Como medir automaticamente o estoque de combustível do seu posto?

Publicado em:

Como medir automaticamente o estoque de combustível do seu posto?

É possível que alguns postos ainda utilizem a régua para medição do nível de combustível dos tanques. Entretanto, esse sistema manual de medição é passível de erros, torna o processo de medir o estoque de combustível mais trabalhoso, pouco confiável, tornando-se ineficiente.

Para otimizar esse processo, foi desenvolvido um equipamento que realiza automaticamente a medição. Para que isso aconteça, foram criadas sondas com sensores eletrônicos ou a laser, que substituem a régua medidora e ainda fornecem outros controles.

O equipamento é composto por duas sondas, uma que fica dentro do tanque, para medir o volume do combustível, também com sensores de temperatura e a outra, a sonda intersticial, instalada entre as paredes do tanque jaquetado, a fim de monitorar vazamentos ocorridos no tanque primário ou secundário para o solo.

As sondas estão ligadas a um console eletrônico que informa em um display os dados sobre o monitoramento dos tanques, além de uma impressora térmica, para emissão de relatórios sobre a situação dos tanques. Esse equipamento é chamado Medidor Volumétrico de Combustível (MVC) e normalmente é instalado no escritório do posto de combustível.

O que é MVC e por que devo instalar esse equipamento?

O MVC monitora automaticamente e em tempo real todas as entradas e saídas de combustível nos tanques, descargas de combustível, inventário, alarmes e a ocorrência de vazamentos, podendo acessar esses dados diretamente em desktops e dispositivos móveis com conexão de internet. Dessa forma, seu posto estará evitando possíveis fraudes e multas ambientais devido a vazamentos de combustíveis para o subsolo.

Além disso, o MVC permite integração com sistemas de automação comercial, também conhecidos como ERP (Enterprise Resource Planning. Sistema de Gestão Integrado em português), podendo gerar automaticamente o Livro de Movimentação de Combustíveis (LMC). 

Qual é a vantagem de integrar o MVC a um sistema ERP?

Integrando o sistema de medição de tanques a um ERP,  o gestor terá uma visão detalhada, disponível em tempo real sobre o estoque de combustíveis, facilitando a tomada de decisão. No caso de rede de postos, o gestor também terá a possibilidade de realizar esse controle remotamente, em um escritório centralizado. 

 O sistema MVC pode enviar um alerta automaticamente para o gestor em caso de vazamento do tanque de combustível, evitando possível contaminação do solo. 

Conheça a solução Adaptive Petros, que oferece essa e outras funcionalidades. Entre em contato conosco e solicite uma demonstração sem compromisso!

GOSTOU? Deixe seu e-mail e receba conteúdos como este!

O que achou? Deixe um comentário

Saiba quais foram nossas medidas e ações para proteger e garantir o bem-estar de nossos colaboradores e parceiros durante a pandemia. Leia as atualizações mais recentes.