Como saber se a descarga de combustível está correta e segura?

Publicado em:

Como saber se a descarga de combustível está correta e segura?

Os postos de combustíveis lidam diariamente com ações para evitar o desperdício e prejuízos. Uma das maiores preocupações é realizar a descarga de combustível de forma correta, para não gerar perdas e problemas de estoque. Mas alguma vez você já desconfiou se a descarga foi feita corretamente? 

Uma descarga realizada de forma errada pode gerar diferenças no estoque de combustível e no LMC-Livro de Movimentação de Combustível, exigência legal da ANP-Agência Nacional do Petróleo. Por isso, você precisa saber como identificar se a descarga de combustível está correta. Mas como será que os fornecedores fazem para garantir a entrega de combustível? 

Durante uma descarga podem ocorrer vários problemas, alterações na quantidade de combustível, vazamentos e adulterações, além das irregularidades que podem ocorrer durante o recebimento. 

Neste artigo, iremos orientá-lo como efetuar essa conferência de descarga de forma rápida, eficiente e como se precaver para que esse processo seja feita de forma correta. Vamos lá? 

Como deve ser feita a descarga de combustível no posto?

Para efetuar a descarga do combustível, é necessário que haja muita atenção, pois o processo é perigoso e, se houver descuido, podem acontecer erros e até mesmo a contaminação do solo. 

Um funcionário do posto, preferencialmente treinado , e com experiência em descargas, deve acompanhar o processo junto ao motorista do caminhão-tanque, conferindo o documento de descarga e orientando o motorista do caminhão-tanque acerca dos procedimentos da operação no posto em questão.

É importante que o funcionário do posto confira a capacidade do caminhão por meio da seta, colha, periodicamente, as amostras dos combustíveis para fins de comprovação.

A conferência do caminhão-tanque é feita pelo motorista e pelo funcionário do posto após a descarga. Logo após a descarga, o compartimento do tanque do caminhão é verificado para saber se ficou totalmente vazio. Caso seja identificado alguma falha no processo de descarga, a gerência do posto deve comunicar o responsável pelo fornecimento do combustível imediatamente. Enquanto o problema não for resolvido, sugere-se a não liberação do motorista.

Portanto, quando não há falhas, para finalizar a descarga, o funcionário deve entregar ao motorista o canhoto do documento de descarga com os dados: nome, RG, data e carimbo do posto. 

Dicas para conferência durante a operação de descarga de combustível

1. Fique de olho no certificado

A transportadora precisa ter o certificado de inspeção de produtos perigosos e o caminhão precisa ter as certificações atualizadas. Além disso, é importantíssimo que você procure indicações de uma transportadora confiável para efetuar a descarga de combustível no seu posto. 

2. Instale um ERP

Instale uma solução de gestão comercial para posto de combustível (ERP), juntamente com um Medidor Volumétrico de Combustíveis (MVC) e faça a medição do tanque automaticamente sempre antes e depois do descarregamento. Dessa forma, o trabalho de conferir as descargas será minimizado, garantindo que você terá tempo suficiente para verificar outras observações. 

3. Seta de capacidade do tanque

Observe a seta de capacidade do tanque do caminhão. Todos os veículos que transportam combustível são abastecidos conforme àquela capacidade indicada pela seta. 

4. Sem rompimento nos lacres

Confira se os lacres estão intactos e se no documento fiscal estão todos os produtos que foram solicitados. Mas em qualquer sinal de violação no lacre deve ser analisada, sendo a descarga recusada. 

5. Atenção na descarga de combustível

Muita atenção aos processos efetuados no momento da descarga, pois se houver qualquer indício de adulteração, furto e/ou rompimento de lacre comunique à Polícia Militar.

Conclusão

Essas são algumas dicas para saber se a descarga de combustível está correta. Além disso, você pode contar com um software de gestão , onde você terá em mãos a análise do estoque do posto e os dados sobre a descarga de combustível de forma rápida e precisa. 

A Adaptive desenvolveu o Petros, Sistema de Gestão Inteligente para Posto ou Redes de Postos de Combustíveis e Lojas de Conveniência, e oferece uma demonstração gratuita para você conhecer mais detalhes sobre a solução. Não deixe de nos procurar!

GOSTOU? Deixe seu e-mail e receba conteúdos como este!

O que achou? Deixe um comentário

Saiba quais foram nossas medidas e ações para proteger e garantir o bem-estar de nossos colaboradores e parceiros durante a pandemia. Leia as atualizações mais recentes.