fbpx

Como organizar melhor a agenda tributária da sua empresa?

Como organizar melhor a agenda tributária da sua empresa?

Manter a sua agenda tributária em dia é muito importante para ficar livre de dívidas com o governo e de restrições judiciais. Se você considera complicado organizar a sua agenda, vamos te explicar onde talvez esteja o seu erro e dar recomendações sobre como evitá-lo. 

Se a sua empresa gera diversos documentos fiscais ao ponto de perder alguns, isso com certeza trará problemas futuros com o Fisco, pois é necessário mantê-los guardados por um período para fins de comprovação. E se, além disso, você não consegue programar o pagamento dos impostos na data exata, possivelmente isso acarretará em multas para a sua empresa, e consequentemente, aumentará os gastos do seu negócio, não é mesmo? 

Mas, afinal de contas, qual a melhor forma de manter a sua agenda em dia com tantos impostos, taxas e contribuições a pagar? Saiba que você pode aliar-se à tecnologia para conseguir organizar melhor a agenda tributária da sua empresa. 

Para explicar melhor, primeiro separamos as principais obrigações tributárias de uma empresa. Vamos ver?  

Quais impostos, obrigatoriamente, devem constar em sua agenda tributária?

  • ICMS

A sigla ICMS significa Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, e trata-se de um imposto estadual. Se você comercializa um produto dentro do país, esse imposto será aplicado ao seu negócio. 

  • PIS

O PIS é o Programa de Integração Social, muito conhecido pelos empregadores e empregados, pois o valor arrecadado tem como finalidade acrescentar ao fundo financiador do Seguro Desemprego e do abono salarial. 

  • COFINS

Trata-se da contribuição para o financiamento da Seguridade Social, afetando o faturamento de todas os ramos empresariais, com exceção de MEI (microempresas) e empresas cadastradas no Simples Nacional. 

  • ISS 

Cada município possui uma forma de aplicar o  ISS (Imposto sobre Serviços). Ele é requerido de profissionais liberais, prestadores de serviços e empresas. É necessário entender um pouco mais sobre o ISS do seu município para não deixar de contribuir. 

Como organizar melhor a sua agenda tributária?

Planejamento financeiro

É necessário manter um bom planejamento financeiro para organizar melhor a agenda tributária. Ter um fundo de reserva tributária é essencial para manter os pagamentos dos impostos em dia. 

Invista nesse planejado para que os valores dos impostos não aumente devido a multas e processos do governo. Você pode contar com o auxílio de um contator para formalizar o planejamento financeiro da sua empresa. 

Uso de planilhas

Um passo importante é deixar de lado anotações manuais em papéis, que não otimizam a organização da empresa. Crie uma planilha de controle, para melhor visualizar a sua agenda, com vencimentos dos impostos a pagar. Outros campos importantes são: o ciclo de pagamento (mensal ou anual) e o valor real ou presumido do imposto.

As planilhas podem ser feitas no Excel, ou quaisquer outros programas online, por exemplo. Utilize os recursos do programa, como filtros, formatação, etc.

Utilize um sistema ERP

O auxílio do ERP trará benefícios à sua agenda tributária, descomplicando processos que anteriormente poderiam ser efetuados de forma errada ou atrasada, gerando gastos e multas desnecessárias. 

O que antes tomaria o seu tempo, será realizado com agilidade e de forma assertiva. Isso contribuirá para o aumento da produtividade do seu negócio, direcionando as suas atividades para as necessidades da empresa, aumentando a lucratividade e reduzindo custos. 

O software de gestão gerencia as obrigações tributárias do seu negócio, dessa forma, são evitados diversos erros que, por falha humana,  podem gerar problemas nos compromissos com o Fisco.

Aliar-se à tecnologia faz toda a diferença.  O RZ Business, por exemplo, apura e calcula todos os impostos da sua empresa, inclusive os principais, tais como: ICMS, ICMS ST, PIS/COFINS, ISS, o que pode auxiliar bastante na hora de montar suas planilhas e se programar para o pagamento dos impostos.

Um software de gestão é desenvolvido justamente para otimizar processos. Se você concentrar muitas horas de trabalho a fim de manter a agenda tributária em dia, você terá poucas horas para ser produtivo. 

Com tudo que foi citado, criar uma agenda tributária para a sua empresa torna-se mais fácil e descomplicado

Gostou do post? Ele pôde te auxiliar com a melhor organização da sua agenda tributária? Ficou com alguma dúvida? Então conta pra gente aqui nos comentários!

Aproveite e siga a Razem nas nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter e Youtube.

Fique por dentro das últimas novidades sobre gestão empresarial! 

Assine a newsletter do blog Adaptive e receba conteúdos novos toda semana diretamente no seu e-mail!

Leia Também

Temos soluções para diferentes necessidades.

Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!