Como atrair o maior número de caminhoneiros para o seu posto de rodovia

Postos de combustível que estão localizados em rodovias têm um público diferente dos postos de cidade. Além dos veículos de passeio que estão fazendo viagens longas, há um grande potencial a ser explorado com os caminhoneiros. O diesel pode ser altamente lucrativo se você conseguir uma grande demanda mensal de caminhoneiros.

Os caminhões que fazem viagens para outros estados são os que mais costumam abastecer no meio da rodovia e, para chamar a atenção desses motoristas, você precisa adotar algumas estratégias.

No post de hoje, vamos te ensinar como atrair o maior número de caminhoneiros para o seu posto de rodovia.

Atraia mais caminhoneiros para o seu posto de rodovia

Visibilidade e antecedência

Esses dois conceitos podem parecer a mesma coisa, mas não são. A visibilidade é a capacidade de o motorista enxergar seu posto de combustível de longe, a cerca de 300 metros de distância.

Isso é necessário para que ele tenha tempo de manobrar e se preparar para entrar no local. Entretanto, essa visibilidade ainda não é o suficiente em muitos dos casos. Há uma forma bastante eficaz de deixar o motorista saber que está chegando perto de seu posto: placas e outdoors.

As placas podem indicar a presença de um posto de conveniência com maior antecedência, indicando ao motorista quando se preparar para entrar no posto. Os outdoors têm a função de mostrar uma breve propaganda do seu posto, incentivando os motoristas a pararem nele, mas também são usados para avisar que estão se aproximando.

A antecedência permite que os motoristas tenham tempo de decidir se vão ou não parar em seu posto. Para atrair o maior número de caminhoneiros para o seu posto de rodovia, é essencial que eles sejam avisados com antecedência, ou podem passar sem perceber seu posto a tempo.

Espaço para manobrar

Quando estamos lidando com clientes como caminhoneiros, uma das coisas mais óbvias é o porte de seus veículos. Eles precisam de muito espaço para se locomover e, especialmente, para manobrar.

Se o seu foco é atrair o maior número de caminhoneiros para o seu posto de rodovia, certifique-se de que há espaço suficiente para que eles circulem livremente. Os motoristas devem ser capazes de fazer manobras, estacionar e passar pelo seu posto sem maiores problemas.

Infraestrutura

Caminhoneiros costumam passar semanas longe de casa, muitas vezes dormindo em qualquer lugar que possam encontrar. Nem sempre eles conseguem todo o conforto que merecem e, se você puder suprir essa necessidade, com certeza vai atrair o maior número de caminhoneiros para o seu posto de rodovia.

Pense em conveniência e facilidades, como almoço, descanso, saúde, caixas eletrônicos, entre outras coisas que possam atrair a atenção desses motoristas. 

Eles precisam de um lugar para descansar da longa viagem. Não necessariamente um local para dormir, mas onde possam se sentar e relaxar durante algumas horas. A alimentação é essencial, e poder contar com uma farmácia faz a diferença também.

Lazer atrativo

Da mesma forma que uma boa infraestrutura pode atrair mais caminhoneiros para o seu posto de rodovia, uma área de lazer pode fazer o mesmo. A vida dos motoristas de caminhões é agitada e solitária. Um pouco de diversão pode fazê-los se sentirem em casa.

Pense em opções como fliperamas, jogos de mesa, sala de TV, galeria de compras, entre outras atrações que possam descontrair e tirar um pouco o foco dos caminhoneiros do trabalho.

Ao voltarem para a estrada revigorados, eles se lembrarão do bom tempo que passaram em seu posto e, certamente, voltarão quando tiverem a oportunidade e avisarão os colegas sobre seu estabelecimento.

Parcerias com outras marcas

Outra boa forma de atrair o maior número de caminhoneiros para o seu posto de rodovia é tentar firmar parcerias com diversas marcas de produtos que se relacionam com o trabalho desses profissionais.

Por exemplo, você pode conseguir uma parceria com uma oficina mecânica da cidade mais próxima e oferecer 10% de desconto em algum serviço ou produto para os clientes dessa oficina.

As possibilidades de parcerias são infinitas e, nem sempre, serão relacionadas especificamente aos caminhoneiros. Veja alguns exemplos de parcerias que você pode conseguir:

  • Lanchonetes;
  • Restaurantes;
  • Farmácias;
  • Hotéis;
  • Pousadas;
  • Oficinas;
  • Funilarias.

Mídias sociais

Jamais se deve subestimar o poder das mídias sociais. Elas são grandes geradoras de engajamento e podem divulgar seu estabelecimento com antecedência, ou até mesmo no meio da estrada.

Para atrair o maior número de caminhoneiros para seu posto de rodovia, faça bom uso das mídias sociais. Crie uma página, divulgue, poste conteúdo frequentemente, faça promoções exclusivas para os seguidores da sua página, converse com os clientes e convide-os a conhecer o seu posto.

Uma página bem administrada nas mídias sociais é capaz de aumentar sua demanda de maneira surpreendente. Entretanto, não pense que isso é fácil. Na verdade, você precisará dedicar muito tempo e trabalho duro para atrair a atenção dos potenciais clientes.

Isso é feito com estratégias específicas e conhecimento em marketing digital. Você não precisa ter esses conhecimentos, mas é altamente recomendado contratar uma agência de marketing digital para tomar conta de tudo para você e extrair os melhores resultados.

Segmentação

Por fim, vale a pena falar sobre a segmentação. Se o seu intuito é atrair o maior número de caminhoneiros para o seu posto de rodovia, você precisa garantir que o direcionamento do seu posto está correto.

Se os caminhoneiros estão chegando em seu posto e não encontrando facilidades que são essenciais para eles, você não está fazendo o seu trabalho. Seu posto deve ser convidativo aos caminhoneiros, fazendo-os se sentirem bem-vindos.

Ofereça descontos para caminhoneiros, vantagens, benefícios únicos e que realmente façam a diferença. Você também pode criar um programa de fidelidade e recompensar os caminhoneiros que mais utilizarem seus serviços.

Pense que você quer agradar mais aos caminhoneiros do que aos outros clientes, mas sem se desfazer dos motoristas de passeio. Dessa forma, logo você conseguirá atrair o maior número de caminhoneiros para o seu posto de rodovia.

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