fbpx

ERP para varejo: conheça 5 funcionalidades indispensáveis

ERP para varejo: conheça 5 funcionalidades indispensáveis

Cada tipo de negócio tem suas particularidades e, por isso, é preciso considerar alguns critérios específicos na hora de contratar um ERP para varejo. Neste blogpost, destacamos cinco funcionalidades indispensáveis para te ajudar a fazer a escolha certa. 

Escolher um software de gestão com funcionalidades específicas para o varejo pode trazer organização, controle e centralização de todas as informações necessárias para a gestão do negócio, além de reduzir os custos da empresa e estimular o seu crescimento. 

Dessa forma, é preciso apostar em uma tecnologia desenvolvida especialmente para atender as particularidades da sua empresa. 

Como o varejo tem sido um setor protagonista no Brasil nos últimos anos, existe uma grande variedade de opções de ERP no mercado. 

Por isso, uma das maiores dúvidas dos gestores é saber como escolher um sistema de gestão ideal para o negócio.

Este artigo vai te ajudar a entender o que é preciso considerar para contratar um ERP para varejo de acordo com as necessidades desse tipo de negócio.  

 

O que um ERP adequado pode fazer pela sua empresa

Além da automatização de atividades burocráticas, como controle financeiro e rotinas fiscais e contábeis, o ERP para varejo permite que a operação do negócio seja mais simples, rápida e eficiente, e diminui possibilidades de falhas.

Entre os principais benefícios, estão:

  • Aumentar o ticket médio;
  • Diminuir a inadimplência;
  • Aumentar a produtividade da equipe;
  • Melhorar as tomadas de decisão;
  • Cortar gastos de forma assertiva;
  • Automatizar processos;
  • Operação financeira integrada e à prova de erros.

 

Dessa maneira, um ERP para varejo otimiza a gestão do negócio, facilita o controle de recursos e melhora a análise de dados gerados pela empresa.

Com isso, é possível aprimorar a gestão do estoque, o controle de entradas e saídas de recursos, o fluxo de mercadorias e fazer o corte de gastos desnecessários. 

Ainda mais, um sistema ERP para varejo permite um melhor entendimento do comportamento de compra dos seus clientes e mais conhecimento sobre seus produtos de maior giro para destaques e promoções. 

Como resultado, o ERP para varejo traz uma importante vantagem competitiva ao varejista, gerando impactos positivos nos resultados e na performance do negócio. 

 

ERP para varejo: conheça cinco funcionalidades indispensáveis

Para além de automatizar as rotinas diárias de um negócio, um ERP para varejo adequado permite um crescimento acelerado, pois aumenta consideravelmente a produtividade. 

Com um sistema com as funcionalidades ideais, também é possível potencializar as vendas, entregar produtos em menor tempo e melhorar o desempenho dos funcionários.

Mas, para atingir esses resultados, é essencial fazer a escolha certa e realmente adequada para o seu negócio. 

Afinal, escolher um ERP é um investimento que exige tempo do gestor e de outros membros da equipe, além de recursos financeiros.

Toda a otimização da gestão e o aumento do faturamento do negócio dependem da afinidade da sua loja com esse sistema. 

A seguir, destacamos as cinco funcionalidades indispensáveis em um ERP para varejo. Confira:

 

1) Estoque em grade

Com essa funcionalidade, é possível separar seus produtos por cor, tamanho e acabamento. Como resultado, o seu negócio terá uma organização mais assertiva do estoque.

 

2) Tela de Checkout (Ponto de Venda)

Com uma tela de vendas mais simples e dinamizada, é ideal para empresas que atuam no varejo de roupas, em que as compras acontecem sem negociações mais demoradas.  

Com ele, você centraliza informações e ganha praticidade no processo de vendas.

 

3) Histórico de venda de produtos

Em posse de todo o histórico de vendas dos seus produtos, é possível entender o comportamento de compra de seus consumidores. Esta é uma informação essencial para a criação de campanhas comerciais com maior precisão.

 

4) Planejamento de compras

Receba sugestões do volume de compras, controle gastos desnecessários e tenha mais eficiência e segurança no seu gerenciamento de estoque. 

Essa funcionalidade permite o cálculo de demandas para atender um período selecionado e faz a sugestão de volume de compras dos produtos fundamentada no que foi vendido em períodos anteriores.

 

5) Análise de rentabilidade

Faça a simulação da rentabilidade de orçamentos, levando em consideração todos os custos dos produtos e até mesmo a comissão da venda. 

Dessa forma, você vai praticar o melhor preço para a sua empresa e para o seu cliente. 

Assim, suas chances de ganhar e fidelizar clientes aumentam muito, e de forma simples, incentivando também o seu vendedor a fechar mais negócios com essa funcionalidade.

 

Leia e saiba mais sobre a Análise de Rentabilidade: Se o seu sistema de gestão não tem essa funcionalidade, você provavelmente está perdendo dinheiro. 

 

Por isso, não perca mais tempo. Conheça tudo o que um ERP para varejo pode fazer pelo seu negócio! Fale ainda hoje com um de nossos especialistas. 

Fique por dentro das últimas novidades sobre gestão empresarial! 

Assine a newsletter do blog Adaptive e receba conteúdos novos toda semana diretamente no seu e-mail!

Temos soluções para diferentes necessidades.

Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!