Como medir automaticamente o estoque de combustível do seu posto?

É possível que alguns postos ainda utilizem a régua para medição do nível de combustível dos tanques. Entretanto, esse sistema manual de medição é passível de erros, torna o processo de medir o estoque de combustível mais trabalhoso, pouco confiável tornando-se ineficiente. 

Para otimizar esse processo, foi desenvolvido um equipamento que realiza automaticamente a medição. Para que isso aconteça, foram criadas sondas com sensores eletrônicos ou a laser, que substituem a régua medidora e ainda fornecem outros controles.

O equipamento é composto por duas sondas, uma que fica dentro do tanque, para medir o volume do combustível, também com sensores de temperatura e a outra, a sonda intersticial, instalada entre as paredes do tanque jaquetado, a fim de monitorar vazamentos ocorridos no tanque primário ou secundário para o solo.

As sondas estão ligadas a um console eletrônico que informa em um display os dados sobre o monitoramento dos tanques, além de uma impressora térmica, para emissão de relatórios sobre a situação dos tanques. Esse equipamento é chamado Medidor Volumétrico de Combustível (MVC) e normalmente é instalado no escritório do posto de combustível.

O que é MVC e por que devo instalar esse equipamento?

O MVC monitora automaticamente e em tempo real todas as entradas e saídas de combustível nos tanques, descargas de combustível, inventário, alarmes e a ocorrência de vazamentos, podendo acessar esses dados diretamente em desktops e dispositivos móveis com conexão de internet. Dessa forma, seu posto controla o estoque de combustível e evita possíveis fraudes e multas ambientais devido a vazamentos para o subsolo.

Além disso, o MVC permite integração com sistemas de automação comercial, também conhecidos como ERP (Enterprise Resource Planning. Sistema de Gestão Integrado em português), podendo gerar automaticamente o Livro de Movimentação de Combustíveis (LMC). 

Qual é a vantagem de integrar o MVC a um sistema ERP?

Integrando o sistema de medição de tanques a um ERP,  o gestor terá uma visão detalhada, disponível em tempo real sobre o estoque de combustíveis, facilitando a tomada de decisão. No caso de rede de postos, o gestor também terá a possibilidade de realizar esse controle remotamente, em um escritório centralizado. 

 O sistema MVC pode enviar um alerta automaticamente para o gestor em caso de vazamento do tanque de combustível, evitando possível contaminação do solo. 

Conheça a solução Adaptive Business, que oferece essa e outras funcionalidades. Entre em contato conosco e solicite uma demonstração sem compromisso!

Compartilhe

Veja também

Quem está apenas de passagem não se dá conta da complexidade que um posto de

Para os clientes, um dos maiores problemas que pode interferir no funcionamento de um posto

Já imaginou receber multa ou ter o alvará de funcionamento cassado por conta de meras

Para não ter prejuízos, um posto de combustível precisa ter um controle de estoque muito

Fale conosco

Camada