Como evitar faltas e atrasos de funcionários do posto de combustível

Como evitar faltas e atrasos de funcionários do posto de combustível

Funcionários não comprometidos com a empresa, tendo faltas e atrasos, devem estar nas prioridades estratégicas de qualquer negócio, por conta dos impactos negativos em indicadores financeiros, produtividade e até falta de qualidade no atendimento em um posto. Portanto, é muito importante adotar uma gestão inteligente, que monitore essas taxas e que seja capaz de identificar as causas das ausências, que podem estar ligadas a desmotivação, insatisfação, falta de interesse, desalinhamento de perfil profissional e ainda assuntos pessoais.

Na medida para evitar este tipo de prejuízo, fica a poder do gestor adotar novas posturas, para identificar os problemas e buscar medidas para solução. Lembrando que algumas ausências são justificadas pela própria legislação trabalhista, outras não. Para isso, é importante analisar cada caso.

Neste post, vamos lhe apresentar algumas dicas para melhorar a gestão e reduzir faltas e atrasos, evitando prejuízos no seu posto de combustível e loja de conveniência. Vamos lá!

 

Tenha uma gestão positiva e transparente

O perfil da gestão é um das causas de maior impacto na motivação e comprometimento das equipes, por este motivo é importante que o gestor do posto assuma uma nova postura, mais próxima aos conceitos de liderança.

É necessário que o gestor tenha além do conhecimentos técnicos sobre a administração do posto, demonstrar também competências comportamentais, como maturidade, equilíbrio emocional, empatia, segurança, humildade, educação e a capacidade de construir relacionamentos produtivos. Ética, imparcialidade, transparência, entusiasmo e otimismo também precisam estar presentes no dia a dia do gestor. Outro aspecto importante é manter discurso e ações em harmonia, demonstrando sempre coerência e justiça.

 

Zele pela qualidade do ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho também é um fator que pode ter grande influência sobre as faltas e atrasos de uma empresa e, para conquistar altos níveis de motivação, é necessário que a gestão administre todos os possíveis conflitos, solucione os problemas cotidiano, traga condições adequadas de trabalho e evite comportamentos nocivos, que envolvem preconceito, assédio ou discriminação, valorize as competências e talentos individuais, elogie, apoie a colaboração e reforce a cultura do aprendizado e do desenvolvimento.

 

Tenha uma boa comunicação e incentive a participação

Ter uma boa comunicação interna e ações de endomarketing, precisam fazer parte da estratégia para a redução de faltas e atrasos, já que é uma ferramenta importante para tratar a motivação e o senso de pertencimento dos colaboradores. Desta forma, fica a critério do gestor adotar uma boa comunicação, capaz de compartilhar informações relevantes, manter a equipe atualizada sobre a situação do mercado, os principais concorrentes, a chegada de novas tecnologias, os projetos em andamento e principalmente os desafios a serem vencidos.

Adotar esta postura, reforça a construção de uma relação de confiança entre colaboradores e o posto. Portanto, é essencial organizar reuniões gerenciais com a equipe e utilizar até mesmo o mural de avisos para garantir uma comunicação clara e eficiente.

 

Reconheça e valorize os colaboradores

Reconhecer e valorizar um bom trabalho no posto, são práticas básicas relacionadas à gestão de pessoas que devem estar entre as ações adotadas para reduzir o número de faltas e atrasos, pois impactam diretamente na motivação e no engajamento dos colaboradores do posto. Desse modo, elogios sinceros e pequenas premiações são boas iniciativas. Lembre-se também das oportunidades de crescimento profissional dentro da empresa, sempre baseadas no desempenho e na meritocracia.

 

Tenha conversas individuais com os colaboradores

Conversas particulares com cada colaborador é muito importante para identificar as reais causas das faltas e atrasos. Com essa prática, o gestor pode perceber se existem problemas pessoais, insatisfação ou desmotivação com o trabalho e então analisar a situação e propor algumas alternativas. Apoio e orientação podem trazer ótimos resultados.

Quais medidas o seu posto utiliza para evitar estas faltas e atrasos da equipe? Seu gestor não adota uma postura de liderança? Compartilhe este post e ajude a evitar prejuízos.

 

Fonte: MinasPetro.com.br

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