fbpx

Como identificar o momento ideal para trocar de ERP?

Como identificar o momento ideal para trocar de ERP?

Possivelmente você já conhece os benefícios de se utilizar um ERP, não é verdade? Devido às diversas vantagens deste tipo de software, muitos negócios já se aliaram à tecnologia. Porém, algumas empresas podem perceber a necessidade de substituir seu sistema de gestão. Mas como identificar o momento ideal para trocar de ERP? 

Muitas pessoas ainda não entendem quais os sinais de que o ERP precisa ser trocado. Neste artigo, separamos algumas dicas para que você fique de olho no seu sistema de gestão. Vamos entender mais sobre isso? 

5 sinais que chegou o momento de trocar de ERP

1. O sistema não oferece escalabilidade 

A escalabilidade permite que o sistema esteja sempre em atualização conforme o crescimento da empresa, assim a ferramenta se adapta às novas demandas.  

Quando o ERP não oferece escalabilidade, as funcionalidades dele não conseguem acompanhar o crescimento da empresa, o que impacta negativamente na organização e na execução das tarefas. 

Nesse caso, a melhor opção é efetuar a troca do software de gestão por outro que ofereça a possibilidade de escalabilidade e de crescimento junto às demandas da sua empresa. 

2. O suporte é insatisfatório

Quando o suporte da empresa desenvolvedora do software que você adquiriu oferece um atendimento pouco satisfatório, você perde tempo, compromete a qualidade das entregas de produtos ou serviços e não soluciona as suas questões do dia a dia. 

O suporte oferecido pelas empresas desenvolvedoras do ERP deve ser adequado às necessidades do seu negócio, podendo ser presencial ou remoto. Além disso, é importante saber e constar no contrato, qual a disponibilidade de treinamentos ou visitas técnicas que serão oferecidos pela empresa fornecedora do ERP. 

3. Muitas falhas de segurança

Toda empresa precisa proteger os dados corporativos, sejam dos clientes, colaboradores e fornecedores. Muitas também possuem materiais com informações sigilosas, que o acesso deve ser restrito às pessoas autorizadas, não podendo ser compartilhados ou acessados indevidamente. 

Caso o seu software não ofereça a segurança necessária para manter essas informações em sigilo, a empresa poderá sofrer consequências, sejam elas reparáveis ou não. 

Por isso, procure adquirir um software de gestão que ofereça a segurança das informações que você precisa, garantindo a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações. É importante também que a empresa responsável pelo ERP esteja preparada para aderir às obrigações quanto à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), sancionada pelo Congresso Nacional.

4. Lentidão no sistema

Se o acesso ao sistema tornou-se lento ou, além disso, costuma travar repentinamente, causando erros, atrasos e problemas na sua gestão, é um ponto forte a ser avaliado para efetuar a troca por um novo ERP.

Assim, a lentidão no sistema deve ser investigada, podendo ter origem interna e externa à sua empresa. A baixa performance do HD do computador, a memória RAM insuficiente, o baixo desempenho do processador, malwares e vírus são causas internas que podem estar afetando a performance desejada da software e podem ser verificadas por meio de um diagnóstico de um técnico de informática.

Se o servidor onde está hospedado o software ERP que você utiliza não está hospedado na sua empresa, informe à empresa desenvolvedora e verifique quais as possíveis causas da lentidão.

5. Aumento de erros 

Quando o software de gestão apresenta erros em cálculos e nas rotinas operacionais, pode ser um sinal de que está na hora de trocá-lo. O ERP possui baixíssimas possibilidades de erros, e se isso ocorre, possivelmente o sistema está com alguma falha para executar a tarefa.

 

Por que o RZ Business é a melhor solução na hora de trocar de ERP?

O RZ Business auxilia na evolução do seu negócio, acompanhando o crescimento com a escalabilidade que você precisa. Dê adeus para erros inesperados e a necessidade da troca de software. O RZ Business é ideal para a sua empresa, nele você encontra ferramentas imprescindíveis para o seu negócio decolar. Além disso, conta com um suporte de alto nível. 

Quer saber mais? Conheça todas as funções do RZ Business com uma demonstração gratuita!

Fique por dentro das últimas novidades sobre gestão empresarial! 

Assine a newsletter do blog Adaptive e receba conteúdos novos toda semana diretamente no seu e-mail!

Temos soluções para diferentes necessidades.

Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!