Tudo deve estar muito claro para o cliente. Dessa forma, você evita problemas ocasionados por regras que não ficaram bem esclarecidas, além de reunir todas as respostas para todas as dúvidas em um só lugar.

7 – Certifique-se de que o programa é integrado 

Seja pessoalmente, pelo site, aplicativo ou até mesmo telefone, a experiência do cliente com o seu programa de fidelidade deve ser exatamente a mesma. Uma importante dica para criar um programa de fidelidade com qualidade é garantir que tudo é integrado.

Isso significa que, comprando pessoalmente, pelo site ou pelo telefone, ou consultando as informações no aplicativo, seu cliente encontrará os mesmos dados.

8 – Comunique e divulgue 

De nada adianta ter um excelente programa de fidelidade se você não fizer a divulgação dele. Aproveite as mídias sociais, panfletos, cartões e até placas e anúncios para divulgar o seu clube de vantagens e atrair cada vez mais clientes interessados.

Escolha os melhores pontos e benefícios do programa para incluir na chamada principal e aumentar o interesse de quem visualiza sua propaganda. O programa de fidelidade pode, inclusive, ser um potencial divulgador da sua marca para quem ainda não a conhece.

9 – Expanda as oportunidades para se juntar ao programa 

Quanto mais oportunidades seu cliente tiver para fazer parte do seu programa de fidelidade, mais irresistível ele será. Aproveite para indicar sempre junto do preço de uma compra a quantidade de pontos ou as vantagens que ele ganharia se fizesse parte do clube.

Encontre outras oportunidades para oferecer o programa de fidelidade sem custos, com pontos de cortesia ou vantagens limitadas a um determinado período.

Siga essas dicas para criar um programa de fidelidade irresistível. Além disso, baixe nosso e-book e saiba tudo sobre programas de fidelidade para ter ainda mais sucesso.

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