Como implementar vendas online na sua loja de autopeças?

Você sabe como implementar vendas online em uma loja de autopeças? O caminho a ser seguido é longo, mas os resultados são certos se você fizer tudo da melhor forma possível.

A evolução do setor de varejo está pendendo para a internet com mais força a cada dia. Com isso, empresas estão se vendo compelidas a entrar no negócio de vendas online a fim de expandir seus horizontes operacionais e obter crescimento.

Nesse artigo teremos o passo a passo de como implementar vendas online em sua loja de autopeças.  

O passo a passo para ter uma loja online de autopeças 

1 – Análise financeira e de negócio 

Antes de sair criando um site e colocando produtos à venda, alguns passos de planejamento são necessários. Se você quiser que sua loja online seja capaz de atuar de forma automática, gerando seus próprios lucros e trazendo crescimento, é preciso realizar algumas análises.

Em primeiro lugar, você precisa garantir que sua empresa está no momento certo para investir em um comércio digital. Para isso, faça uma análise financeira e avalie seu poder de investimento. Você precisará fazer um investimento considerável para colocar tudo em operação.

Também é preciso fazer uma análise de negócio, para que você entenda como funciona uma loja online de autopeças. Implementar vendas online em sua loja de autopeças requer conhecimento sobre as principais implicações.

2 – Análise da concorrência 

Feita a análise inicial, é hora de partir para o estudo da concorrência. Faça uma análise profunda dos concorrentes que já atuam com vendas online de autopeças há algum tempo. Se possível, descubra como funciona a cadeia operacional dessas empresas.

Tente descobrir também qual é o público-alvo desses concorrentes, como eles vendem, quais as metas de vendas, quais os tipos de produtos vendidos, quais os parceiros logísticos, entre outros detalhes. Toda essa análise te dará ainda mais poder para estruturar e implementar vendas online na sua loja de autopeças.

 3 – Realizar previsões e projeções 

Baseando-se nas análises feitas, você já conseguirá prever quais serão seus desafios e dificuldades, além de oportunidades e demanda. É importante garantir que você tenha um plano de ação para superar cada uma das possíveis dificuldades que possam aparecer.

Da mesma forma, tente explorar seu poder de aproveitar as oportunidades e a demanda, tanto quanto possível. Essas previsões otimizam sua gestão online antes mesmo que sua loja esteja no ar.

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4 – Definir principal plataforma

Em seguida, a próxima coisa a ser definida é a plataforma onde você vai realizar suas vendas. Você tem duas principais opções: um marketplace ou uma loja virtual própria.

O marketplace é, basicamente, uma grande loja virtual que permite a atuação de diversas empresas. Você realiza um cadastro, coloca seus produtos a venda e o próprio site já faz a administração do processo de entrega e recebimento de valores.

Alguns exemplos de marketplaces conhecidos são Amazon, Submarino, Americanas e Canal da Peça, que é mais específico para autopeças.

A outra opção é um e-commerce próprio. Esta será sempre a melhor opção para ter mais liberdade e poder de divulgação. Isso não quer dizer, porém, que será a melhor opção para todas as empresas.

Ao passo que ter uma loja online própria te dá mais liberdade e possibilidades, estar presente em um marketplace dá menos trabalho e você tem mais facilidade em administrar o negócio.

5 – Definir parâmetros operacionais 

Antes de implementar vendas online na sua loja de autopeças, você precisará definir alguns parâmetros operacionais importantes. Para começar, defina onde ficará localizado seu estoque e centro de distribuição.

Se você tiver a oportunidade de escolher a localidade, prefira um local próximo a vias de acesso para outros estados. Certamente, você venderá para todo o Brasil, e o acesso facilitado pode contribuir com a otimização logística.

Depois, defina quais as formas de pagamento que serão aceitas, a política de trocas e devoluções, quais serão os parceiros logísticos, como funcionará o cadastro de clientes, quais serão os produtos vendidos online, entre outros parâmetros.

6 – Estruturar a loja online 

Esta etapa não tem muito segredo. Basta arregaçar as mangas e colocar a mão na massa. Obviamente, a forma de implementação vai variar de plataforma para plataforma, mas é só seguir as recomendações de cada uma e disponibilizar seus produtos, com atenção nas fotos específicas para vendas online, descrição, preços e taxas de entrega. 

7 – Utilizar as mídias sociais 

Independentemente de ter uma loja em um marketplace ou em um e-commerce próprio, você pode utilizar as mídias sociais para potencializar seu poder de venda. Explore as mídias sociais e seu poder de divulgação. Inclusive, no Instagram e no Facebook você pode ter a sua loja online dentro da Rede Social. 

Grande parte dos clientes de toda loja virtual saem de mídias sociais. Aprenda a lidar com cada uma delas e use essas facilidades a seu favor.

8 – Considere abrir um blog

Se você optou por uma loja em canal próprio, fica mais fácil fazer a implementação do blog. Caso contrário, será necessário realizar a migração ou abrir um blog desvinculado do domínio de sua loja online.

De qualquer forma, o blog é extremamente importante para estratégias de marketing digital. Com ele, você consegue atrair mais clientes que realmente tenham interesse em seus produtos.

Considere abrir um blog antes mesmo de implementar vendas online na sua loja de autopeças, pois ele fará uma enorme diferença.

9 – Conte com um bom software de gerenciamento 

Como administrar tudo isso sem se perder? É simples. Basta ter um bom software de gestão empresarial atuando a seu favor. Esse tipo de sistema é capaz de gerenciar sua empresa de forma automática em muitos setores.

Você terá mais agilidade, otimização e redução de custos e erros. Além disso, consegue acompanhar o andamento do desempenho da empresa, com relatórios precisos em tempo real.

Ele também te permite administrar suas finanças, tributos, estoque, logística, entre muitos outros setores.

O RZ Business é um software de gestão empresarial completo, pensado para administrar sua loja de autopeças com eficiência e praticidade. 

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