fbpx

Como otimizar o processo de gestão da sua transportadora?

Como otimizar o processo de gestão da sua transportadora?

A gestão de uma transportadora está entre as tarefas mais complexas da atualidade. Esse tipo de empresa não está lidando apenas com a gestão de suas atividades, mas também de fatores de força maior, externos ao ambiente de trabalho.

Gerenciar tudo isso é um grande desafio, mas quando você aplica algumas práticas e processos, tudo fica mais fácil e caminha para o sucesso.

Por isso, hoje, você verá como otimizar o processo de gestão da sua transportadora para minimizar perdas e aumentar a produtividade, os lucros e fortalecer o crescimento da empresa.

 

Ações para otimizar o processo de gestão da sua transportadora 

1 – Faça uma análise detalhada 

O dia a dia de uma transportadora é composto por vários processos que, juntos, formam a experiência do cliente. Entretanto, o cliente não vê nada disso. A única coisa realmente relevante para ele é a entrega ou a realização do serviço em si.

O primeiro passo para otimizar o processo de gestão da sua transportadora é destrinchar essa cadeia produtiva em processos menores e analisá-los. Divida a operação em fases e faça uma análise detalhada sobre cada uma delas.

Você precisa identificar os pontos fortes, fracos e diferenciais de cada fase. Em seguida, verifique se a fase em questão apresenta resultado satisfatório ou não. O que for insatisfatório precisa de reparos. O que for satisfatório pode receber melhorias e o que for excelente, está no ponto certo.

 

2 – Faça um planejamento visionário 

Existe uma diferença sensível entre fazer um bom planejamento e fazer um planejamento visionário. Um bom planejamento é o que contempla todas as etapas existentes da sua cadeia produtiva para entregar o máximo desempenho.

Já o planejamento visionário, é aquele que prevê o que o futuro reserva à sua transportadora. No planejamento visionário, você prepara sua empresa para enfrentar desafios futuros que ainda não chegaram.

Assim, quando for a hora de lidar com eles, você não ficará perdido e nada será um imprevisto, pois você já contava com isso há muito tempo. Para otimizar o processo de gestão da sua transportadora, invista no planejamento visionário!

 

3 – Antecipe demandas 

Antecipar demandas é essencial para otimizar o processo de gestão da sua transportadora. Isso porque a demanda é o que rege o trabalho desse tipo de empresa. Dependendo da demanda, você precisará aumentar ou diminuir sua força de trabalho, seus processos, seus suprimentos, entre outros fatores.

Antecipe as demandas anualmente, prevendo os períodos de maior demanda e também os mais ociosos. Isso lhe dará tempo suficiente para adequar a operação sem pressa, com maior precisão e a certeza de conseguir cumprir com prazos e exigências.

 

4 – Estabeleça metas e métricas 

Aqui, temos duas dicas em uma. Primeiro, para otimizar o processo de gestão da sua transportadora, é necessário estabelecer metas que norteiam o objetivo operacional de um determinado período.

Em seguida, é preciso acompanhar o desenvolvimento dessas metas com métricas, para medir se os processos estão atendendo a necessidade da empresa, ou se devem ser melhorados. As metas motivam os colaboradores e a empresa, enquanto as métricas medem se isso está sendo cumprido.

 

5 – Faça a roteirização estratégica 

Mais uma ação importante para otimizar o processo de gestão da sua transportadora é a roteirização estratégica. Essa parte é vital, já que o transporte é a principal atividade da sua empresa.

Roteirização estratégica é saber quais os melhores caminhos para chegar a todos os destinos possíveis. Isso inclui as estradas e ruas, mas também as cidades e pontos de parada.

A melhor rota nem sempre é a mais rápida, mas sim a que apresenta melhores condições em menor tempo. Considere as cidades que são ponto-chave para a distribuição em todas as regiões do país.

 

6 – Planeje manutenções corretamente 

Na hora de planejar a manutenção da sua frota, você precisa garantir que haja uma quantidade suficiente de veículos de cada tipo para atender à demanda, que nunca para. Otimizar o processo de gestão da sua transportadora inclui um bom planejamento de manutenção.

Evite colocar muitos veículos sob manutenção ao mesmo tempo. Faça uma escala como se fossem funcionários de férias, determinando o tempo necessário para a manutenção e a prioridade de acordo com a gravidade dos problemas.

 

7 – Considere novas alternativas

A cada dia, surgem novas alternativas para entregar e receber mercadorias. Se a sua transportadora ainda não está pesquisando novos meios de se adequar ao mercado, a gestão ficará cada vez mais difícil.

Considere encontrar novas alternativas e novas formas de trabalhar para otimizar o processo de gestão da sua transportadora. Novos meios de transporte, novos serviços, novos padrões e novas tecnologias, que é o nosso próximo tópico.

 

8 – Invista em novas tecnologias 

As novas tecnologias são tão importantes para otimizar o processo de gestão da sua transportadora quanto a roteirização estratégica. Estas tecnologias não se limitam a aplicativos e sites, mas vão muito além.

Dispositivos eletrônicos, funções tecnológicas para sua frota, rastreamento, entre outras tecnologias que podem facilitar muito a gestão da sua empresa. Faça uma pesquisa abrangente sobre todas as tecnologias que você pode utilizar em sua transportadora e considere as mais relevantes.

 

9 – Use um software de gestão eficiente 

Todas as ações que você tomar para otimizar o processo de gestão da sua transportadora serão potencializados ao máximo se você tiver um software de gestão eficiente. O software de gestão é como o cérebro da sua transportadora.

Ele gerencia todas as áreas, todos os processos, todas as funções e todas as rotinas de um só lugar. Um software de gestão eficiente tem o poder de automatizar inúmeras tarefas para que você possa focar em outras que exigem mais atenção.

Além disso, esse tipo de sistema ainda é capaz de entregar relatórios detalhados e completos sobre a real situação da sua empresa, para que você consiga tomar decisões mais rapidamente, com maior facilidade e segurança.

Conheça o RZ Business, um software de gestão feito para transportadoras que otimiza áreas como estoque, expedição, financeiro, tributário, administrativo, entre muitas outras. Conheça e ganhe uma demonstração gratuita de todo o poder do RZ Business.

Fique por dentro das últimas novidades sobre gestão empresarial! 

Assine a newsletter do blog Adaptive e receba conteúdos novos toda semana diretamente no seu e-mail!

Temos soluções para diferentes necessidades.

Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!